Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer Aspire 5742-7120 MBLa-6582P Rev:1.0 em curto

Avalie este tópico:


Antonio vm

Posts em destaque

Ola amigos preciso de uma orientação de vocês.

 

Estou com uma placa em curto PU12 fritando.

 

primeiro reparo veio falta as tensões 3v e 5v troquei o Ci PU1000. apos entregar o lojista no outro dia ele relatou que nao estava ligando a placa e esquentando muito. peguei de volta e o PU12 fritando,

ja troquei ele e nada continua a mesmo coisa retirei a PL23 e somente 1 lado está em curto quando vou injetar tensão o PU12 que esquenta ja não sei o que fazer desde ja obrigado

Editado: por Antonio vm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, já foi identificado então que o PU12 é um falso positivo, sendo assim alguma linha de comunicação está "cruzando" os sinais do PU12, para ficar mais fácil, recomendo a substituição de PQ39, PQ40 e PQ41.. isso se for  identificado o curto antes da PL10, se for depois então é outros 500

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Antonio vm você falou sobre a PL23 mas não falou qual lado apresenta o curto se é pra linha do B+ ou do PWM, mas creio que é do PWM pois ao levantar ele não esquentaria, sendo assim recomendo levantar tambem PL10 E PL23 e injetar a tensão na linha do VIN pra ver se esquenta, e verificar os Fets que citei acima e tambem verificar com calma os pads do PU12 pois se você trocou, verifique com bastante calma se não tem nenhum pad logado ao outro por meio da solda... Comece como falei e posta aqui pra gente!😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Antonio vm disse:

@lojadisk ja retirei os 3 mosfets e nada continua o curto

já fez a substituição do PU12 correto? então nesse caso eu iria verificar o pino 19, pois lá tem 5v verificaria aquele capacitor se ta em fuga o curto, depois  o PC 192 e PC195 pois tambem são aterrados, podem estar em fuga... E sem sucesso eu removeria novamente o PU12 e injetaria tensão no VIN e verificaria o consumo pode ser algum capacitor dessa linha

Editado: por lojadisk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Antonio vm  pq se removeu os fets e as bobinas então o curto está com grandes chances de ser nesse circuito, mas não podemos esquecer que ele tem comunicação com o CPU e pode o curto ser por lá e dar o falso positivo no PU12, porém ainda tem muito chão pra chegar la... lembrando que tem um jumper PJ2 e PJ4 como na foto em anexo, que recomendo abrir ele pra limitar ainda mais a análise no PU12.

Captura de tela de 2020-06-25 13-13-10.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Antonio vm remove o capacitor pc190 e afira ele fora! Levanta a pl10 também, depois injeta tensão novamente e veja se o pwm parou de aquecer? Os mosfef de baixa tem que ser aferidos fora da placa como o colega já mencionou. Se ainda o pwm aquecer remove o resistor da linha de vin e injeta tensão pra ver se os capacitores dessa linha da B+ vai aquecer.

As tensões de 3v e 5v estão presentes? Veja que o pwm recebe 5v no pino 19, se teve algum problema no pwm de 3 e 5v antes, o capacitor pc198 pode ta em curto, pode ver ele também! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Antonio vm disse:

quando eu injeto tensão na PL23 do lado marcado esquenta é a ponteira na minha mao

@Antonio vm ótimo, já estamos reduzindo o campo, como o @Leonildo citou, remove o PC190, e aplica tensão na placa, porém veja o lado correto que esquenta e quem esquenta.

Como coloquei na imagem em anexo, a PL23 recebe o +B do carregador, e veja se é do lado do PWM ou não, recomendo remover o Jumper que citei, pois ele faz a comunicação com o CPU essa CPU é offboard correto? faz o teste com essa CPU fora da placa.

Captura de tela de 2020-06-25 13-30-05.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo @lojadisk injeitei tensão no pino 19 e o PR273 esquentou substitui ficou ok.

 

logo apos injetei tensão no Pl23 e o pq 99 esquentou fiz a troca ficou show, mais quando colocou o PU12 tudo entra em curto de novo e o PU12 esquenta. caramba

@Leonildo pino 12 é o Vin fiz o que vc me pediu retirei o processador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Antonio vm a malha pode ser normal bipa pois essas linhas devem ter um impedância muito baixo, o correto é aferir em essas malhas em escala de ohm! Capacitores nessas linhas devem ser removidos e testados fora. Se testar essas malhas sempre vai bipar, se tem suspeitas de algum capacitor, mosfet ou resistores é bom sempre aferi-los fora da placa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...