Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Sony PCG-71311N - placa MBX-223 M971 - Tela escura

Avalie este tópico:


Ana Carol

Posts em destaque

Bom dia pessoal, entrou esse notebook com tela escura, consigo ver qdo ascendo o logo vaio bem escuro.

Esse note tem tela led, não tem inverter.

Já testei outra tela.

CN13 - com pin 2 e 3 =3v

INV_BRADJ = pin 35 = 0V

INV_ENABLE = pin 36 = 0v

 

Já regravei as duas bios

 

Alguma ajuda?

 

Editado: por Ana Carol
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ana Carol normalmente perto do conector lvds tem um fusível que as vezes abre, seria bom verificar antes de mais nada.
Acredito que este esquema é bastante aproximado e serve para referencia em algumas áreas, mas se bem recordo a parte do lvds é diferente, então seria bom verificar se os 19v estão chegando no conector lvds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ana Carol Ok, sendo assim o próximo teste é no 74LVC08APW da ágina 24 do esquema, tanto o pino 35 quanto o 36 vem dele, são portas AND, para que a saída esteja positiva é necessário que ambas as entradas estejam também, verifique os pinos 9 10 12 e 13, se algum deles ou mais de um deles estiver em nível lógico baixo verifique também os acionamentos que os precedem.

É interessante também confirmar que o componente está corretamente alimentado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ana Carol É um teste possível, eu preferiria começar verificando se os capacitores do circuito do U89 não estão com algum problema curto ou fuga poderiam justificar a ausência das tensões.

Se todos estiverem ok podes sim remover o U89 e analisar se as tensões surgem.

 

Os acionamentos necessários para que o u89 faça seu trabalho são provenientes do KBC e do PCH, me lembro de já ter feito reballing nesta placa, e já troquei também o NPCE783. 

 

Em virtude do pino 12 do U89 estar em 0V eu suspeitaria de cara do NPCE783 visto que deveria haver 1V nele sempre que é gerado por um divisor resistivo que pode ser visto na página 27 procurando por BL_OFF#.

 

É mais raro essas portas lógicas apresentarem problemas pelo menos na minha experiência pessoal, não lembro de ter trocado nenhuma. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'Neo Ola, obrigada pela atenção.

Pensei na porta lógica pois está faltando o pin 12 e o 10 que são sinais diferentes né?

! vem do s i/o e o outro do kbc.

Já dei uma boa olhada nos capacitores, vou rever e se nada encontrar vou tentar a porta lógica pois é falcil remove-la e não tenho outro s i/o pra testar, somente comprando.

Volto com resultados

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'Neo Ola, voltei a analise desta placa. Aparentemente os capaciores ok.

Então removi o U89 e apareceu de diferente.

pin 10 que estava 0v apareceu 3v

pin 12 que estava 0v apareceu 3v

pin 13 continua 0v

 

Compro um outro U89? ou vc continua no palpite do NPCE783? Oq vc faria?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ana Carol Se o pino 12 está com 3V algo não está certo, R48 deve estar aberto ou ausente.

Segundo o esquema deverias encontrar ali uma tensão de 1.05V.

Como eu disse anteriormente a minha suspeita recaí sobre o kbc visto que é mais comum apresentar problemas na minha experiência, no entanto nada te impede de trocar o U89, o pior que vai acontecer é permanecer como está.

Ainda assim inicialmente era interessante descobrir o motivo de teres 3V onde deverias encontrar 1.05V segundo o esquema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ana Carol Pode ser diferença de versão ou algo assim, mas segundo o esquema R581 deveria estar ali, não esta marcado nem com "@" nem com "*".

 

Levando em consideração que o U89 está alimentado no pino 14 e que sem ele na placa as tensões vão a nível alto, a sua ideia de trocar o U89 parece mais acertada que a minha, eu seguiria por este caminho.
O teste sugerido pelo @marcosoares também te dará uma ideia se vale apena prosseguir com essa troca ou não. 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...