Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer aspire 4250 modelo zqp nao liga.

Avalie este tópico:


jucalouco

Posts em destaque

Esse notebook  nao liga .mas fiz uns teste aki e vi que o pq1 esta em mal funcionamento pois ele não  esta deixando passar o 19v para o dreno do pq21. Mas quando fasso umas pessao em cima dele ele deixa passar os 19v ligano a placa mas fazendo aquecer uns componentes  tipo o pq21 e mas alguns nessa linha. O q poderia fazer ajeirar poq estou sem esse ci pra substituir 

20200630_215735.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jucalouco seria melhor você analisar primeiro esse circuito! Tens que ver o sinal que sai do pino 25 do I/O e chega no pino 5 do PQ1! Se quando você pressiona o PQ1 e a tensão 19v passa pelo PQ21 pode ser que tenha solda fria nele PQ1. Remove a PR7 e veja se a tensão de 19v passa para o dreno? O PQ21 é canal (P) tem que ter uma tensão menor no gate em relação ao source. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro, veja bem:
 Essa tensão deve passar pelo PQ21 se vc remover o PQ1. Veja que ligado ao gate do PQ21, vc possui 2 resistores: Um em contato com a linha de 19v e outro em contato com o terra. Nessa configuração, os resistores estão dividindo a tensão. E como eles possuem a mesma impedância, a tensao sera dividida por 2. 
 Como nesse caso o pq21 é canal P, ele saturará se tiver 50% ou menos da mesma tensão que existe no source. Ou seja, se há 19 no source, ele deverá ter 9,5v ou menos no gate para passar 100% da tensão do Source>Dreno. 
 Sendo assim, automaticamente ele saturará se vc remover o PQ1. Mas provavelmente não acionará a recarga da bateria. Ficando só para teste. 

 Outra coisa, meça a impedância entre o source e dreno do PQ21 antes. As vezes ele está estragado.

Editado: por gvnotebooks
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jucalouco 

PQ1 não é uma proteção, a função dele juntamente com PQ2 é selecionar a origem da alimentação da máquina, carregador, ou bateria. 

 

Funciona assim:

 

Se o pino 5 estiver em nível lógico alto (3.3V) o transistor NPN interno do PQ1 (na parte de baixo do componente no esquema) vai conduzir a base do transistor PNP interno (na parte de cima do componente no esquema), para o terra, sendo assim o PNP interno deveria enviar 19V e manter o PQ21 tipo P em corte.

Isso acontece ao mesmo tempo em que PQ2 entra em condução e por sua vez aterra o gate do PQ22, desta forma permitindo que Vbat chega até VIN e alimente o notebook, selecionando assim o modo de  alimentação para: Bateria.

Quando VBat passa por PQ22 e chega a VIN através do diodo interno do PQ22 o divisor resistivo PR3+PR4 passa a funcionar e uma tensão de aproximadamente 2.8V a 3V deveria estar presente no gate do PQ22.

Já se o pino 5 estiver em nível lógico baixo (0V) o NPN interno do PQ1 não vai aterrar a base do PNP interno, e sendo assim os 19V não chegarão no gate do PQ21, desta forma colocando ele pra funcionar, visto que este já tem no seu gate uma tensão de aproximadamente 9.5V fornecida pelo divisor resistivo PR1 + PR2 caso o carregador esteja conectado, que como dito na mensagem anterior permitirá o correto funcionamento no modo: Carregador.

Isso acontece ao mesmo tempo em que o PQ2 por estar com 0V no seu gate está em corte, e sem que ele conduza terra para o divisor resistivo PR3+PR4 este par deixa de ser um divisor resistivo e o PR3 passa a entregar 19V volts no gate do PQ22 também tipo P, desta forma colocando ele em corte impedindo que o carregador jogue 19V no conector da bateria, visto que em modo carregador conectado o charger é que deve carregar a bateria 
 

 

Quem controla a seleção entre carregador e bateria é o KBC através do pino 25 como disse o Leonildo, e o faz com a informação recebida do charger, funciona assim:

 

Visto que PD6 não permite que a bateria alimente VA1, os pinos 2 e 22 do charger ACIN e DCIN não são alimentados quando em modo bateria, e desta forma o charger não entrega ACOK pino 13 para o KBC no pino 64 (ACIN), desta forma o KBC sabe que não há um carregador conectado e coloca o pino 25 D/C# em nível lógico alto, no caso de um carregador estar conectado tudo se inverte e D/C# fica em nível lógico baixo. 


Agora que já sabes o que deveria acontecer fica mais fácil resolver o problema.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...