Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

DICA - Características de Capacitores e Resistores

Avalie este tópico:


tiburfi

Posts em destaque

Características de Capacitores e Resistores

 

Capacitores - é interessante que os capacitores eletrolíticos usados em fontes chaveadas apresentem uma baixa resistência em série equivalente (chamada normalmente de ESR ou RSE) e uma baixa indutância em série equivalente (ESL ou LSE). Principalmente os capacitores que vão trabalhar com a filtragem das tensões chaveadas. Capacitores com estas características podem ser encontrados em fabricantes como a Epcos que tem as séries: B43858, B43888 e entre outras. Em protótipos você até pode usar capacitores “comuns”, mas perceberá que eles se aquecem muito e que poderão se deteriorar rapidamente. Quanto mais quente um capacitor eletrolítico trabalha, menor o seu tempo de vida útil e pior a sua capacidade de eliminar o ripple, seja ele de baixa ou alta freqüência.

 

Resistores - podemos encontrar diversos tipos de resistores em fontes chaveadas, vamos ver alguns tipos e suas funções:

- Resistores comuns são utilizados para polarizar componentes, quando super aquecidos podem soltar pequenas chamas e fica “aterrado”. Ao consertar uma fonte chaveada, veja se não há nenhum “aterrado”.

- Resistor de filme metálico estes resistores tem uma tecnologia mais nova e normalmente, podem estar abertas sem apresentarem nenhum sinal de queimado, muito evidente. Na dúvida teste-o com um ohmímetro.

Esta tecnologia faz com que estes resistores recebessem o nome de “Flameproof” ou a prova de fogo.

- Fusistores  são resistores que permitem apenas a passagem de uma certa intensidade de corrente. Caso a corrente pelos mesmos aumente acima deste valor, eles se abrem. O ideal é trocá-los por um componente original. Os primeiros fusistores eram acionados mecanicamente e podiam ser utilizados novamente. O princípio de funcionamento deles consistia em um contato soldado com pressão, caso o resistor se se aquece muito, o contato também se aquecia e a pressão mecânica exercida através do efeito de uma mola ou algo semelhante, abria este contato e interrompia a corrente. Antigamente este tipo de fusistor era muito usado em TVs da marca Philco e Sharp. Normalmente quando um fusistor esta aberto é sinal de que há um outro componente em curto. Um defeito comum é o elemento chaveador entrar em curto, à ponta retificadora entrar em curto, o fusistor pode se abrir. Existem fusistor de diferentes tipos, os mais comuns atualmente, são azuis ou cinzas e tem o tamanho de um resistor de potência moderno.

- Capacitor supressores de transientes existem hoje, capacitores com características especiais para suprimir ou eliminar picos de tensão ou transientes provenientes da rede elétrica ou mesmo evitando que sparks provenientes da fonte cheguem à rede elétrica vindo atrapalhar ou interferir em outros equipamentos. Você pode encontrar estes capacitores na Teletron.

- Varistores ou VDRs um varistor é um componente utilizado para atenuar picos de tensão na rede elétrica que possam a vir a danificar componentes de um circuito ligado a ela. Normalmente um varistor tem uma resistência muito alta, quase sempre infinita quando medida com um ohmímetro. Em um varistor, algumas características são muito importantes, uma delas é a máxima corrente que ele suporta e outra a quantidade de picos de correntes, com uma determinada intensidade, que ele é capaz de “aterrar”. Para entendermos melhor isto.

- Todo VDR tem uma tensão de trabalho, quando a tensão sobre a mesma alcança este valor, ele se comporta como um curto, impedindo que este pico de tensão siga adiante.

- Toda VDR suporta determinada quantidade de picos de corrente, quanto maior a intensidade destes picos, menor a quantidade que ele suportará. Normalmente encontramos informações de como usar um VDR no manual do fabricante. No Brasil é comum encontrarmos VDRs da Siemens.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...