Jump to content

dúvida Asus ROG ZX50V GL552VW Rev 2.0 Não liga

Rate this topic

thialexvi
 Share

Recommended Posts

Olá pessoal, tudo certo?

Estou com esse notebook na bancada. Não liga, não acende LEDs. O antigo dono disse que a bateria deu problema, e estava usando sem. É possível que ele tenha encostado algo metálico nos terminais da bateria.

Fonte assimétrica não apresenta consumo. Quando conecto a fonte, chega a ter um pequeno consumo de 0,040 amp por 1 segundo e logo zera.

Segui os 19v a partir do jack e chegou no primeiro mosfet (foto). Tenho 19v no dreno e nada no source e gate.

Alguém poderia me ajudar a descobrir o que é?

20200616_092831.jpg

20200616_092801.jpg

@thialexvi 

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Só achei esse arquivo para ajudar!

Tem que retira esse mosfet e aferir eles foras! Eles é os de entrada?

@Leonildo Isso mesmo, é o mosfet de entrada.

Consegui o boardview da placa. Quando estava medindo as continuidades do source e gate desse mosfet, saiu um resistor na ponta de prova kkkk. Desconfio que ele estava dessoldado. Vou ressoldar e ver, pelo que vi ele recebe o source de um lado e o dreno do outro.

Capturar.PNG

Capturar2.PNG

Bom dia galera!

Ressoldei o resistor e o problema persistiu.

Injetei 19v (não tinha curtona linha) após o primeiro mosfet de alta e placa ligou. Deu video, entrou na BIOS e tudo mais.

Então tentei ligar normalmente e pra minha surpresa, também funcionou. Agora não entendi mais nada kkkkkk mas desconfio do PWM de charger, já que o conector na bateria tá todo zuado. Será que é isso? Os mestres já tiveram algum problema assim? Não queria trocar o CI sem necessidade, dá até pena de meter calor nessa placa.

@Leonildo É um BQ24780S. Não tenho como testar a bateria pq o conector (do lado da bateria) está quebrado. Bateria nova não acho no Brasil. Tentaram forçar encaixar a bateria e provavelmente deve ter dado curto. Mando uma foto em seguida. Pequeno consumo em stand by, acredito q normal (0.025 amp). Quando deu defeito, ele batia esse valor e zerava, ficava repetindo esse ciclo e não ligava.

20200617_122054.jpg

Edited by thialexvi
Adicionar foto bateria.

@thialexvi passe as tensões dos mosfet de entrada de todos os pinos e a referencia deles? Veja se os pinos 4,5,6,24 e 28 do ci tem tensão e post aqui! 

Baixa a falha de dados desse ci e faz as aferições nos pinos! 

Em 16/06/2020 às 09:58, thialexvi disse:

Fonte assimétrica não apresenta consumo.

Aqui você disse que não tem consumo! Não coloca essa bateria vamos fazer a placa ligar só com o carregador! 

Edited by Leonildo
  • Like 1

@Leonildo Então, acho que não me expressei bem. Vamos lá....

Quando peguei a placa ela não ligava. Injetei tensão pelo conector da fonte, o consumo ficava zerado e as vezes dava algum consumo, como se estivesse tentando startar, e voltava ficar zero, ou seja, o consumo chegava a 0.025 amp por 1 seg e logo zerava.

Medi tensão e vi que chegava 19v no dreno do primeiro mosfet, logo ao lado do conector, e nada de tensão no source e gate. Depois medi continuidade com o terra na linha e nada de curto.

Então injetei 19v no source e a placa ligou, deu video e tudo mais. Então desliguei e tentei ligar normalmente, ou seja, injetando novamente tensão pelo conector da fonte e a placa ligou.

Vou fazer os testes que vc me passou a noite e posto aqui.

Bem, a máquina agora está ligando.

Fiz um teste com a bateria. Arrumei os contatos e inseri. A placa quando desligada carrega a bateria. Quando ligado a placa fica alternando entre bateria e carregador rapidamente. Isso eh mais um indício do CI de charger com problemas. Certo?

@Leonildo Man essa placa só pode estar de sacanagem. Agora tentei novamente e tá funcionado normal!! Parou de desarmar a fonte!!

Contudo apareceu agora problema no teclado!! kkkkkkkkkkkkk

E agora, vou me benzer e levo o notebook junto? kkkkkkkkkk

Bom, lembra daquele resistor que eu disse que saiu na ponta de prova do multimetro? Do outro lado da placa fica o circuito de charger. Agora suspeito de solda fria. Faz sentido esse raciocínio?

Edited by thialexvi