Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Guia Limpeza regiões Intel-Engine CS-ME-CS-TXE!!

Avalie este tópico:


FDONATO

Posts em destaque

Olá pessoal, acredito que a grande maioria dos técnicos aqui do EBR, sabem como faz... porém como tenho visto nos pedidos de arquivos muitos usuários do fórum  ainda tem dificuldades na hora de realizar a limpeza das regiões ME (CS)ME e TXE (CS)TXE, então resolvi fazer esses vídeos para que possam se basear neles e conseguir realizar da forma correta, sem ter a necessidade de que alguém do fórum faça para você, não é a todo momento que se encontra alguém online e disponível para realizar tal procedimento... gerando um tempo de espera, e afinal tempo é dinheiro...

 

 

Guia de limpeza regiões ME versões 7, 8, 9 e 10, e regiões TXE 1 e 2.

No vídeo abaixo o procedimento e detalhes servem para as regiões Intel Me 7-10 e Intel TXE 1-2.

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Guia de limpeza regiões (CS)ME versões 11, 12, 13, e 14, e regiões (CS)TXE 3 e 4.

No vídeo abaixo o procedimento e detalhes servem para as regiões Intel (CS)ME 11-14 e Intel (CS)TXE 3-4.

Mostro o motivo pelo qual a limpeza das regiões dessas versões não devem ser feitas no Meinject.

 

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Guia de limpeza regiões (CS)ME 11-14 e (CS)TXE 3-4 de bios assinadas pelo fabricante.

 

Neste vídeo mostro os procedimentos adicionais que precisam ser feitos quando uma bios é assinada pelo fabricante e o arquivo contém a hash de chave pública do fabricante.

image.png

 

 

____________________________________________________________________________________________________________

 

Arquivos para download:

MEAnalyser.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Intel System Tool.

 

Openssl.

____________________________________________________________________________________________________________

Comando para gerar arquivo dummy.pem:

ps: deve ser executado via cmd ou powershell dentro do diretório "BIN" do openssl.

 

openssl.exe genrsa --out dummy.pem 2048

 

image.png

____________________________________________________________________________________________________________

Espero que ajude, e desde já peço desculpas por algum deslize no vídeo, é minha primeira empreitada desse tipo ;D

Qualquer dúvida sinta-se a vontade para perguntar abaixo!

 

Dica:

Encontrar serial do windows no arquivo de bios via hxd32

localizar ctrl+F -> Valores Hexadecimais -> Procurar por:

01 00 00 00 00 00 00 00 01 00 00 00 00 00 00 00 1D 00 00 00

 

image.png

Editado: por FDONATO
  • Joinha 33
  • Legal 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @FDONATO por compartilhar esse material e o seu conhecimento! Tava querendo muito tirar umas duvidas sobre esse procedimento. Já vou fazer o BKP dos vídeos para a prosperidade. Mais um escrito no canal...Show de bola mesmo. Quando tiver um tempinho vou assistir e lê tudo com calma! Infelizmente só posso da um j+ mas fica aqui meu agradecimento de coração! 

  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Igor Já aconteceu comigo, além da demora, a máquina ficar reiniciando, e não habilitar algumas configurações de segurança na bios... mas no geral não ocorrem maiores problemas... o inconveniente as vezes é o cliente não gostar da demora, porque tem máquinas que demoram 45 segundos... Ai se tu vende um ssd para o cliente com aquela propaganda de que o windows inicia em pouquíssimo tempo, se não fizer a limpeza, sua propaganda vai por água abaixo, sem contar que uma máquina que liga e demora um tempo considerável pra gerar vídeo, aos olhos do cliente que muitas vezes é leigo, é sinal que você não fez teu serviço direito, hehehehe

  • Joinha 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 13/07/2020 às 12:50, FDONATO disse:

@Igor Já aconteceu comigo, além da demora, a máquina ficar reiniciando, e não habilitar algumas configurações de segurança na bios... mas no geral não ocorrem maiores problemas... o inconveniente as vezes é o cliente não gostar da demora, porque tem máquinas que demoram 45 segundos... Ai se tu vende um ssd para o cliente com aquela propaganda de que o windows inicia em pouquíssimo tempo, se não fizer a limpeza, sua propaganda vai por água abaixo, sem contar que uma máquina que liga e demora um tempo considerável pra gerar vídeo, aos olhos do cliente que muitas vezes é leigo, é sinal que você não fez teu serviço direito, hehehehe

Eu passo o Me Injector e resolve o problema de demorar tempo a iniciar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 5 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • 4 meses depois...

@FDONATO Magníficos, tanto os vídeos e seus conteúdos, quanto vossa vontade de ajudar a comunidade.

Fico imensamente grato por teres compartilhado, me poupaste de uma leitura deveras extensa para a qual não disponho do tempo já a algum tempo.

Ficou mamão com açúcar tendo os teus vídeos pra seguir o passo a passo.
Em relação ao offset eu tinha reparado em algo como isso uns tempos atrás quando resolvi extrair de BIOS de fabricantes distintos com mesma versão de ME, os seus ME, e retornavam arquivos com tamanhos diferentes, alguns de 1.5mb outros de 2.0mb ou 2.1mb se não estou enganado e por aí vai.
Acabei editando uma BIOS de qual precisava na mão uns dias atrás pra acertar a diferença de offset, e frustrado confesso, que não funcionou.

aAEaeuAEAhauehUAE ;D
É aquela velha história, todo serviço tem uma ferramenta ideal, né?

Abraço.
 

Editado: por Jack O'Neo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/06/2021 às 13:10, FDONATO disse:

Olá pessoal, uma pequena atualização no tópico, algo que eu havia esquecido de mencionar em um dos vídeos. É apenas uma relação dos nomes dos arquivos a serem substituídos dentro da pasta decomp dependo da versão que você está limpando,

é basicamente referente ao Segundo vídeo ==> (Guia de limpeza regiões (CS)ME versões 11, 12, 13, e 14, e regiões (CS)TXE 3 e 4.)

 

Dentro da pasta decomp:

Substituir o arquivo "ME Region.bin" para CSME versão 11

Substituir o arquivo "TXE Region.bin" para CSTXE versão 3

Substituir o arquivo "ME Sub Partition.bin" para CSME versões 12, 13, 14 e 15.

Substituir o arquivo "TXE Sub Partition.bin" para CSTXE versão 4

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Sobre as bios com a opção oem public key hash ativada em plataform integrity... conforme descrito no terceiro vídeo..

Essas opção só aparece basicamente em bios com regiões CSTXE, caso sua bios não possua esse tipo de região, sigas os procedimentos normais do vídeo 2.

 

Digo o mesmo que Jack Neo! Eu estou seguindo seus vídeos cada hora que me deparo com a mesma situação, não tenho experiência alguma com a não ser estar lá no tempo das pedras de gravações padrões do gravador, muito obrigado mesmo amigo por esta ajuda e agregar mais na minha oficina, muito obrigado mesmo, fique com Deus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@Jack O'Neo creio que seja uma boa idéia, pra termos um repositório funcional, seria interessante hospedar apenas as regiões stocks "PRD_RGN" que são as versões de produção liberada pela Intel para os fabricantes, que também são as versões que damos prioridade na hora de fazer a limpeza.

Ficaria até mais fácil para o pessoal que não tem muita prática, na hora de escolher o arquivo correto...

Essa semana irei começar a upar alguns arquivos, e vou adicionando os link aqui no corpo do tópico. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, acho que a melhor ideia possível seria criar uma sub área em Notebooks, "Limpeza de regiões ME/TXE Tutorial, Ferramentas, e repositório de regiões." <- Minha sugestão.

Um sub diretório para as "Ferramentas."

Um sub diretório para as "Imagens de regiões ME/TXE"  (sabidamente boas e funcionais, adequadas para as limpezas).

 

No cabeçalho da área "Limpeza de regiões ME/TXE Tutorial, Ferramentas, e repositório de regiões."  incluir um link para este tópico que trás os tutoriais, e aí arrumar aqui no tópico os Links para que apontem para os links internos do gerenciador de arquivos. 

Acredito que seria válido incluir o Me Injector como ferramenta deixando claro que só pode ser usado até as versões 10.x.xx..xxxx de ME, pois da muito menos trabalho.


Incluir também uma orientação para os membros postarem os arquivos que forem limpos e testados detalhando o máximo possível, sobre a placa, sobre a versão da BIOS, e sobre a versão de ME/TXE.

Visto que a ideia deste repositório é facilitar a vida dos técnicos e também que quem realmente quiser vai encontrar em outros lugares (visando até quem sabe até chamar mais técnicos pra comunidade) eu deixaria os downloads liberados.

 

Editado: por Jack O'Neo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@FDONATO @Jack O'Neo , feito!!!

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Me avisem se desejarem alguma alteração.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@curtolo ótimo, já comecei a enviar os arquivos...

13 horas atrás, curtolo disse:

Me avisem se desejarem alguma alteração

Seria possível criar subpastas, dentro da pasta repositório?

ex:

Repositório:

  • ME ver: 2 -> 10
  • CSME ver: 11 -> 15.40
  • TXE ver: 0 -> 2
  • CSTXE ver: 3 -> 4       

assim eu enviaria as versões em pastas separadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Jack O'Neo disse:

@FDONATO Será que não seria melhor um zip com todas da versão 2 outro com todas da versão 3 e assim por diante?

 

Sim, é dessa forma que estou fazendo, as versões estão separadas como no exemplo abaixo, cada arquivo comprimido, contém várias regiões stock de acordo com a versão informada no nome do arquivo comprimido.

image.png.044468b5f6995912f9bc7e9b6da57162.png

abaixo o exemplo do conteúdo do arquivo comprimido para a região CSME 11.7

image.png.01dd13d3b41c592c3d0d35930656dcdf.png

 

 

Minha ideia era separar os tipos de regiões ( csme, cstxe me e txe) por subpastas dentro do gerenciador... mas no final das contas dá no mesmo, é só indicar qual tipo de região no titulo do tópico dos arquivos...

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vou executar o comando openssl.(exe genrsa --out dummy.pem 2048) o meu windows diz que o programa não pode ser executado, já coloquei como compatibilidade e fiz N comandos ate no regedit, nada, executei no powershell da erro e não gera o dummy.pem, no meu caso ele tem o plataform integrid 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...