Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo IdeaPad Flex 14 - Placa DA0ST6MB6E0 - Componentes danificados, não liga

Avalie este tópico:


Oraculorafa

Posts em destaque

Olá pessoal. Uma amiga me entregou este notebook dizendo que não estava ligando. Testei o carregador com multímetro, voltagem normal. Ao abrir, encontrei componentes danificados como na foto. Eu até tenho o esquema elétrico dele (não sei se pode postar aqui), mas não sei identificar quais são os componentes a trocar, porque estão derretidos. Alguém sabe identificar? Posso indicar o esquema elétrico se precisar.

 

Os dois chips abaixo que não derreteram tem escrito: "6508 | GA3Y1P" ambos. Procurei isso no esquema e não achei.

 

Obrigado desde já

Componentes danificados p identificar.jpeg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oraculorafa 

 

Trata-se de 4 mosfet canal N (PQ55, PQ56, PQ57 e PQ60):

 

Dois do modelo TPCA8059-H

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Dois do modelo TPCA8068-H

 

 

ata1.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, GBS_Info disse:

@Oraculorafa 

 

Trata-se de 4 mosfet canal N (PQ55, PQ56, PQ57 e PQ60):

 

Dois do modelo TPCA8059-H

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Dois do modelo TPCA8068-H

 

 

 

@GBS_Info Obrigado. E saberia dizer quais componentes na placa podem ter causado isso? Pra não acontecer o mesmo depois que eu colocar os mosfet novos. Tenho pouca experiência com esquemas elétricos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oraculorafa 

Esses 4 mosfet trabalham em conjunto com o circuito integrado P11 e seus componentes adjacentes. Os PQ55 e PQ60 recebem a tensão primária de 19v.

Tem que conferir se o carregador está ok e se há presença de curto nas linhas que participam desta parte do circuito.

É interessante ter o esquema em mãos para uma boa análise.

ata1.jpg

Editado: por GBS_Info
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GBS_Info tenho o esquema aqui, embora eu ainda seja inexperiente para interpretá-lo, estou aprendendo. Usei a estação de retrabalho e removi com sucesso 3 componentes e o capacitor, como na foto. Mas aparentemente um desses componentes não desgrudou (aquele que estava mais derretido antes), parece que arrancou a trilha junto. Aquele preto é o metal do componente mesmo, não saiu. Tem como resolver?

IMG_20200627_220157.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos4 Leal4 

@GBS_Info 

A trilha descolou da placa (levantei um pouco pra mostrar na foto) e a base do mosfet não desgrudou, aquele quadrado preto é a base do mosfet, com resíduos do plástico derretido, por isso a cor preta. O resto saiu sem muita dificuldade. 

Só placa nova? Ou teria jeito de arrancar toda essa trilha danificada e improvisar algo?

IMG_20200628_185411.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...