Jump to content
bgr_fix

em análise Lenovo z40-70/ ACLUA/ACLUB NM A273 REV: 1.0 / Liga mas não inicializa

Rate this topic

Recommended Posts

Posted (edited)

Bom dia, estou com esse lenovo em bancada, ele liga ao apertar o botão porem o cooler não gira e o cpu não esquenta.

Estão presentes as tensões de 3,3v e 5v.

Minha leitura de circuito ainda é falha, infelizmente, porem algo estranho me chamou atenção.

O fet PQ303 (4407) entra 20v e sai 1.8v e essa tensão eu também encontro no board da recarga da bateria.

Pois é troquei o fet e continuou a mesma coisa ai e eu travei...Alguém poderia me ajudar a solucionar esse notebook ...

Desde já Agradeço a atenção.

Edited by bgr_fix

se a placa liga e sem video 

primeiro de tudo veja todas as bobinas se temos tensões em todas bobinas 

passa aqui 

A placa liga o led mas não dá vídeo nem roda cooler.

bobinas com a placa ligada:

PL 302(bateria): 1.8v

PL 706 / PL 705: 0V

PL 701: 0V

PL 9: 0V

PL 307: 0V

PL 303: 3.3V

PL 304: 5V

Já que tu disse que ela liga 

E não temos a tensão da memória

Precisamos iniciar por ela

Já que saindo do sleep S4 e passar para o sleep S3 precisamos da bobina da memória subindo a tensão 

@Leonildo teria que ver se alguma tensão que o sio deveria liberar e não está para saber se precisa regravação 

Mas iniciar pelo circuito da memória é o ideal para que saibamos se é alguma habilitação até chegar ao i/o que daí sim regravaria. Pelo menos eu faria isso antes de regravar 

O caminho inverso, até para de repente regravar e não ser isso

• Nice 1

32 minutos atrás, Well7487 disse:

para que saibamos se é alguma habilitação até chegar ao i/o

@Well7487 entendi! Você ta certo, o melhor é fazer as devidas aferições...

@Leonildo valeu, eu sempre tento pegar de um ponto e ir para traz até chegar ao inicio para ver onde pode ser o erro

Posted (edited)

Boa  noite!

@bgr_fix
O mosfet PQ303 tem alimentação nos pinos 1 a 3 pelo B+, que é a  mesma voltagem do carregador.

Os pinos 5 a 8 é a saída para o carregamento da bateria.

Sem a bateria, essa voltagem vai está em susp, então é normal aparecer uma voltagem baixa de  1V ou até um pouco mais dependendo do projeto.

No encaixe da bateria de carga tem um pino para detectar a bateria, após detectada será feito o chaveamento para voltagem de carregamento da mesma, que também vai variar com o projeto, podendo ser mais de 10v.

Resumindo, esse circuito citado não tem problema. 

Primeiro é preciso fazer uma analise de como se encontra a placa.

Verifique  todos as bobinas com multímetro na escala de diodo (bip) e procure por baixas resistências.
Caso o multímetro fique próximo de zero em algum circuíto, mude para a escala de 200 ohms  e veja se o valor fique a cima de 2 ohms +-, se caso ele zerar, isso irá indicar um curto.
Essa analise é válida para os circuítos de baixa voltagem, como os do processador.

Faça uma medição dos capacitores em  volta ou em baixo do processador e procure pela menor resistência, caso não zere, significa que o processador não está queimado e você não irá perder seu tempo.

em circuítos de 3v e 5v a resistência pode ser medida na escala de diodo e o valor na maioria da vezes vai passar dos 100 ohms.

Resumindo, procure por curtos antes de ficar ligando a placa, caso não encontre curtos, então verifique as tensões presentes.

No diagrama, procure pelas voltagens de 1V, 3V, 5V e veja quais são always, que ficam sempre presentes. Veja se estão subindo.
Após encontrar as voltagens ALW, procure pelas voltagens VS ( Que são chaveadas após a placa startar ). 
O VCORE para alimentar o processador só vai subir se todas as voltagens ALW e VS estiverem presentes.
Esse diagrama não encontrei, mas a maioria tem uma página de Power sequence, que te indica quais voltagens vão subir por sequencia.

Se algum desses circuítos de alguma voltagem apresentar problema, a placa não irá subir a voltagem seguinte a que estiver com problema.

Desculpe se ficou um pouco confuso.
Acredite, com o tempo você irá analisar isso tudo que te falei a cima com 5 minutos.

Essas placas com processadores integrados BGA, sempre verifique curto nos capacitores em baixo dele ou ao redor, se caso tiver algum curto, o mesmo pode está queimado.
Nesse caso, seria necessário uma fonte de bancada para injetar 1V e uma corrente de 1A e ir subindo aos poucos a corrente para ver se algum capacitor, ou mosfet irá aquecer. Caso nenhum deste aqueça, e o processador esquente no lugar deles, irá significar um curto no mesmo e será necessário a substituição caso seja viável.

Boa sorte!

Edited by tmaike

Em 23/06/2020 às 18:20, tmaike disse:

Boa  noite!

@bgr_fix
O mosfet PQ303 tem alimentação nos pinos 1 a 3 pelo B+, que é a  mesma voltagem do carregador.

Os pinos 5 a 8 é a saída para o carregamento da bateria.

Sem a bateria, essa voltagem vai está em susp, então é normal aparecer uma voltagem baixa de  1V ou até um pouco mais dependendo do projeto.

No encaixe da bateria de carga tem um pino para detectar a bateria, após detectada será feito o chaveamento para voltagem de carregamento da mesma, que também vai variar com o projeto, podendo ser mais de 10v.

Resumindo, esse circuito citado não tem problema. 

Primeiro é preciso fazer uma analise de como se encontra a placa.

Verifique  todos as bobinas com multímetro na escala de diodo (bip) e procure por baixas resistências.
Caso o multímetro fique próximo de zero em algum circuíto, mude para a escala de 200 ohms  e veja se o valor fique a cima de 2 ohms +-, se caso ele zerar, isso irá indicar um curto.
Essa analise é válida para os circuítos de baixa voltagem, como os do processador.

Faça uma medição dos capacitores em  volta ou em baixo do processador e procure pela menor resistência, caso não zere, significa que o processador não está queimado e você não irá perder seu tempo.

em circuítos de 3v e 5v a resistência pode ser medida na escala de diodo e o valor na maioria da vezes vai passar dos 100 ohms.

Resumindo, procure por curtos antes de ficar ligando a placa, caso não encontre curtos, então verifique as tensões presentes.

No diagrama, procure pelas voltagens de 1V, 3V, 5V e veja quais são always, que ficam sempre presentes. Veja se estão subindo.
Após encontrar as voltagens ALW, procure pelas voltagens VS ( Que são chaveadas após a placa startar ). 
O VCORE para alimentar o processador só vai subir se todas as voltagens ALW e VS estiverem presentes.
Esse diagrama não encontrei, mas a maioria tem uma página de Power sequence, que te indica quais voltagens vão subir por sequencia.

Se algum desses circuítos de alguma voltagem apresentar problema, a placa não irá subir a voltagem seguinte a que estiver com problema.

Desculpe se ficou um pouco confuso.
Acredite, com o tempo você irá analisar isso tudo que te falei a cima com 5 minutos.

Essas placas com processadores integrados BGA, sempre verifique curto nos capacitores em baixo dele ou ao redor, se caso tiver algum curto, o mesmo pode está queimado.
Nesse caso, seria necessário uma fonte de bancada para injetar 1V e uma corrente de 1A e ir subindo aos poucos a corrente para ver se algum capacitor, ou mosfet irá aquecer. Caso nenhum deste aqueça, e o processador esquente no lugar deles, irá significar um curto no mesmo e será necessário a substituição caso seja viável.

Boa sorte!

Vc foi perfeito no que tange o circuito do PQ303, realmente ao colocar a bateria a tensão se elevou para recarga da bateria.

Ao analisar as bobinas, nao encontrei nenhum curto. E nas que entrei baixa impedância coloquei para 200 ohms e todas as que medi deram acima de 2 ohms, nas bobinas de 3.3 e 5 V estavam tb acima dos 300 ohms. 

Não  achei nenhum capacitor abaixo cpu e gpu em curto, fiz o teste tb com 200 ohms (todos acima de 19 ohms).

infelizmente não tenho nem o diagrama nem experiencia em lê-los.

Agradeço as ajudas e peço que por gentileza continuem, pois preciso entregar esse notebook. Desde já obrigado