Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Trocar display led quebrado de notebook por um ccfl de lâmpada fluorescente é possivel?

Avalie este tópico:


Rui O. Rocha

Posts em destaque

Olá pessoal. Estou com uma dúvida que acredito que muitos de vocês já tiveram:

Devido aos displays ccfl de notebook serem mais baratos que os de led, gostaria de saber se é possível

colocar ou adaptar display ccfl (de lâmpada fluorescente) em um notebook que veio de fábrica com display led.

Se sim, é preciso comprar alguma placa conversora ou algum adaptador (já tenho o reator das lâmpadas)? Ou

posso ligar direto, se o conetor da placa mãe for o mesmo? A placa mãe que opera com led vai conseguir reconhecer o reator das lâmpadas?

Desde já agradeço a atenção.

Editado: por Rui O. Rocha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Movi o seu tópico para a área de assuntos diversos, porque não se refere a um modelo de notebook específico. 

 

Possivel é, mas não necessariamente viável. Já fiz o contrário - adaptar tela led no lugar de uma com backlight convencional - e foi bem trabalhoso. Envolveu trocar o conector, além de cortar e emendar os fios do cabo LVDS. 

 

ps. aqui falo especificamente de fazer esse tipo de adaptação em notebooks.. para monitores, tem algumas diferenças. 

 

4 horas atrás, Rui O. Rocha disse:

é preciso comprar alguma placa conversora ou algum adaptador (já tenho o reator das lâmpadas)?

A princípio, se já tem o inversor, não precisará comprar nada. Só um detalhe: Terá que achar um espaço na carcaça da tela para colocar o inversor, coisa que nem sempre tem sobrando em notebooks com tela led.

 

4 horas atrás, Rui O. Rocha disse:

posso ligar direto, se o conetor da placa mãe for o mesmo? 

Se o conector que você se refere é o que vai encaixado na tela, não pode colocar, porque a pinagem é diferente, mesmo que eventualmente o conector seja fisicamente igual. Se fizer isso, na melhor das hipóteses o notebook não vai ligar, e no pior caso, vai queimar placa mãe e tela duma vez só. 

Em notebooks com telas LCD comuns a tensão que alimenta o inversor, o sinal de acionamento e o controle de brilho vão direto no inversor, por um conector separado do da tela. No caso dos com tela led, a tensão para alimentar o inversor (19V com o carregador conectado, e a tensão da bateria quando sem carregador) e os sinais de controle do backlight estão ali juntos, no conector da tela. A tela em si funciona com 3.3V em ambos.

 

4 horas atrás, Rui O. Rocha disse:

A placa mãe que opera com led vai conseguir reconhecer o reator das lâmpadas?

A placa mãe não está nem aí se a tela é iluminada com led, lâmpada, um chinesinho escondido segurando uma vela ou um pote de vagalumes.. Ela simplesmente manda o backlight ligar/desligar por uma via do conector, e controla o briho por outra.

Quando o notebook é ligado (nem todos), a placa 'pergunta' para a tela algumas coisas, como a resolução nativa e frequência de clock máxima, mas nada relacionado ao backlight. Essa comunicação acontece por dois pinos (geralmente entre os primeiros, como o 6 e o 7), que formam um barramento I2C ligado a uma pequena memória que tem na própria tela. 

 

Para adaptar uma tela com backlight convencional no lugar de uma led, basicamente você vai precisar:

- uma tela compatível com a original (tamanho, furação, etc..)

- um conector que encaixe na tela

- um inversor para a lâmpada, e espaço onde ele caiba, se tiver o conector dele, melhor

 

Tendo isso, é só destrinchar o cabo lvds e ligar os fios nas posições certas de acordo com a pinagem da tela que vai ser instalada, separando os fios que vão para o backlight. Esses fios do backlight você liga no inversor. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, zazulak disse:

A tensão que alimenta o inversor dos leds é igual a tensão que alimentaria o inversor da lâmpada, de forma que eu precise apenas trocar os fios corretos de lugar?

E, a placa mae que veio com led nao ficaria sobrecarregada se eu trocasse para ccfl, já que lampadas consomem mais do que leds?

 

Editado: por Rui O. Rocha
Correção
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, zazulak disse:

Para adaptar uma tela com backlight convencional no lugar de uma led, basicamente você vai precisar:

- uma tela compatível com a original (tamanho, furação, etc..)

- um conector que encaixe na tela

- um inversor para a lâmpada, e espaço onde ele caiba, se tiver o conector dele, melhor

 

Tendo isso, é só destrinchar o cabo lvds e ligar os fios nas posições certas de acordo com a pinagem da tela que vai ser instalada, separando os fios que vão para o backlight. Esses fios do backlight você liga no inversor. 

Mas a tensão que alimenta o inversor dos leds é igual a tensão que alimentaria o inversor da lâmpada, de forma que eu precise apenas trocar os fios corretos de lugar?

E, a placa mae que veio com led nao ficaria sobrecarregada se eu trocasse para ccfl, já que lampadas consomem mais do que leds?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...