Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Nes Nintendinho CPU-11 Sem sinal de vídeo

Avalie este tópico:


Luis Stecca

Posts em destaque

Olá! Estou com dois grandes problemas. Vamos para a história:

 

Estou com um Nintendinho 8 bits aqui que, quando chegou até mim, estava apresentando uma imagem muito ruim (quase não dava para enxergar o que se passava na TV) além de apresentar alguns artefatos (glitches).

Muito bem, fui para os procedimentos iniciais de reparo desses consoles antigos: primeiramente, abri o console, fiz uma breve limpeza com álcool isopropílico, tanto na placa mãe, quanto no slot e, também, na placa do módulo RF/AV/DC (módulo esse que é soldado por 5 pinos na placa mãe). Também removi a placa de transcodificação PAL-M, o cristal PAL-M e coloquei o NTSC no lugar (que é o original). Depois disso, não consegui mais sinal de vídeo. O console liga, acende o led, as tensões na placa estão chegando (não sei se estão todas corretas, mas estão chegando).

Dois detalhes importantes para se acrescentar: o módulo estava em condições muito precárias, todo oxidado... algumas trilhas eu refiz com estanho; e a placa de transcodificação PAL-M não é aquela da Playtronic (era uma placa pequenina, ligada por apenas 3 fios, sem trilhas rompidas; um fio saindo do terminal 21 da PPU, um vcc e um terra). Enfim, sem sinal de vídeo. Nem no RF, nem no AV. E quando eu digo sem sinal, é sem sinal total. A TV nem pisca quando eu ligo o console. Sabe aquela breve "interferência" na tela quando liga? Então, nem isso.

Muito bem, troquei todos os capacitores (nove no total: 6 no módulo, 3 na placa mãe). E ainda nada. Nem um "sinarzinho" sequer. Tentei voltar o cristal PAL-M e a placa transcodificadora. Nada também.

 

E aí ficam as minhas dúvidas: o que poderia ser? PPU? CPU? Algum transistor? O próprio módulo?

Alguém já passou por isso? Alguém sabe quais tensões devo encontrar na placa?

É possível puxar a saída de áudio e a saída de vídeo direto da placa mãe, sem precisar do módulo? (Talvez essa seja uma solução mais fácil.)

 

P.S.: a fonte é original e está perfeita.

 

P.P.S.: estou com um SNes SHVC-001 com o mesmíssimo problema (ele chegou até mim já sem sinal nenhum de vídeo). Já fiz todos os procedimentos que citei anteriormente e nada também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, brhobit disse:

Qual seu conhecimento técnico?

Porque vc trocou todos os capacitores?

Procure não seguir esses tutorias de YouTube.

Não se limpa a placa toda com alcool isopropílico,qual a necessidade?

 

Eu pedi ajuda, pedi conselho, pedi dicas, pedi experiência, pedi TUDO, menos arrogância de gente que se sente superior.

Meu nível de conhecimento é básico, mas não costuma deixar na mão.

Eu troquei os capacitores, pois alguns estavam estufados e/ou vazados. Aproveitei e troquei todos, por segurança, já que não eram muitos.

Eu não segui tutorial de Youtube. Inclusive  se você encontrar um tutorial de Nes no Youtube, eu quero o link.

Em que momento eu disse que limpei a placa toda? Eu limpei partes de cada placa. E qual seria o problema de um banho químico? E sobre a necessidade: remover qualquer partícula oleosa que pudesse estar fechando circuitos ou até mesmo umidade.

Isopropanol é tecnologia demais pra você? Aqui é bem barato.

 

Sinceramente, está cada dia mais insuportável participar de grupos e fóruns de eletrônica. Ao invés de ajudar, as pessoas só aparecem com críticas e julgamentos.

Se é medo de perder trabalho para hobbista, pode ficar tranquilo, pois um técnico bom sempre será procurado antes, a menos que você não seja. É o caso?

 

Eu consultei técnicos especializados em eletrônica de videogames antigos e até mesmo alguns engenheiros (que não conseguiram me ajudar muito à distância). Por último eu recorri ao fórum - e com receio, pois sabia que apareceria algum super gênio para julgar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa !!! Calma Amigo foram apenas perguntas, acho que vc não entendeu?

Conhecimento    técnico é  importante !

Sobre os capacitores vc já respondeu com grosseria mais entendi..

Sobre a limpeza da placa vc mesmo disse que limpou com álcool isopropílico.

Vejo muitos tutorias ensinando técnicas desnecessárias.

Meu intuito com as perguntas era ter um melhor direcionamento e ver  como ajudar....

Porque existem passos a seguir ,talvez vc mesmo tenha colocado um novo defeito no console sem saber....

Sobre o Nes já peguei muitos com o problema que descreveu...

Mais sendo assim acho que não será possível te ajudar , um grande Abraço....

Editado: por brhobit
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...