Jump to content

dúvida Asus X510U X510UQ Backlight do teclado

Rate this topic

andreleao
 Share

Recommended Posts

Eu tenho um notebook Asus X510UA que basicamente eu peguei para reformar, pois estava com vários defeitos.

Resumindo, troquei a placa mãe, tela e teclado. Está tudo funcionando OK, porém o teclado eu não achei no Brasil, então comprei no AliExpress com layout do Reino Unido, pois é o que servia devio ao formato da tecla Enter, e esse teclado veio com backlight. A placa mãe tem o conector para o backlight do teclado e todos os componentes na placa, porém ele não acende. Ao que parece, a BIOS para o modelo X510UA não tem essa função habilitada. Então pesquisando dá para ver que esse modelo de notebook é vendido em vários países e com a mesma placa mãe. Eu baixei a BIOS para o modelo X510UQ que é exatamente a mesma placa mãe que eu tenho, mas o sistema não aceita que eu grave essa BIOS no lugar da X510UA, nem pelo software no windows, nem diretamente pelo setup.

Alguém sabe se existe algum método/software para gravar essa BIOS com o notebook montado, sem ter que retirar o chip ou usar um gravador de EEPROM externo ? Eu até tinha um gravador desses (CH341), mas acabei perdendo, só tinha usado uma vez, e também a placa mãe é nova, eu não queria ter que dessoldar o chip e correr algum risco de danificar.

• 2 weeks later...

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Segue acima o link com as BIOS.

X510UA - BIOS original da placa mãe, que funciona normal, menos o backlight do teclado.

X510UAAS.311 - BIOS que peguei no site da Asus do S510UA, que tem as mesmas características porém tem backlight, mas não consegui fazer funcionar.

X510UAAS-MOD - BIOS que tentei modificar utilizando as duas acima, porém não liga.

Edited by andreleao

2 horas atrás, K0rTy disse:

Esses modelos (x510ua e x510uaas) tem o mesmo tipo de processador e PCH?

Sim, usam a mesma placa mãe. Já vi diversos vídeos de desmontagem desses notes de fora do país e é a mesma placa.

No caso, a minha é com I5 7200U, vídeo integrado HD620.

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Edited by andreleao

Agora deu ruim de vez mesmo.

Eu tinha removido e CHIP da BIOS original que funcionava e guardei, e fiz as gravações em outro CHIP que eu tenho aqui, e não funcionou.

Agora eu eu estava para desisitir disso e ficar com o notebook sem acender a luz do teclado mesmo, e coloquei de volta o CHIP de BIOS original, e não está mais ligando. Não acende nem a luz de energia quando conecto o carregador. Olhei com o microscópio e não tem nada danificado na PCB (trilha, etc).

Eu estava olhando aqui os arquivo de BIOS e para o arquivo de BIOS funcionar com o led do teclado você tem que ter essa função em uma BIOS que foi projetada para o mesmo tipo de processador, kbc (super i/o) e pch. Se não não vai rolar. Isso precisa ser verificado.

Outra alternativa é ligar esse led usando alguma fonte perto de 3v. Assim você ter o led acesso. O problema é que não terá como ativar e desativar.

• Like 1

Em 08/07/2020 às 09:58, K0rTy disse:

Eu estava olhando aqui os arquivo de BIOS e para o arquivo de BIOS funcionar com o led do teclado você tem que ter essa função em uma BIOS que foi projetada para o mesmo tipo de processador, kbc (super i/o) e pch. Se não não vai rolar. Isso precisa ser verificado.

Outra alternativa é ligar esse led usando alguma fonte perto de 3v. Assim você ter o led acesso. O problema é que não terá como ativar e desativar.

Opa, então, não estava mais funcionando pois ficou mal soldado o chip original. Eu ressoldei e voltou a funcionar normalmente.

Realmente, pedi ajuda até num forum gringo, com pessoal acostumado a fazer BiosMod, mas também não obtive solução.

Agora eu desisti de mexer com a BIOS e fiz isso que você acabou de sugerir, liguei backlight separadamente. Com não vou ter um controle manual para o backlight (não tem como colocar um botão, ou ter que alterar a carcaça do notebook para isso), fiz um sensor de luminosidade com LDR, coloquei na grade de ventilação e ele controla o backlight automaticamente, somente acendendo e controlando o brilho conforme a luminosidade ambiente. Também peguei um sinal do +19v do carregador, assim quando estiver só na bateria, o brilho do backlight fica menor ainda e só acende quando estiver bem escuro. Gostei do resultado. Um Attiny13a está lendo os sensores e controla o PWM para o led.

Agradeço bastante a sua atenção e ajuda no meu caso.

s6X7h0b.png

IePsQzV.jpg

Edited by andreleao
  • Like 1
  • Nice 1

Em 09/07/2020 às 23:37, K0rTy disse:

Ficou melhor do que imaginava. Agora é só patentear e vender para a Asus.

Parabéns ficou top!!!

Bom dia.

Gostaria de pedir mais uma ajuda sua, pois não tenho tanto conhecimento nas placas e funcionamentos de Notebook.

Eu peguei a alimentação do backlight do 5v do USB, porém quando o Notebook entrada em sleep e está conectado no carregador, ele continua com esses 5v ligados, e o led do teclado está ficando acesso. Isso não acontece quando está só na bateria, que corta a alimentação do USB em modo sleep.

Qual outro local você sugere que eu posso puxar a alimentação dos 5v que não permaneça ligada em modo sleep e que não corra risco de causar problemas no funcionamento da placa ? Ou então posso continuar usando os 5v do USB e pegar apenas um sinal de 5v para monitorar e fazer o led liga e desligar (nesse caso pode ser um ponto sem necessidade de ter corrente para alimentar o led). O consumo do backlight está em torno de 100ma no brilho máximo e 40ma no mínimo.

Edit: Depois de ter recebido ajuda sobre outro problema que o notebook apresentou, consegui fazer o dowload do board view e achei o +5VS, que faz a função que eu preciso.

Voltando a dúvida que foi postada nesse tópico, apesar de eu ter achado outra solução para o baclight e estou usando de forma satisfatória, pesquisando mais um pouco eu acho que a função do backlight não depende da BIOS, mas sim do Super IO. É ele que faz todo o controle do periféricos e do teclado, então eu acho que a BIOS do Super IO que precisa ter essa função habilitada, e não a BIOS principal. (acho que é isso).

Edited by andreleao