Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido SEMP TOSHIBA 55L5400 / Não tem voltagem nos capacitores de filtragem da fonte primária

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Buenas,

 

se tem tensão em cima do C903 mas não tem no dreno do FET do PFC, só sobrou um suspeito aí: o indutor do PFC. Ele tem dois enrolamentos.. pelas medidas, o enrolamento auxiliar (o que tem um lado aterrado e o outro é ligado lá no integrado por uma trilha estreita) e o principal que parece estar aberto. Tire ele fora e dê uma examinada. 

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

se tem tensão em cima do C903 mas não tem no dreno do FET do PFC, só sobrou um suspeito aí: o indutor do PFC. Ele tem dois enrolamentos.. pelas medidas, o enrolamento auxiliar (o que tem um lado aterrado e o outro é ligado lá no integrado por uma trilha estreita) e o principal que parece estar aberto. Tire ele fora e dê uma examinada. 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Boa tarde, amigo. Usando tua foto como referência, usei as seguintes marcações

FN = Funcionamento normal

C = Continuidade

Aparentemente o defeito não está nesse setor.

 

 

 

image.png.d28e5ea42d9db01d427d8cb3d606e390.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem o esquema dela aí?  Se não tiver, é esse: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 O primário da fonte está na página 113.

 

Um detalhe que pode estar causando confusão aí é o seguinte: A numeração dos pinos da ponte retificadora no esquema não está na ordem que eles são dispostos fisicamente. O esquema mostra 1 e 2 como sendo os do centro e 3 e 4 sendo os de fora. O pino 3 que o @ohm se refere é o positivo da saída, que na placa é aquele que fica separado dos outros por um pequeno rasgo na placa.

 

Em 28/06/2020 às 13:28, Oseiasgs22 disse:

Boa tarde, amigo. Usando tua foto como referência, usei as seguintes marcações

FN = Funcionamento normal

C = Continuidade

Aparentemente o defeito não está nesse setor.

Então, não tem tensão chegando na ponte retificadora. Se antes você encontrou tensão chegando nela, provavelmente estava medindo errado. 

 

 

image.png

 

Meça na escala de AC nesses pontos circulados em amarelo. Se não é o fusível aberto, é uma das 3 bobinas do filtro de linha.


ps. Vi numa das fotos que a placa está sem os optoacopladores. Pelo amor de Zebers, NUNCA LIGUE UMA FONTE SEM OS OPTOACOPLADORES, ou pode dar perda total nela.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, zazulak disse:

Você tem o esquema dela aí?  Se não tiver, é esse: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 O primário da fonte está na página 113.

 

Um detalhe que pode estar causando confusão aí é o seguinte: A numeração dos pinos da ponte retificadora no esquema não está na ordem que eles são dispostos fisicamente. O esquema mostra 1 e 2 como sendo os do centro e 3 e 4 sendo os de fora. O pino 3 que o @ohm se refere é o positivo da saída, que na placa é aquele que fica separado dos outros por um pequeno rasgo na placa.

 

Então, não tem tensão chegando na ponte retificadora. Se antes você encontrou tensão chegando nela, provavelmente estava medindo errado. 

 

Em cima do VD706 é normal medir curto.. tem um punhado de resistores de 0r5 em paralelo com ele. 

 

 

Meça na escala de AC nesses pontos circulados em amarelo. Se não é o fusível aberto, é uma das 3 bobinas do filtro de linha.


ps. Vi numa das fotos que a placa está sem os optoacopladores. Pelo amor de Zebers, NUNCA LIGUE UMA FONTE SEM OS OPTOACOPLADORES, ou pode dar perda total nela.

 

 

Boa tarde, amigo! Os fotoacopladores eu os removi apenas pra testar fora, já os coloquei de volta. Mas em nenhum momento eu liguei a placa sem eles. O fusível está bom.

Os resultados foram os seguintes, usando tuas marcações como referência.

Obs: O capacitor que eu marquei a voltagem com a cor amarela, é porque deu 120v nos dois terminais, e fiquei em dúvida se poderia ser correto.

 

image.png.1309c7ecabf2ea214153286a1f5365f0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, zazulak disse:

Como assim 'nos dois terminais'? Você está medindo como? É pra medir entre os dois pontos que aparecem dentro de cada circulo amarelo.

 

Foi mal, a primeira medição eu fiz com a ponteira preta do multímetro aterrada no negativo da entrada AC. Já na segunda medição, medindo entre os dois pontos, ficou assim:

Obs: Na medição que eu pontuei com um asterisco, dá 115v nas duas direções, fiz por curiosidade.

 

 

image.png.1309c7ecabf2ea214153286a1f5365f0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Taí o defeito, é a L902 com um dos enrolamentos aberto. Arranque ela fora (tá valendo despedaçar ela com um martelo só de raiva pelo tempo que ela lhe fez perder..), e substitua por dois jumpers, como marcado em laranja.

image.png

 

Provavelmente ela foi danificada por corrosão, devido a umidade e salinidade do ar aí na sua cidade. 

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, zazulak disse:

Taí o defeito, é a L902 com um dos enrolamentos aberto. Arranque ela fora (tá valendo despedaçar ela com um martelo só de raiva pelo tempo que ela lhe fez perder..), e substitua por dois jumpers, como marcado em laranja.

Provavelmente ela foi danificada por corrosão, devido a umidade e salinidade do ar aí na sua cidade. 

 

 

Beleza, irmão. Mas só uma dúvida pra esclarecimento, tomando por exemplo a foto que você enviou por último, mesmo havendo continuidade num dos pontos, ela tá ruim?

Só há condução entre esses dois pontos.

 

 

 

 

image.png.1309c7ecabf2ea214153286a1f5365f0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, zazulak disse:

Com certeza absoluta

São duas bobinas enroladas no mesmo núcleo:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Nessas da fonte não dá pra ver bem porque o núcleo é deitado, mas a construção dela é semelhante a essa:

 

 

Posso usar fio de fonte pra fazer o jumper? E no caso de uma sobretensão futura. Não tem risco de queimar tudo pela resistência do fio? Pergunto isso porque o fio talvez não rompa numa situação dessas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Oseiasgs22 disse:

Posso usar fio de fonte pra fazer o jumper?

Pode usar qualquer coisa que conduza corrente e pegue solda. 

 

15 minutos atrás, Oseiasgs22 disse:

E no caso de uma sobretensão futura. Não tem risco de queimar tudo pela resistência do fio?

Aí vai queimar independentemente de ter a bobina aí ou não. Essa bobina não é para proteção (pelo menos, não para proteção da TV). Ela está aí mais para evitar que a fonte injete interferência na rede devido ao chaveamento do PFC. Na prática jumpear ela não vai fazer diferença perceptível porque tem outras duas bobinas ali para essa função. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, zazulak disse:

Pode usar qualquer coisa que conduza corrente e pegue solda. 

 

Aí vai queimar independentemente de ter a bobina aí ou não. Essa bobina não é para proteção (pelo menos, não para proteção da TV). Ela está aí mais para evitar que a fonte injete interferência na rede devido ao chaveamento do PFC. Na prática jumpear ela não vai fazer diferença perceptível porque tem outras duas bobinas ali para essa função. 

 

Valeu, meu amigo! Amanhã posto os resultados do ocorrido. Volte amanhã pra saber do resultado, vamos cruzar os dedos pra não pipocar tudo de vez. Kkkk! Tenha uma ótima noite e bom descanso! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, zazulak disse:

 

 

Bom dia, amigo. Após eu fazer o jumper, voltou a ter voltagem nos capacitores de 450v 68uf, só que tá numa carga baixa. O normal é 160 a 170v, até onde sei, só que tá dando 140v. Eu testei esses capacitores (e todos os outros da fonte) fora do circuito e estão bons (aparentemente), ESR está boa, capacitância está boa, e até sua carga e descarga estão funcionando. Outra coisa que também reparei de errado (aparentemente), é que a fonte secundária parece não ter alimentação nenhuma. Na saída do conector que liga o cabo flat à placa principal, sequer tem os 5v de stand by. Acredito eu, dentro de minha limitação técnica em fontes de TV, que a voltagem ainda possa estar sendo interrompida em outro ponto, pois mesmo com a placa em cima da bancada, seria pra ter os 5v de stand by, pelo que sei, e todos os capacitores de filtro da fonte secundária, não apresentam voltagem nenhuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 Para ter 140v no capacitor cf919 acredito que está chegando somente 100vac na ponte retificadora  (tensão verificada entre os dois pinos do meio da ponte retificadora), verifique isso. Você está usando lâmpada série na rede ac para o teste?  Se o filamento da lâmpada começar a acender a tensão cai mesmo. 

 

Entretanto, mesmo com 140v era para a tensão de 5v do stand_by apresentar. Esses 5v do stand_by você verificou em relação ao gnd do secundário? 

 

Observei também, mesma for  o  @zazulak, que  você removeu alguns foto acopladores para teste. Antes de tudo, confira minuciosamente todos componentes que vc retirou. Se estão na posição correta ou trocados. 

 

O circuito integrado nb905 que é o controlador pwm responsável pelo stand_by.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ohm disse:

@Oseiasgs22 Para ter 140v no capacitor cf919 acredito que está chegando somente 100vac na ponte retificadora  (tensão verificada entre os dois pinos do meio da ponte retificadora), verifique isso. Você está usando lâmpada série na rede ac para o teste?  Se o filamento da lâmpada começar a acender a tensão cai mesmo. 

 

Entretanto, mesmo com 140v era para a tensão de 5v do stand_by apresentar. Esses 5v do stand_by você verificou em relação ao gnd do secundário? 

 

Observei também, mesma for  o  @zazulak, que  você removeu alguns foto acopladores para teste. Antes de tudo, confira minuciosamente todos componentes que vc retirou. Se estão na posição correta ou trocados. 

 

O circuito integrado nb905 que é o controlador pwm responsável pelo stand_by.

 

Bom dia, amigo. Tua observação está correta, eu esqueci de falar que aqui onde trabalho, tem horas que a rede varia entre 100v e 130v, ontem à noite na hora da medição estava em 104v, dai o motivo. Hoje de manhã ela estava em 129v (normal pra cá, já que geralmente o normal dela é 127v) e os capacitores estavam medindo 178v. Num determinado momento, deu um pequeno curto na ponte retificadora e o fusível de entrada abriu novamente, fiz um jumper e liguei uma lâmpada em série pro caso de haver curto, mas não havia e voltou a carregar o capacitor com os mesmos 178v. Então creio eu (por questão de lógica) que a ponte retificadora continua boa. Com relação aos fotoacopladores, eles estão colocados na posição correta, e eles são do mesmo modelo e marca.

Me corrija se eu estiver errado, mas o CB904 é o capacitor de filtragem do estandby? Se for ele tá dando 4,65v. Segundo a foto que enviei do esquema, ali onde tá circulado VAC, seria a voltagem de entrada e teria que ter 129v no LS do NB905? e nos drenos veria sair quanto?

 

Sem título1.jpg

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eita amigo tá dificil estou vendo este post ta complicado..o pino ls é para proteger esta fonte caso a tensão da rede esteja muito baixa ex:abaixo de 2vcc no pino ls....éste pino é um brown in out e....serve para evitar que o pwm gerado internamente tente corrigir o erro detectado neste pino ls por um tempo muito prolongado evitando a queima do mosfet interno.....vc pode faser um teste pra saber se este pino é o responsavel pela falta dos 5v stand by aterrando o mesmo ......quanto a o capacitor cb904 ele  serve para segurar o barco nos primeiros instantes da partida inicial ate que chegue  a tensão de funcionamento definitivo vinda do chooper via diodo vdb906....cb906....vb902..vdb901 etc....va com calma vc já fez a primeira parte que foi achar uma bobina aberta na entrada da rede...o resto vc faz eu creio..quanto a tensão no dreno no nb905 ésta tensão Será bem maior cerca de 390 a 400vcc isto com pfc funcionando..

Editado: por joao1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edição/remoção do primeiro parágrafo. Dica similar ja passada pelo nosso amigo @joao1 .

 

A "inicialização/start" desse circuito integrado é feito pelo pino 5 que através dos resistores rb906 e rb907 (confira eles) que carrega o capacitor cb904 até próximo de 8v, nesse instante é gerado pwm e o enrolamento auxiliar do chopper passa a alimentar o ic. Com 4.6v ele está inoperante. Confira vb902, vdb901, rb909 e rb903 , componentes responsáveis pela alimentação do ic (pino 2). Confira também cb904.

 

Edição/remoção do terceiro parágrafo,  ja mencionado pelo nosso amigo @joao1 na mensagem anterior (#41)

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 vi agora amigo desculpas perdão mesmo precisando de mim estou a disposição somos autorizados da marca...é que as pessoas não se ligam nas respostas anteriores e dão a mesma resposta pra o mesmo topico é incrivel isso. ao inves de darem novos argumentos repetem o que vc disse anteriormente com nova roupagem  pra falar a mesma coisa... mais desse tipo de gente eu estou vacinado

Editado: por joao1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, joao1 disse:

@Oseiasgs22 vi agora amigo desculpas perdão mesmo precisando de mim estou a disposição somos autorizados da marca...é que as pessoas não se ligam nas respostas anteriores e dão a mesma resposta pra o mesmo topico é incrivel isso. ao inves de darem novos argumentos repetem o que vc disse anteriormente com nova roupagem palavriados dificeis  mais desse tipo de gente eu estou vacinado.

 

Tudo bem, amigo. Mas eles tem me ajudado muito, embora eu me confunda com certos termos. Na verdade eu não conserto TV por prática, já consertei algumas poucas, mas galho fraco, tipo fusível partido, capacitor seco ou com ESR alterada, ou curto. Mas nunca peguei problema complexo, nem gosto de mexer em TV, mas como essa TV é minha e o conserto dela sairia muito caro numa autorizada, e no bairro só existe mela mão, queria resolver por conta própria, não que eu seja totalmente leigo. Eu estou aprendendo a ler esquema elétrico de placa mãe de notebook, tenho alguma noção, mas parece ser bem diferente o método de leitura. Acredito eu que a fonte primária esteja boa, por ter 170v no capacitor de filtro, mas só acho. Eu vou esperar chegar minha protoboard pra remover novamente os fotoacopladores e testar nela, já que como não tenho habilidade, é quase impossível testar sem uma base de apoio, eu nunca consigo testar direito, pois ele vive escapulindo das ponteiras do multímetro, já com uma protobard, ele vai ficar fixo nos pads.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Removi um punhado de postagens desnecessárias/repetidas. Agora fica mais fácil pra quem for acompanhar esse tópico. 

 

Eu trocaria direto o CB904, mesmo que ele pareça bom na medida. Costumo por ali um de 47uF/63V. Se ele não está dando defeito agora, com certeza vai dar em algum momento no futuro. 

 

Se a alimentação no pino 2 do NB905 não passa de uns 4,poucos volts (ele precisa de 8 pra começar a funcionar), tem alguém drenando corrente aí (considerando que o NB905 esteja OK).

 

Meça a tensão nesses pontos, na escala de 20VDC (exceto o pino 5 do NB905, esse pode medir na escala de 200VDC).

image.png

Quanto mais precisa for a medida, melhor.. por alguns mV de diferença que seja já dá pra deduzir quem é que está puxando a alimentação do NB905 para baixo.

 

Um teste rápido pra ver se o NB905 está ok é tirar fora o RB913: Sem ele a fonte stand-by deve ficar 'soluçando', tentando entrar em funcionamento, aí vai aparecer alguma tensão em cima do CB952 lá no secundário. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, zazulak disse:

Removi um punhado de postagens desnecessárias/repetidas. Agora fica mais fácil pra quem for acompanhar esse tópico. 

 

Eu trocaria direto o CB904, mesmo que ele pareça bom na medida. Costumo por ali um de 47uF/63V. Se ele não está dando defeito agora, com certeza vai dar em algum momento no futuro. 

 

Se a alimentação no pino 2 do NB905 não passa de uns 4,poucos volts (ele precisa de 8 pra começar a funcionar), tem alguém drenando corrente aí (considerando que o NB905 esteja OK).

 

Meça a tensão nesses pontos, na escala de 20VDC (exceto o pino 5 do NB905, esse pode medir na escala de 200VDC).

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Quanto mais precisa for a medida, melhor.. por alguns mV de diferença que seja já dá pra deduzir quem é que está puxando a alimentação do NB905 para baixo.

 

Um teste rápido pra ver se o NB905 está ok é tirar fora o RB913: Sem ele a fonte stand-by deve ficar 'soluçando', tentando entrar em funcionamento, aí vai aparecer alguma tensão em cima do CB952 lá no secundário. 

 

Boa noite, amigo! Vou fazer esses testes amanhã, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/06/2020 às 12:23, zazulak disse:

Removi um punhado de postagens desnecessárias/repetidas. Agora fica mais fácil pra quem for acompanhar esse tópico. 

 

Eu trocaria direto o CB904, mesmo que ele pareça bom na medida. Costumo por ali um de 47uF/63V. Se ele não está dando defeito agora, com certeza vai dar em algum momento no futuro. 

 

Se a alimentação no pino 2 do NB905 não passa de uns 4,poucos volts (ele precisa de 8 pra começar a funcionar), tem alguém drenando corrente aí (considerando que o NB905 esteja OK).

 

Meça a tensão nesses pontos, na escala de 20VDC (exceto o pino 5 do NB905, esse pode medir na escala de 200VDC).

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Quanto mais precisa for a medida, melhor.. por alguns mV de diferença que seja já dá pra deduzir quem é que está puxando a alimentação do NB905 para baixo.

 

Um teste rápido pra ver se o NB905 está ok é tirar fora o RB913: Sem ele a fonte stand-by deve ficar 'soluçando', tentando entrar em funcionamento, aí vai aparecer alguma tensão em cima do CB952 lá no secundário. 

Boa tarde, amigo. Bom, confesso que alguns componentes eu procurei que cansei e não achei, tô com a vista ruim, tô sem óculos e minha lupa não ajuda. Marquei alguns pontos que talvez possa te ajudar a diagnosticar. Quando eu conseguir (se conseguir) achar o RB913, eu tiro ele fora pra ver se muda algo.

CB904 = 4,158v

Pino 2 do NB905 = 4,165v

A medição do NB905 ficou assim como mostrado na foto.

 

 

 

 

 

1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/06/2020 às 12:23, zazulak disse:

Removi um punhado de postagens desnecessárias/repetidas. Agora fica mais fácil pra quem for acompanhar esse tópico. 

 

Eu trocaria direto o CB904, mesmo que ele pareça bom na medida. Costumo por ali um de 47uF/63V. Se ele não está dando defeito agora, com certeza vai dar em algum momento no futuro. 

 

Se a alimentação no pino 2 do NB905 não passa de uns 4,poucos volts (ele precisa de 8 pra começar a funcionar), tem alguém drenando corrente aí (considerando que o NB905 esteja OK).

 

Meça a tensão nesses pontos, na escala de 20VDC (exceto o pino 5 do NB905, esse pode medir na escala de 200VDC).

 

Quanto mais precisa for a medida, melhor.. por alguns mV de diferença que seja já dá pra deduzir quem é que está puxando a alimentação do NB905 para baixo.

 

Um teste rápido pra ver se o NB905 está ok é tirar fora o RB913: Sem ele a fonte stand-by deve ficar 'soluçando', tentando entrar em funcionamento, aí vai aparecer alguma tensão em cima do CB952 lá no secundário. 

 

Boa noite! Eu encontrei e retirei o RB913 e aparentemente não mudou nada. O CB952 está zerado, não tem nenhuma tensão. Não entendi o que é esse soluçando ao qual se referiu. As voltagens que deram nos terminais do NB905 foi quando eu fiz a medição com a ponteira preta no que seria o GND dele, o que tem a bolinha em cima. Quando eu aterrei num pedaço de metal que fica no secundário da fonte, os valores foram outros, ficam que oscilando, alguns terminais vão de 12 a 14 v, outros de 16 a 24v. Mas nunca estabilizam. Esses testes tem que ser feito com a placa principal ligada à fonte pra que ela arme ou basta conectar a fonte a tomada? Me veio essa dúvida, pois todo tempo eu faço esses testes só com a fonte na bancada, ligada a tomada, mas desarmada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo o soluçando que o amigo se refere seria a fonte tentando entra em funcionamento só que ela não vai funcionar pois falta a alimentação que vem do Chopper via rb959  vdb906 para alimentar o ic nb 905  com cerca de 14v......porque a alimentação quem vem da rede através dos resistores r906 r907 e vai para o pino 5 serve a penas para dar o start inicial carregando o cap cb904 com + ou - 8v que é a tensão que o IC nb905 requer para entrar funcionamento e gerar as tensões no secundário e a alimentação de funcionamento  do proprio ic nb905 que te falei a cima.....eu começaria trocando este IC nb 905  pois vc retirou o rb913 e não alterou em nada....outra coisa a tensão do pino 5 de 19v é suficiente para dar o start inicial e no pino 2 só tem 4v tem algo errado ou dentro do IC ou na linha desse pino 2 ...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...