Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Como utilizar o Monitor de Recursos resmon do Windows 10

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Como utilizar o Monitor de Recursos (resmon) do Windows 10

 

Quem nunca teve que verificar os programas que estão consumindo recursos do computador como o uso de CPU, memória, disco e rede?

 

Através deste utilitário, conseguimos monitorar o desempenho do computador e os softwares que estão consumindo muitos recursos e deixando assim o 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
.

 

 

Como utilizar o monitor de recursos do Windows 10

 

A forma mais direta para abrirmos o monitor de recursos é digitando na campo de buscas da barra de tarefas “resmon” e clicando na primeira opção que aparece na busca. Ou também utilizando as teclas “Windows R” e digitando resmon.

 

monitor_recursos_01.jpg

 

 

Ao abrir o “Monitor de Recursos”, entraremos direto da guia “Visão Geral” onde tem os campos de todos os recursos utilizados como também os gráficos para analisarmos.

 

monitor_recursos_02.jpg

 

 

Ao expandir cada recurso na guia “Visão Geral”,  conseguiremos visualizar o processo de cada software ativo. Nas outras guias (CPU, Memória Disco e Rede), será tratado cada recurso separado. 

 

monitor_recursos_03-1024x545.jpg

 

 

Se quisermos filtrar por um ou mais programas para monitorarmos os recursos que estão sendo consumido por eles, basta clicar na caixa de seleção. Aqui, como exemplo, foi selecionado o Skype e o Virtualbox. Ao selecionarmos estes dois programas, aparecerá uma barra na cor laranja que mostra os programas que estão sendo filtrados.

 

Vamos poder ver o seu uso em Disco, o IP na rede entre outras informações. 

 

monitor_recursos_04-1024x545.jpg

 

 

Se entrarmos na guia CPU, ainda permanecerão no filtro estes dois programas. Além de saber o seu uso da CPU no momento, teremos os campos referente aos módulos e identificadores que estão associados a eles.

 

monitor_recursos_05-1024x545.jpg

 

 

Já a guia Memória mostra de forma detalhada como está o uso da memória no computador, como também é possível ver quantas vezes houve falha grave do processo ao acessar a memória.

 

monitor_recursos_06-1024x545.jpg

 

 

A guia Disco mostra o arquivo que está sendo usado por determinado programa, como também a sua prioridade, velocidade de leitura e gravação e o campo Armazenamento.

 

Neste caso aqui, podemos reparar que estou rodando uma VM do Windows 10 no Virtualbox.

 

monitor_recursos_07-e1592409227656-1024x445.jpg

 

 

Já em Rede podemos analisar sua atividade em rede como, por exemplo, suas conexões. Qual o endereço IP local e remota, as portas utilizadas, se está tendo perda pacotes, etc.

 

monitor_recursos_08-1024x545.jpg

 

 

Além de monitorarmos os processos que estão utilizando os recursos do computador, podemos também finalizar e suspender processos que estão consumindo muitos recursos e deixando o , podemos também ver os processos que estão travados e à espera de outros processos serem finalizados.

 

Aqui, como exemplo, foi clicado com o botão direito do mouse em “Analisar Cadeia de Espera…”.

 

monitor_recursos_09-1024x549.jpg

 

 

Ao abrir a janela “Analisar Cadeira de Espera”, podemos verificar que o Virtualbox está na espera do processo VBoxSVC.exe ser finalizado.

 

monitor_recursos_10-1024x545.jpg

 

 

O monitor de recursos vem desde o Windows 7 e é uma excelente forma para podermos identificar falhas, finalizar processos que estão utilizando muitos recursos desnecessariamente. Podemos fazer uma análise e monitoramento detalhado de todos processos que estão sendo executados como filtrando por processo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...