Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido ECS - H61H2-M2 - Não salva configurações de Bios de jeito nehum!

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom dia pessoal! Entrou esta maquina para mim e a mesma não salva as configurações da bios de maneira nenhuma, basta reiniciar a maquina que ela já perde as configurações. Eu já regravei a bios, troquei a bios, fiz um jumper da tensão 3.3V da bateria direto na bios, troquei o cristal e nada de resolver. Eu sinceramente não sei mais oque fazer, 

 

 

 

IMG_20200707_080221.jpg

IMG_20200707_080248.jpg

IMG_20200707_080143.jpg

IMG_20200707_080153.jpg

IMG_20200707_080201.jpg

Editado: por CTM Informatica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CTM Informatica não precisa desse jumper! A tensão que alimenta o bios é 3VSB que já vai estar alimentando o pino 8 do bios tornando esse jumper invalido! Caso esteja olhando o esquema, vai ver que o bios troca informações diretamente com o PCHD então as informações creio eu que fica gravado no PCHD. Entre o bios e PCHD tem o RN10 que é um conjunto de resistores, não sei bem como se chama, mas você pode ta analisando ele com osciloscópio esse é o melhor equipamento para ta analisando esse tipo de defeito.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faz as configurações tudo certinho na hora de salvar em vez de f4 ou f10 não sei qual tecla salva. pressiona f3 e reinicia!

já peguei uma placa aqui não e o mesmo modelo que a sua com problema parecido. fucei tudo na internet e achei essa solução ai. parece boba mais funcionou pra mim. tenta ai.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Leonildo disse:

@CTM Informatica não precisa desse jumper! A tensão que alimenta o bios é 3VSB que já vai estar alimentando o pino 8 do bios tornando esse jumper invalido! Caso esteja olhando o esquema, vai ver que o bios troca informações diretamente com o PCHD então as informações creio eu que fica gravado no PCHD. Entre o bios e PCHD tem o RN10 que é um conjunto de resistores, não sei bem como se chama, mas você pode ta analisando ele com osciloscópio esse é o melhor equipamento para ta analisando esse tipo de defeito.

Eu não tenho osciloscópio  ! Tem outra maneira de analisar isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, AlexandeDominio disse:

faz as configurações tudo certinho na hora de salvar em vez de f4 ou f10 não sei qual tecla salva. pressiona f3 e reinicia!

já peguei uma placa aqui não e o mesmo modelo que a sua com problema parecido. fucei tudo na internet e achei essa solução ai. parece boba mais funcionou pra mim. tenta ai.

Apertei f3 que é o default da bios mas não alterou a data, logo em seguida apertei esc para sair, reinicie a maquina e o problema continua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CTM Informatica me confirma se só tem esse chip de bios nessa placa? Já aferiu o diodo D8 com a maquina desligada pra ver se tem essa tensão de VBAT_IO no pino 3 e se ta chegando na porta vccrtc do PCHJ  e I/O? Essa tensão deve ser aferida com a placa desligada, pois com a placa em funcionamento o circuito rtc é alimentado pela tensão 3VSB_IO, e quando a placa é desligada, quem passa alimentar o circuito rtc é +VBAT! Quando a maquina é reinicia a maquina por alguns segundos fica sem a tensão de 3VSB_IO, e quem faz com quer a circuito não fique sem ser energizado, é a bateria do CMOS. O chip e I/O são alimentados por essa tensão. 

O chip de bios somente contem a interface para que você faças as mudanças que vão ficar armazenadas no pch! Posso não ta explicando corretamente mais é por aí, se tens algo que falei de errado podem corrigir...

Editado: por Leonildo
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CTM Informatica retira esse jumper amigo

podes danificar algum circuito 

o que você fez não existe. a alimentação da bios não vem da pilha

a pilha vai para o pch e não para o chip de bios

primeiro retire a pilha pegue um limpa contato e jogue no positivo e negativo do slot ou passe uma borracha nele e veja se resolveu 

se não resolveu veja o circuito rtc da placa se esta tudo ok 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Well7487 disse:

@CTM Informatica retira esse jumper amigo

podes danificar algum circuito 

o que você fez não existe. a alimentação da bios não vem da pilha

a pilha vai para o pch e não para o chip de bios

primeiro retire a pilha pegue um limpa contato e jogue no positivo e negativo do slot ou passe uma borracha nele e veja se resolveu 

se não resolveu veja o circuito rtc da placa se esta tudo ok 

Sim sim eu estava tentando dar um jeito para ver se resolvia iss!, Já fiz a limpeza e do slot da bateria com limpa contato e passei uma lixa fina para aumentar a aderência, no jumper do clr cmos chega as tensões 3v no D8 tbm chega as as tensões da bateria. Olhando pelo seu comentário e o do @Leonildo  o problema se afunila no pch ou algum resistor da bateria com pch,vou executar os testes do Leonildo e olhar esse circuito RTC. Logo ja retorno com o resultado!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Boa noite @Leonildo  ! A placa tem somente uma bios mesmo! E o D8 tem 3V nos pinos 1 e 2. Dai eu fui segundo para o PCH esses 3V encontrei essa mesma tensão no  circuito marcado na imagem.  Encontrei as referencias na parte superior da placa, mas eu acabei me perdendo por não conseguir identificar os componentes com a referencia.

image.png

IMG_20200708_181858.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CTM Informatica com a placa desligada e sem a fonte conectada veja se o D8 tem tensão no pino 1 e 3? A tensão de Vbat que é a tensão da bateria do CMOS vai ta presente lado 2 do R99 e vai entrar no pino 1 do D8 e sair no pino 3 essa tensão vai se chamar VBAT_IO. Na sequencia essa tensão vai entrar no pino 1 do CLR_CMOS e com ajuda do jumper vai passar para o pino 2 que vai se chamar VBAT_IO_S. Essa tensão vai entrar no pino 30 do IT8758E/BX! 

Esse tensão VBAT_IO_S vai passar também pelo R106 e ER43 vai ser enviado dois sinas RTCRST_L e  SRTCRST_L  para PCH ! Veja nas imagens abaixo. Tem que analisar tudo pra ver se ta correto! 

Anotação 2020-07-08 205746_LI.jpg

Anotação 2020-07-08 205852d.png

Anotação 2020-07-08 211937.png

Anotação 2020-07-08 204705.png

Anotação 2020-07-08 210628.png

Editado: por Leonildo
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CTM Informatica só para completar o raciocínio. O  RTCRST#  tem que se manter em nível alto com o jumper nos pinos 1 e 2 quando mudar um jumper de posição vai resetar as configurações armazenadas na PCH e o bios volta para configurações padrões de fabrica. Se tiver em nível baixo no momento que a placa reinicia ou e desligada, ou a tensão da bateria e a tensão de 3VSB_IO não passar para o pino 3 do diodo D8 pode ser que é isso que estar acontecendo, e não ta segurando as informações salvas nas configurações do BIOS! Pode ser solda fria como o colega falou...ou algum resistor aberto! 

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Leonildo disse:

@CTM Informatica com a placa desligada veja se o D8 tem tensão pino 1 e 3? A tensão de Vbat que é a tensão da bateria do CMOS vai ta presente lado 2 do R99 e vai entrar no pino 1 do D8 que vai se chamar VBAT_IO. Na sequencia essa tensão vai entrar no pino 1 do CLR_CMOS e com ajuda do jumper vai passar para o pino 2 que vai se chamar VBAT_IO_S. Essa tensão vai entrar no pino 30 do IT8758E/BX! 

Esse tensão VBAT_IO_S vai passar também pelo R106 e ER43 vai se enviada dois sinas RTCRST_L e  SRTCRST_L  para PCH ! Veja nas imagens abaixo. Tem que analisar tudo pra ver se ta correto! 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Anotação 2020-07-08 205852d.png

Anotação 2020-07-08 211937.png

Anotação 2020-07-08 204705.png

Anotação 2020-07-08 210628.png

 

 

Encontrei os 3v no pino 3 do D8, no R99, no pino 30 IT8758E/BX, nos R106 e ER43 também encontrei os 3v.

Olha que engraçado eu encontrei os 3v no pino 30 do IT8758E/BX mas no MC32 que é o capacitor que sai na linha dele eu não encontrei os 3v. Pode ser ele o problema ?

 

Desculpa ! editando minha aferi novamente este capacitor MC32 e o mesmo támbem encontro os 3v.

 

 

Editado: por CTM Informatica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leonildo disse:

@CTM Informatica só para completar o raciocínio. O  RTCRST#  tem que se manter em nível alto com o jumper nos pinos 1 e 2 quando mudar um jumper de posição vai resetar as configurações armazenadas na PCH e o bios volta para configurações padrões de fabrica. Se tiver em nível baixo no momento que a placa reinicia ou e desligada, ou a tensão da bateria e a tensão de 3VSB_IO não passar para o pino 3 do diodo D8 pode ser que é isso que estar acontecendo, e não ta segurando as informações salvas nas configurações do BIOS! Pode ser solda fria como o colega falou...ou algum resistor aberto! 

Entendi ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CTM Informatica retira a fonte da placa e afira esse circuito só com a bateria do CMOS! O capacitor só vai ter tensão de um lado o outro e gnd! Nesses resistores R106, ER43 tem que ter tensão dos dois lados! Pode ser que sofra um queda quando a tensão passar para o outro lado...Se tiver tudo Ok. Tenta regravar o bios ou mesmo trocar  de chip ou tentar com teclado externo para salvar as alterações feitas. 

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo Boa tarde ! Então eu aferi tudo exatamente da maneira que vc disse, sem a fonte na placa somente a bateria CMOS, Encontrei os 3v nesses resistores  R106, ER43 e também no capacitor MC32. Já foi feito antes a troca do integrado da bios, tanto que eu tinha feito aquele jumper (gambiara) para tentar uma maneira para resolver. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, leaolima disse:

Isso está com cara de PCH a memória cmos que diz como a bios vai funcionar fica dentro dele. Recomendo um Me pra se passa salvar mas raramente é bga seria um replace. Fica a dica.

Sim... tudo esta indicando que pode ser defeito do pch mesmo!  O que seria um ME?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Well7487 disse:

@CTM Informatica minimal esquentation 

seria em vez de colocar ar quente em cima do chip diretamente

colocar ar quente no lado inverso do chip

kkkkkk Put..q pariu! Mininal esquentation, os caras muito foda mesmo essa nova pra mim. 

Esquentação minima no lado inverso. Seria: fazer um reflow do lado de traz da placa na posição do PCH? Isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, CTM Informatica disse:

Sim... tudo esta indicando que pode ser defeito do pch mesmo!  O que seria um ME?

E um Reflow mínimo , Minimal Esquentacion, esquenta por baixo do chip 30s a 350c e 400c espera esfriar e liga vê ser solda bga , mas nesse caso acredito que é defeito mesmo no chip.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, leaolima disse:

E um Reflow mínimo , Minimal Esquentacion, esquenta por baixo do chip 30s a 350c e 400c espera esfriar e liga vê ser solda bga , mas nesse caso acredito que é defeito mesmo no chip.

Entendi ! Bom vou arriscar esse ME vai que da certo neh !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...