Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise PCWare IPMH81G1 placa mãe liga gira o cooler e desliga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Eu não tenho muita noção de desktop 

aos testes já feito 

--- sem curto em nenhuma linha secundária

--- sem o P4 o defeito é o mesmo só da um pulso no cooler e para

--- se fizer um jumper entre o fio verde e preto da fonte  a placa se mantem ligada e funciona normalmente entra no sistema e tudo

--- nada esquenta fora do normal

--- testada outra fonte, testes feitos fora do gabinete também

 

alguém ai tem alguma ideia do que posso testar???

em desktop ainda to engatinhando.

 

 

 

Editado: por Well7487
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Well7487 disse:

 se fechar curto entre o fio verde e preto da fonte a placa se mantem ligada e funciona normalmente entra no sistema e tudo

@Well7487 o curto que você fechou nesses fios é o mesmo que acontece nos pinos 6 e 8 do F_PANEL que vai ter 3VDUAL_PCH e envia -PWRBTSW no 104 do I/O que ativa em nível baixo! Veja se a tensão no pino 6 ta zerando também no pino do I/O para que a placa ligue pelo front sem precisar do jumper. Veja se lá no pino do I/O ta indo a nível baixo quando o power é pressionado...

Você não completou o defeito no titulo " placa mãe gira o cooler e " ou é isso mesmo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Motta Álvaro se fosse bios ela ligaria normalmente fazendo um jumper do fio preto e verde? pois fazendo isso ela funciona normalmente como se nada tivesse acontecido.

@Celso Loponiquestão dos cristais quando faz um jumper do preto e verde estão todos ok, pois a placa entra no sistema e tudo e teste da pci sem como fazer já que não tem slot pci.

@Leonildo o comando chega no sio normal do botão power no pino 104 zerando quando pressiona o power e voltando aos 3.3v quando solta o botão

 

 

 

 

Editado: por Well7487
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Well7487PSON é uma resposta de -PWRBTSW! PSON tem que se manter em nível baixo com a placa em funcionamento. A galera que entende melhor de portas logicas sabe melhor de como isso funciona.

 

1. PSON # significa que esse pino possui duas funções, cuja função específica é determinada pelo valor da porta 4 Bit 2 do registro SIO, quando o valor é 0, É a função PSON #, quando é 1, é a função GPIO, e seu valor é modificado pelo R&D do BIOS de acordo com a função da placa-mãe.

 

2. PSON #: Quando este pino estiver baixo, o ATX emitirá todas as tensões. Quando esse pino estiver alto, exceto +5VA (originalmente chamado + 5VSB), outras tensões param de ser emitidas.

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Well7487 disse:

alguém sabe me explicar como é que a tensão no fio verde é jogada ao gnd?

@Well7487 não encontrei a folha de dados desse I/O! Estou me baseando no IT8673F! Eu acho, quem liga o pino do fio verde no gnd deve ser o próprio I/O. O esquema não ta errado, pois esses pinos tem setas entrada e saída informando que tem comunicação entrando e saindo. Até mesmo o pino 106 tem relação com esse circuito...Coloca no bios a função da placa ligar direto quando for energizada. Veja se ele vai liga!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Leonildo disse:

@Well7487 pulso no cooler eu poderia até dizer que era processador, mas como a placa liga normal, fica evidente que não é ele! Muito menos bios. Você chegou a aferir o fio verde quando pressiona o power pra ver esse pulso refrete no fio verde?

Sim amigo. A tensão no pino verde também varia 0v quando a placa liga e 5v quando desliga. 

Tô achando que pode ser o sio 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Well7487 disse:

Tô achando que pode ser o sio 

@Well7487 estou procurando outro possível problema para que você não tenho que trocar o sio, mas não vejo! Também aponto o sio como o problema a ser resolvido. Pesquisei aqui mas tudo diz que ele é quem mantem o -pson em nível baixo! Você fez o teste com um jumper e provou isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Well7487 você aferiu o pino do fio verde pra ver se a tensão permaneceu em nível baixo? Veja se tem um jeito de bular esses pinos do SIO? Fazer a placa ligar direto pelo power. Meça o q4 com a placa funcionando e em satand-by pra ver como é o comportamento dele. Como fica as tensões nele!

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

@Well7487 , em relação ao fio branco, ele não é mais utilizado há muito tempo porque o barramento ISA é ultrapassado. O fio branco tinha tensão de -5v e hoje não aparece na maioria das fontes

 

O pino 8 é o sinal de power good e tem a cor cinza. É um sinal da fonte para a placa-mãe e sinaliza que a fonte está ok e isso permite a liberação das tensões de 3,3v e 5v

 

Nas placas-mães de desktops, o fio verde do conector de 24 é nível lógico alto (3,3v ou 5v, depende do super i/o) e deve baixar ao nível lógico baixo para a placa startar através do próprio super i/o. Respondendo sua pergunta, ele é abaixado uma única vez quando o usuário aperta o botão power e assi permanece até o usuário desligar a máquina

 

Bastante incomum este sintoma da sua placa-mãe, ainda mais o sintoma perdurar sem o P4 conectado. Ao pensar em uma lógica, eu trocaria o super i/o. Ainda mais porque você precisa manter o jumper e a placa funciona perfeitamente

 

O super i/o é o primeiro na hierarquia a sofrer o reset, em seguida a ponte sul e depois a ponte norte e, por fim, o processador. Nesta sua placa, ponte sul e norte são uma mesma PCH, creio eu

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/06/2020 às 23:56, Well7487 disse:

Sabes o que é engraçado 

Depois que a máquina da imagem posso tirar o jumper que a máquina se mantém ligada

@Well7487 engraçado e bom esse negocio chamado eletrônica! hahahaha

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...