Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung RV415 / MB SCALA2-14DI-VE rev 1.0 BA41-01649A / Possível defeito de BIOS

Avalie este tópico:


Oseiasgs22

Posts em destaque

Boa tarde, amigos. Esse notebook com placa da descrição, código BA41-01649A, chegou até mim com curto num capacitor de tântalo e defeito num mosfet de alta AON7403. Após a resolução desses dois defeitos, a placa voltou a ligar normalmente, passou alguns dias ligada, depois passou a ligar sem dar vídeo. Fiz a medição de todas as tensões, e todas estão normais, nenhuma está ausente, processador e PCH esquentam, fiz um pequeno reflow pra ver se não era problema de BGA, mas não era. Tenho quase certeza que é defeito de BIOS, regravei duas vezes, inclusive com um arquivo baixado daqui, mas continua sem subir vídeo. Já procurei em tudo quanto foi canto, mas não encontro um arquivo de BIOS pra placa mãe com esse código BA41-01649A. Sempre muda. A dúvida em questão é, existe um arquivo de BIOS específico pra esse modelo de placa, ou todos são compatíveis, mesmo os que tem código diferente???

 

 

20200617_152410_mfnr.jpg

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

fiz um pequeno reflow

@Oseiasgs22 ME é o recomendado para teste! Veja se encontra um arquivo que seja da mesma rev_1.0 e que seja compatível com processador, pch. Vou ver se consigo outros arquivos pra você...

Coloca esse modelo  BA41-01649A no titulo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Leonildo disse:

@Oseiasgs22 ME é o recomendado para teste! Veja se encontra um arquivo que seja da mesma rev_1.0 e que seja compatível com processador, pch. Vou ver se consigo outros arquivos pra você...

Coloca esse modelo  BA41-01649A no titulo!

 

Sim, eu fiz o ME, que chamei erroneamente de reflow, não subiu vídeo, por isso me restou BIOS, só que não subiu vídeo com os arquivos que regravei.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leonildo disse:

@Oseiasgs22 veja se esse da certo! Tem muitos arquivos sem muitos detalhes, por isso é bom regravar com outros. Veja se as tensões estão subindo, faz teste com outras memorias também! 

 

 

Não deu certo! Na hora de gravar apareceu uma mensagem alertando que o comprimento do arquivo é maior que a capacidade do chip, mesmo assim eu gravei. A placa mãe passou a sequer iniciar com ele.

 

 

 

Sem título.jpg

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 fez o bkp do original? Volta o arquivo original. Veja essa outra...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Leonildo disse:

@Oseiasgs22 fez o bkp do original? Volta o arquivo original.

 

Eu baixei outro arquivo em outro lugar, pro modelo e código exato da placa, ela voltou a ligar, porém continua sem vídeo. Eu não sei mais o que possa ser, pois pelo que conclui dessa placa, se o BIOS estiver corrompido, apagado, ou com versão incorreta, essa placa sequer estarta, sendo que agora ela estarta normalmente. Ela tem todas as tensões, 5v, 3,v, 1,5v e etc... Problema no VRM não é, pois ele está trabalhando, e todos os sinais da placa estão funcionais, eu concluo isso porque se eu tirar o dissipador de calor de cima do processador, dentro de certo tempo a placa desliga, por aquecimento nele. Então isso indica que todos os sensores da placa, controlados pelo BIOS, e as outras funções estão normais, fiz ME novamente e não deu certo, já testei com várias memórias. Não sei mais o que analisar.

Editado: por Oseiasgs22
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 seria bom testar com outro chip de bios se você tiver! Não sobe vídeo no monitor externe? Tem que saber qual é o tamanho correto desse arquivo! Estou pegando esses arquivos de outro lugar na net, só que os caras não coloca se ta funcionando e os detalhes que precisa para identifica para qual versão de placa vai servir! 

@Oseiasgs22 como o arquivo não funcionou seria bom você deixar o seu comentário relatando que nesse rev 1.0 não funcionou! Como não sei muito sobre esse arquivo, vamos ver se vai servir para outro. Assim quem for baixar esse arquivo pra esse versão de placa, não gasta um download!  

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Leonildo disse:

@Oseiasgs22 seria bom testar com outro chip de bios se você tiver! Não sobe vídeo no monitor externe? Tem que saber qual é o tamanho correto desse arquivo! Estou pegando esses arquivos de outro lugar na net, só que os caras não coloca se ta funcionando e os detalhes que precisa para identifica para qual versão de placa vai servir! 

@Oseiasgs22 como o arquivo não funcionou seria bom você deixar o seu comentário relatando que nesse rev 1.0 não funcionou! Como não sei muito sobre esse arquivo, vamos ver se vai servir para outro. Assim quem for baixar esse arquivo pra esse versão de placa, não gasta um download!  

Não sobe vídeo tanto no monitor externo como no display. Eu testei com outro chip, os dois estão bons. Eu vou deixar um comentário lá daqui à pouco. O arquivo que baixei está correto,  tanto que a placa ligou com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 veja essa 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 18/06/2020 às 12:06, Oseiasgs22 disse:

 

Eu já havia visto. Não esclarece muita coisa.

O modelo EE7 é de 25v e 15uF de capacitância. 

 

Não confunda com eE7 que é de 2.5v (10x menor).

 

Em 17/06/2020 às 15:28, Oseiasgs22 disse:

 chegou até mim com curto num capacitor de tântalo e defeito num mosfet de alta AON7403

 

 

Foi mosfet da linha do processador?

Essa placa utiliza plataforma AMD, acredito ser defeito de BGA em um dos chips. 

Essa placa tem só uma chapinha de aluminio para dissipar o calor do FCH, bem mal projetada

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, R2-D2 disse:

O modelo EE7 é de 25v e 15uF de capacitância. 

 

Não confunda com eE7 que é de 2.5v (10x menor).

 

Foi mosfet da linha do processador?

Essa placa utiliza plataforma AMD, acredito ser defeito de BGA em um dos chips. 

Essa placa tem só uma chapinha de aluminio para dissipar o calor do FCH, bem mal projetada

 

O defeito é de PCH mesmo. Eu havia esquecido de dar como concluído. Como não tenho máquina de retrabalho em BGA, vai virar sucata. A última regravação de BIOS também não deu vídeo, ela ficou encostada durante uma semana, quando fui ligar novamente, ela deu vídeo, coloquei ela de volta na carcaça, ficou funcionando um bom tempo, com Windows e tudo, quando eu já ia fechar o notebook, ela sumiu vídeo novamente.

Obrigado à todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...