Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Nobreak Sms uSM1400BiFx Net3+ Curto no transformador

Avalie este tópico:


Von Held

Posts em destaque

Olá pessoal,

 

Estou com 2 nobreaks SMS uSM1400BiFx Net3+, onde a rede elétrica do cliente está apresentando uma flutuação muito grande. Estes 2 nobreaks haviam sido reparados há pouco tempo e voltaram a queimar os inversores e agora medindo o transformador comparando com um transformado de um Sms uSM1400BiFx Net4+, percebo uma diferença no valor da resitência dos enrolamentos. Gostaria de saber se alguém tem alguma informação sobre este valores? Abaixo seguem os valores que encontrei em um modelo e no outro para comparação:

                                                      Net3+              Net4+

Fios Marrom e Cinza     =         1,3R                   1,8R

Fios Preto e Amarelo     =         1,3R                   1,9R

Fios Roxo e Laranja       =          0,8R                   0,8R

 

Agradeço a ajuda de todos.

 

Abs, Sérgio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

algum deles, além dos fets do inversor queimou o fusível da entrada? Se queimou, o transformador é suspeito. Se não queimou, dá pra descartar.

 

Um teste rápido é desligar os conector com os fios coloridos e o dos fios azuis (carregador) e injetar 127vac através duma lampada série de 150w entre os fios cinza e marrom (eles formam um enrolamento auxiliar que é inserido em série com o enrolamento principal de alta tensão quando o nobreak é usado em 220v). Esse enrolamento auxiliar é enrolado com fio mais fino que o principal e fica mais no 'fundo', próximo ao núcleo.. é o primeiro a queimar.

 

Por incrível que pareça, transformador em curto dificilmente causa a queima dos fets.. essa proteção contra dessaturação que a SMS e outras usam (livremente inspirada/copiada dos APC americanos) funciona relativamente bem. Na maioria dos casos de queima dos fets em SMS que tenho pego, a causa é o relé de transferência colado. Os SMS atuais usam o contato NF do relé para comutar a entrada, e o NF não tem a mesma capacidade de corrente do NA, e acaba fundindo.

 

ps. Cuidado com a procedência dos fets, principalmente se forem os IRFB3306. Por ser um componente caro (aqui pago 12 pilas cada), tem muitos falsificados por aí. Cheguei ao ponto de levar uma bateria, uma lâmpada de farol e um multímetro junto quando vou comprar um desses, pra poder testar o fet medir o RDSOn antes de comprar. 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, como o @zazulak  comentou, cuidado com a qualidade dos IRFB3306 aqui pago R$16,00 cada mais o frete e ainda assim não indica a qualidade deles, pois tenho recebido falsificados também.
 Recentemente fiz a compra de um destes aparelhos que testam vários componentes, para testar um original e fazer uma espécie de tabela da verdade, não sei se vai ser 100% confiável, mas é mais uma forma para testar o componente na hora da compra, aqui na cidade não têm uma loja que venda e dê garantia do componente.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...