Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell 15r 5537 vbw00 La 9981p r 1.0 liga e desliga em loop

Avalie este tópico:


kcinfo

Posts em destaque

Boa noite a todos os amigos do forum 

Estou com esse dell 15r aqui ele liga e logo desliga sem video e fica assim em loop.

Testei as tensões primarias estão ok 19v 3.3 e 5v alws porem a bios não tem os 3.3 v e nao tem as tensões 3.3vs e 5vs que são geradas a partir do u2301 esse ci é alimentado pelo 5 e 3.3 v alws e os gates recebem o susp# do super IO que não estão presentes.

Seria o caso de troca do SIO.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como dito no ultimo post, estou retornando com o resultado da gravação do kb9012 com o ch341. graças ao tutorial disponibilizado aqui no forum.

Mais porem não modificou em nada o defeito da placa mãe. Continuo sem o sinal susp# e não ativa as fontes de 3 e 5 vs analizando o esquema percebi que tenho o transistor Q8 que chaveia quando susp# está alto ele abre e zera o sinal susp, porem não esta chaveando tenho 5v no dreno que tem um resistor que do outro ponto seria o susp que tem 5v tbm no gate tenho 0v que seria o susp# e o source esta ligado direto ao terra. Não tem curto na linha do susp# e não tem tensão. Gostaria da ajuda de vcs para analizar o restande dos sinas para saber onde pode estar faltando algum.

Screenshot_2020-06-23-23-23-41.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kcinfo Não sei se já verificaste C2322 e C2309, estes estando com problemas, poderiam matar a linha, seria bom eliminar que algum curto esteja impedindo a tensão de aparecer, para testes podes apenas remover os dois, e se resolver o problema substituir.

 

Outro teste que pode ser feito é remover os dois resistores R2313 e R2318 e verificar se desta forma susp# volta a aparecer,

se sim, provavelmente será questão de substituir o U2301,

caso não, podes sem os resistores alimentar diretamente os pinos 3 e 5 do U2301 com 3.3V da fonte de bancada ou mesmo com os 3.3alw e ver se ele ativará normalmente,

caso funcione assim provavelmente terá que substituir este kbc, a menos que a BIOS esteja corrompida ou incorreta e não esteja fazendo a ativação do pino que gera susp#.

 

Não é incomum encontrar este tipo de derivadores U2301 com defeito nestas placas da compal. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'Neo primeiramente te agradecer pelo tutorial de como gravar os kbc's com o ch341, foi difícil mais consegui exito em gravar o kbc9012.

eu já verifiquei toda a linha de susp# e não encontrei nenhum curto na linha. os únicos que não encontrei na placa foram os resistores R2313 e R2318 por isso não consegui medi-los. caso tenha o boardview desta placa e puder me passar pra eu poder achar esses resistores.

quanto ao kbc eu gravei usando um arquivo que baixei aqui do fórum da mesma placa e mesmo processador.

não regravei o chip da bios tendo em vista que não chega os 3.3 vs nela, vc acha que poderia ser o caso de gravar ela tbm, e existe a possibiliadade de mesmo o kbc tendo lido e gravado ele possa ser o problema.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, kcinfo disse:

susp#

@kcinfo esse sinal habilita ao mesmo tempo três pwm! São eles PU400, PU300 e U2301 ele também chega no gate do Q8! Qual quer linha que recebe esse sinal pode matar esse sinal em caso de curto no componente que esteja ligado a ele. Se caso algum capacitor desses tiver em curto, vai matar esse sinal... Veja se esses integrados vai existir na sua placa? Os integradas também vai liberar tensões de VS só que cada um na sua sequencia. Veja isso!

Vendo que esse sinal chega em todos esses circuitos ao mesmo tempo...Então á possibilidade de não ser o U2301 fazendo que esse sinal não chegue, como você já fizeste o teste de comprovação. Também pode não ser o I/O com defeito...Tiramos todas as duvidas antes de trocar o I/O ou U2301...

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kcinfo Me expressei mal, perdão.

Eu quis dizer a BIOS do EC uheauhaeuhea a que vai dentro dele.

Em alguns casos os resistores que citei são substituídos por jumpers, eles até mantém a serigrafia as vezes, mas da pra ver que no local onde deveria haver os resistores eles deixam uma trilha mais larga, eles normalmente ficam bem próximos do U2301.

De qualquer forma se injetaste os 3v e o componente trabalhou como deveria, podes suspeitar de falta de continuidade entre o pino do KBC responsável por susp# (não olhei o esquema) e o ponto onde ele deveria chegar, vale apena medir continuidade com o multímetro, se não for a trilha rompida eu partiria para a troca do KBC.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'Neo ai que ta minha duvida mesmo tendo gravado ele sera que ainda pode ser ele o defeituoso.

eu consegui achar os resistores estavam do outro lado da placa bem abaixo do u2301 retirei eles e todos os outros. medi tbm a continuidade e esta chegando no local certo.

 

Editado: por kcinfo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kcinfo Sim pode ser ele com defeito, a questão é que gravar a bios interna dele com o arquivo certo te garante que agora ele deveria estar fazendo exatamente o que deveria eliminando a parte de software, não estando ele fazendo o que deveria temos que então desconfiar que ele não é capaz de fazer o que deveria em função de algum defeito físico, como por exemplo um transistor interno queimado.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kcinfo Alguém já fez este teste no passado aqui na comunidade e comunicou não serem compatíveis entre si as versões A3 e A4, devido a isto sempre optei por colocar o mesmo que estava na placa.

Se fores partir para a troca e quiseres confirmar que o defeito era mesmo ele, podes inclusive gravar o arquivo que fizeste bkp do original que provavelmente vai estar funcionando ;D 

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo @Jack O'Neo fiz um ultimo teste aqui injetei 3v direto na linha so susp# e apareceu todas as tensoes em todas as bobinas mais continua com o mesmo defeito ele liga e depois de uns 3 segundos desliga de novo.

detalhe eu puxei 3.3v para o pino 5 do u2301 e 5v para p pino 3 e 3 v para o gate do Q8 e todas as tensoes apareceram.

vcs tem ideia do que pode estar acontecendo? 

Editado: por kcinfo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lembrando que esta placa tem um chip de video amd que quando aperto o power o processador esquenta normal como se estivesse trabalhando mais o chip de video fica frio como se nao estivesse ligado sera que pode ser ele o defeito. os dois tanto processador como o video são soldados na placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kcinfo fica ligando e desligando pois esse sinal só vem depois de outras sinas e tensões de S5 que vai estar em stand-by esperando o acionamento do power, susp# só vem depois do power! Como ela Active high switch só vai para nível alto em um certo momento da sequencia! Dessa forma ela já vai ta presente junto com os sinais e tensões de S5!

Brother para desencargo o melhor é trocar o SIO e depois ver como fica as coisas! Você acabou de fazer um teste que aponta o sio como o problemático dessa placa. Injetou tensão no pino do sio e as tesões subiram...Não aconselho ligar a placa dessa forma...Quando é uma tensão que vai estar presente em um ponto que precisa ta presente para que o pwm funcione, aí sim deixamos a tensão e ligamos pra ver se é essa tensão que ta precisando para o placa liga.

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...