Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Lenovo G40-70 / ACLU1ACLU2 UMA NM -A272 REV:1.0 / Não liga

Avalie este tópico:


Diego Cutrim

Posts em destaque

Bom dia,

 

Estou com esse notebook em bancada, morto, conecto na fonte e não da consumo nenhum, já fiz as medições e so encontro os 20v da fonte. Não tenho nem os 5v nem os 3v nem nada.

Creio eu que o problema deve estar ali na entrada, como ainda não sei ler bem esquemas eletricos, gostaria da ajuda dos amigos aqui pra solucionar tal problema.

 

IMG_7422.jpg

IMG_7421.jpg

Editado: por Diego Cutrim
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Cutrim Tudo bem amigo

As medições que vc passou estão OK, 20v no dreno e source do PQ302.

 

Vamos analizar o porque nao temos as tensoes alwp de 3 e 5v. 

Inicie medindo o CI PU904, ele quem gera os 3valwp. Ele precisa receber os 20v nos pinos 7 e 8. E liberar uma tensão LDO de 3v no pino 5 e os 3v na PL303. De inicio confira se tens essas medidas. 

 

É muito comum capacitor ceramico em curto nesse modelo de placa. Meça curto nas linhas de 3 e 5v. 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, R2-D2 disse:

@Diego Cutrim Tudo bem amigo

As medições que vc passou estão OK, 20v no dreno e source do PQ302.

 

Vamos analizar o porque nao temos as tensoes alwp de 3 e 5v. 

Inicie medindo o CI PU904, ele quem gera os 3valwp. Ele precisa receber os 20v nos pinos 7 e 8. E liberar uma tensão LDO de 3v no pino 5 e os 3v na PL303. De inicio confira se tens essas medidas. 

 

É muito comum capacitor ceramico em curto nesse modelo de placa. Meça curto nas linhas de 3 e 5v. 

 

 

 

6 horas atrás, R2-D2 disse:

ja aqui eu tenho tensao de 20v no 7 e 8 do PU904 e o restante ta zerado, e na imagem do microscopio eu percebi a area meio escura, como se fosse queimado...

 

 

 

WIN_20200703_21_49_10_Pro.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo Pelo que vi aqui no esquema esses 3.3v e 5v sao alw, eu fiz a substituicao do Pu904 por um de uma sucata aqui e consegui ter os 3.3v e os 5v na bobinas prox pl 303 e pl 304, porém depois q eu apertei o power pra ve se a placa ligava, n deu certo.. voltei pra aferir nas bobinas porem a tensao de 3.3v que estava na pl 303 ta oscilando constantemente.. multimetro vai de 0.567v sobe pra no max 1.89v e fica nesse vai e vem.. sera q a pu904 q troquei ta boa mesmo ou sera q foi outra coisa, ja q antes do power eu encontrei a tensao? A fonte assimetrica fica em 0.02a de consumo tmb @R2-D2 

 

Editado: por Diego Cutrim
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Diego Cutrim disse:

@Leonildo Pelo que vi aqui no esquema esses 3.3v e 5v sao alw, eu fiz a substituicao do Pu904 por um de uma sucata aqui e consegui ter os 3.3v e os 5v na bobinas prox pl 303 e pl 304, porém depois q eu apertei o power pra ve se a placa ligava, n deu certo.. voltei pra aferir nas bobinas porem a tensao de 3.3v que estava na pl 303 ta oscilando constantemente.. multimetro vai de 0.567v sobe pra no max 1.89v e fica nesse vai e vem.. sera q a pu904 q troquei ta boa mesmo ou sera q foi outra coisa, ja q antes do power eu encontrei a tensao? A fonte assimetrica fica em 0.02a de consumo tmb @R2-D2 

 

Amigo depois da troca do pu904 pwm 3 e 5 Alws, o ideal é isolar as bobinas Pl 303 e pl304 antes de startar a placa. Isolando as bobinas vc estaria isolando a fonte primário dos demais circuitos, verificaria se o pu904 está com as fontes de 3 e 5 Alws estáveis e em seguida injetar a fonte assimétrica na linha de 3 e 5 Alws para verificar fuga de corrente ou curto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Diego Cutrim disse:

@Leonildo Pelo que vi aqui no esquema esses 3.3v e 5v sao alw, eu fiz a substituicao do Pu904 por um de uma sucata aqui e consegui ter os 3.3v e os 5v na bobinas prox pl 303 e pl 304, porém depois q eu apertei o power pra ve se a placa ligava, n deu certo.. voltei pra aferir nas bobinas porem a tensao de 3.3v que estava na pl 303 ta oscilando constantemente.. multimetro vai de 0.567v sobe pra no max 1.89v e fica nesse vai e vem.. sera q a pu904 q troquei ta boa mesmo ou sera q foi outra coisa, ja q antes do power eu encontrei a tensao? A fonte assimetrica fica em 0.02a de consumo tmb @R2-D2 

 

Se está oscilando é pq tem alto consumo em uma das linhas de Alws.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Sil_16 disse:

Primeiro isole o pwm primário e tente estabilizar as fontes alws.

Segundo injete tensão nas linhas de 3 e 5 volts Alws.

Terceiro verifique se as demais tensões primárias sobem.

Aí sim vc vai poder startar...


 

O q seria isolar o pwm? Seria remover a bobina a qual ele gera a tensão ?? 

 

e sobre injetar a tensão na linha dos 3 e 5, em que ponto eu injetaria... 

desculpa as perguntas, eh só pra eu n fazer besteira.. ainda to engatinhando rs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Diego Cutrim disse:


 

O q seria isolar o pwm? Seria remover a bobina a qual ele gera a tensão ?? 

 

e sobre injetar a tensão na linha dos 3 e 5, em que ponto eu injetaria... 

desculpa as perguntas, eh só pra eu n fazer besteira.. ainda to engatinhando rs 

Isolar é remover as bobinas e vc injetaria tensão, aos poucos até atingir o máximo de 3 e 5Valws, do ponto da saída das bobinas pra frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sil_16 Amigo fiz o q pediu, coloquei novamente um pu904 q tinha aqui de sucata, e removi a pl303 e pl 304..

fiz o teste no multimetro e e vi q entra os 20v  no pino 7 e 8.. so q percebi q no lado q entra na pl 303 ta vindo so 1.6v 

 enquanto era pra vir os 3v correto:? (mais uma vez sera problema no pu904 da sucata q gera os 3v?) 

 

depois injetei os 3v dp outro lado da bobina pl 303 e o consumo da fonte foi pra 0.87a, e o SIO (eu1) aquece bastante na hora! 

Editado: por Diego Cutrim
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...