Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Asus X510U X510UQ Backlight do teclado

Avalie este tópico:


andreleao

Posts em destaque

Eu tenho um notebook Asus X510UA que basicamente eu peguei para reformar, pois estava com vários defeitos.

Resumindo, troquei a placa mãe, tela e teclado. Está tudo funcionando OK, porém o teclado eu não achei no Brasil, então comprei no AliExpress com layout do Reino Unido, pois é o que servia devio ao formato da tecla Enter, e esse teclado veio com backlight. A placa mãe tem o conector para o backlight do teclado e todos os componentes na placa, porém ele não acende. Ao que parece, a BIOS para o modelo X510UA não tem essa função habilitada. Então pesquisando dá para ver que esse modelo de notebook é vendido em vários países e com a mesma placa mãe. Eu baixei a BIOS para o modelo X510UQ que é exatamente a mesma placa mãe que eu tenho, mas o sistema não aceita que eu grave essa BIOS no lugar da X510UA, nem pelo software no windows, nem diretamente pelo setup.

Alguém sabe se existe algum método/software para gravar essa BIOS com o notebook montado, sem ter que retirar o chip ou usar um gravador de EEPROM externo ? Eu até tinha um gravador desses (CH341), mas acabei perdendo, só tinha usado uma vez, e também a placa mãe é nova, eu não queria ter que dessoldar o chip e correr algum risco de danificar.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Segue acima o link com as BIOS.

 

 

X510UA - BIOS original da placa mãe, que funciona normal, menos o backlight do teclado.

X510UAAS.311 - BIOS que peguei no site da Asus do S510UA, que tem as mesmas características porém tem backlight, mas não consegui fazer funcionar.

X510UAAS-MOD - BIOS que tentei modificar utilizando as duas acima, porém não liga.

 

Editado: por andreleao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, K0rTy disse:

Esses modelos (x510ua e x510uaas) tem o mesmo tipo de processador e PCH?

 

Sim, usam a mesma placa mãe. Já vi diversos vídeos de desmontagem desses notes de fora do país e é a mesma placa.

 

No caso, a minha é com I5 7200U, vídeo integrado HD620.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Editado: por andreleao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora deu ruim de vez mesmo.

 

Eu tinha removido e CHIP da BIOS original que funcionava e guardei, e fiz as gravações em outro CHIP que eu tenho aqui, e não funcionou.

 

Agora eu eu estava para desisitir disso e ficar com o notebook sem acender a luz do teclado mesmo, e coloquei de volta o CHIP de BIOS original, e não está mais ligando. Não acende nem a luz de energia quando conecto o carregador. Olhei com o microscópio e não tem nada danificado na PCB (trilha, etc).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava olhando aqui os arquivo de BIOS e para o arquivo de BIOS funcionar com o led do teclado você tem que ter essa função em uma BIOS que foi projetada para o mesmo tipo de processador, kbc (super i/o) e pch. Se não não vai rolar. Isso precisa ser verificado.

 

Outra alternativa é ligar esse led usando alguma fonte perto de 3v. Assim você ter o led acesso. O problema é que não terá como ativar e desativar.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/07/2020 às 09:58, K0rTy disse:

Eu estava olhando aqui os arquivo de BIOS e para o arquivo de BIOS funcionar com o led do teclado você tem que ter essa função em uma BIOS que foi projetada para o mesmo tipo de processador, kbc (super i/o) e pch. Se não não vai rolar. Isso precisa ser verificado.

 

Outra alternativa é ligar esse led usando alguma fonte perto de 3v. Assim você ter o led acesso. O problema é que não terá como ativar e desativar.

 

Opa, então, não estava mais funcionando pois ficou mal soldado o chip original. Eu ressoldei e voltou a funcionar normalmente.

 

Realmente, pedi ajuda até num forum gringo, com pessoal acostumado a fazer BiosMod, mas também não obtive solução.

 

Agora eu desisti de mexer com a BIOS e fiz isso que você acabou de sugerir, liguei backlight separadamente. Com não vou ter um controle manual para o backlight (não tem como colocar um botão, ou ter que alterar a carcaça do notebook para isso), fiz um sensor de luminosidade com LDR, coloquei na grade de ventilação e ele controla o backlight automaticamente, somente acendendo e controlando o brilho conforme a luminosidade ambiente. Também peguei um sinal do +19v do carregador, assim quando estiver só na bateria, o brilho do backlight fica menor ainda e só acende quando estiver bem escuro. Gostei do resultado. Um Attiny13a está lendo os sensores e controla o PWM para o led.

 

Agradeço bastante a sua atenção e ajuda no meu caso.

 

 

s6X7h0b.png

 

IePsQzV.jpg

 

 

Editado: por andreleao
  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/07/2020 às 23:37, K0rTy disse:

Ficou melhor do que imaginava. Agora é só patentear e vender para a Asus.

 

Parabéns ficou top!!!

 

Bom dia.

Gostaria de pedir mais uma ajuda sua, pois não tenho tanto conhecimento nas placas e funcionamentos de Notebook.

Eu peguei a alimentação do backlight do 5v do USB, porém quando o Notebook entrada em sleep e está conectado no carregador, ele continua com esses 5v ligados, e o led do teclado está ficando acesso. Isso não acontece quando está só na bateria, que corta a alimentação do USB em modo sleep.

 

Qual outro local você sugere que eu posso puxar a alimentação dos 5v que não permaneça ligada em modo sleep e que não corra risco de causar problemas no funcionamento da placa ? Ou então posso continuar usando os 5v do USB e pegar apenas um sinal de 5v para monitorar e fazer o led liga e desligar (nesse caso pode ser um ponto sem necessidade de ter corrente para alimentar o led). O consumo do backlight está em torno de 100ma no brilho máximo e 40ma no mínimo.

 

 

Edit: Depois de ter recebido ajuda sobre outro problema que o notebook apresentou, consegui fazer o dowload do board view e achei o +5VS, que faz a função que eu preciso.

 

Voltando a dúvida que foi postada nesse tópico, apesar de eu ter achado outra solução para o baclight e estou usando de forma satisfatória, pesquisando mais um pouco eu acho que a função do backlight não depende da BIOS, mas sim do Super IO. É ele que faz todo o controle do periféricos e do teclado, então eu acho que a BIOS do Super IO que precisa ter essa função habilitada, e não a BIOS principal. (acho que é isso).

 

Editado: por andreleao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...