Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Tv Philco PH21 SS não liga fica só em standby

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá, boa tarde a todos. Estou com uma tv Philco super slim de tubo, modelo PH21 SS que chegou até min apresentando o seguinte problema... Fechando a vertical uns 3 cm encima e embaixo. E com listra verde encima... Pensei que fosse capacitor do setor vertical... Abri a mesma verifiquei os Diodos do setor... Todos bons...então verifiquei um trimpot 2k que estava coberto com cola de fábrica estava ruim e isolado pela cola que tinha passado a conduzir. Troquei o trimpot e ela ficou quase normal, apenas com uma leve encolhida na vertical encima ... Então resolvi trocar todos os capacitores do setor. Oque não resolveu. Depois de uma hora ligada mais ou menos voltou a apresentar o problema inicial... Tremulando a imagem e fechando os 3 cm de vertical encima e embaixo.... Só que piorou, chegou até encolher a imagem quase que 100% ficando apenas uma fresta no meio mas era a imagem bem enchida. Depois desligou do nada e não ligou mais... Agora fica apenas roncando baixo perto da fonte... Fui verificar e o capacitor que alimenta o coletor do transistor vertical deveria ter de 87 a 95v só chega 56 nele. Verifiquei os capacitores de 1000/25 que fazem o +15 e -15 só tem +6 e -6 e eles ficam ligados diretamente no pino da fonte secundaria... Será problema na fonte? Já pesquisei muito. Já fui pro manual de serviço dela já fiz todas as dicas para este defeito que outros colegas conseguiram solucionar achando um resistor aberto etc mas eu não obtive sussesso. Se alguém poder me ajudar agradeço. Deus abençoe a todos!

RESOLVIDO!

Bom amigos. Eu resolvi olhar novamente o trimpot que pus nela e simplesmente era ele.... Não sei se era porque era de ma qualidade ou falsificado, acabei pondo um resistor de 1.5k no lugar no trimpot... Isto mesmo, um resistor de 1.5k creio que com um de 2 ou de 1 tmb funcionaria porém coloquei um de 1.5 e ela ligou. Está ligada a umas 12 horas e tudo certo, já desliguei ela deixei esfriar e liguei novamente. As tensões normais tudo ok! Agradeço a quem dedicou de seu tempo para me ajudar muito grato mesmo sempre aprendendo mais com vocês... 👏

IMG_20200705_104130228.jpg

IMG_20200705_165850192.jpg

Editado: por Renato Cezar Felix
RESOLVIDO!
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, 

 

@Renato Cezar Felix,favor clicar em editar na primeira mensagem e corrija o título,  deve conter: aparelho,  marca, modelo e defeito. É uma das regras do Fórum. 

 

Esse modelo de tv saiu com diversas versões de placa, a sua é a versão A?

 

No esquema o único trimpot que encontrei é para ajuste de tensão da fonte, qual código dele?

 

Esses  95v alimenta o circuito de reflexão horizontal. O vertical é +15v e -15v.

 

Qual tensão no emissor de v574 e na base do v504.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, ohm disse:

Olá, 

 

@Renato Cezar Felix,favor clicar em editar na primeira mensagem e corrija o título,  deve conter: aparelho,  marca, modelo e defeito. É uma das regras do Fórum. 

 

Esse modelo de tv saiu com diversas versões de placa, a sua é a versão A?

 

No esquema o único trimpot que encontrei é para ajuste de tensão da fonte, qual código dele?

 

Esses  95v alimenta o circuito de reflexão horizontal. O vertical é +15v e -15v.

 

Qual tensão no emissor de v574 e na base do v504.

Desculpa amigo, está corrigido.  Eu sou iniciante. Não sei se a placa dela é mesmo esta mas me basiei por este esquema e os componentes estão batendo. Segue o link do esquema. E o código impresso na placa para o trimpot é RP551.

 

picture_2020_7_8_15_45_22_899.jpg

Editado: por Renato Cezar Felix
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Manchado Manoel disse:

Olá ,  os capacitores que trocou , você chego a testar se estavam ruins?

Olá, boa tarde,Testei todos amigo... Todos deram um pouco abaixo apenas por ex: os de 1000/25 deram 940.... O de 2200 deu 2000 e por aí vai... Troquei porque não possuo capacheck só pude verificar a capacitância então por via das dúvidas troquei todos por se tratar de peças baratas. Segue a foto de todos capacitores trocados. picture_2020_7_6_15_6_54_493~4.jpg

Editado: por Renato Cezar Felix
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato Cezar Felix realmente esse trimpot é para ajuste fino das tensões da fonte. 

 

Para tv ligar a base do v504 tem que ir para "nível alto ". Assim terá próximo de 11v no emissor do v505.

 

Para tanto o micro tem que está sendo alimentado pelo v574 e v540.

 

Por gentileza,  retirar o link do esquema de site externo. Também não é permitido.

 

Veja essas tensões que te perguntei que seguimos a análise. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, ohm disse:

@Renato Cezar Felix realmente esse trimpot é para ajuste fino das tensões da fonte. 

 

Para tv ligar a base do v504 tem que ir para "nível alto ". Assim terá próximo de 11v no emissor do v505.

 

Para tanto o micro tem que está sendo alimentado pelo v574 e v540.

 

Por gentileza,  retirar o link do esquema de site externo. Também não é permitido.

 

Veja essas tensões que te perguntei que seguimos a análise. 

Muito obrigado amigo, desculpa a ignorância. Não estou acostumado por aqui... A propósito acabei de verificar o coletor do transistor como pediu. Chega 57v nele. Segue a foto do trimpot removido que conduzia por conta da cola ressecada. 

picture_2020_7_5_16_11_10_957.jpg

Editado: por Renato Cezar Felix
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato Cezar Felix verifique as tensões de 5v e 3.3v marcados em vermelho na imagem que segue. Mesmo a tv em stand_by tem que ter esses valores.

 

Confira se existe próximo de 3.3v no ponto que a seta amarela indica. É o comando power que o micro envia.

 

Por fim, esses componentes na área marcada em vermelho, devem ser conferidos minunciosamente. Eles controlam o valor da tensão no secundário da fonte. A propósito, troque o foto_acoplador. Comumente dao defeito nesse chassi.

Ph21ss.png

Editado: por ohm
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ohm disse:

@Renato Cezar Felix verifique as tensões de 5v e 3.3v marcados em vermelho na imagem que segue. Mesmo a tv em stand_by tem que ter esses valores.

 

Confira se existe próximo de 3.3v no ponto que a seta amarela indica. É o comando power que o micro envia.

 

Por fim, esses componentes na área marcada em vermelho, devem ser conferidos minunciosamente. Eles controlam o valor da tensão no secundário da fonte. A propósito, troque o foto_acoplador. Comumente dao defeito nesse chassi.

Ph21ss.png

Muito obrigado amigo, ainda hoje a noite cheguei a trocar o fotoacoplador não tenho como testalo pois só possuo o multimetro digital e se testa com os dois um digital e outro analógico correto? Mesmo assim para tentar a sorte removi o fotoacoplador e pus outro que tirei de uma fonte atx mas não deu em nada... Ficou da mesma forma em standby então repus o mesmo fotoacoplador de volta... Amanhã irei verificar tudo que me indicaste, mais uma vez muito obrigado e Deus te abençoe... 👏👏👏👏

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm amigo boa noite, consegui resolver o problema da tv, como faço para marcar o tópico como resolvido? Só editar o título e por como resolvido?

Em 08/07/2020 às 21:15, ohm disse:

@Renato Cezar Felix verifique as tensões de 5v e 3.3v marcados em vermelho na imagem que segue. Mesmo a tv em stand_by tem que ter esses valores.

 

Confira se existe próximo de 3.3v no ponto que a seta amarela indica. É o comando power que o micro envia.

 

Por fim, esses componentes na área marcada em vermelho, devem ser conferidos minunciosamente. Eles controlam o valor da tensão no secundário da fonte. A propósito, troque o foto_acoplador. Comumente dao defeito nesse chassi.

Ph21ss.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Renato Cezar Felix disse:

@ohm amigo boa noite, consegui resolver o problema da tv, como faço para marcar o tópico como resolvido? Só editar o título e por como resolvido?

 

@Renato Cezar Felix , Parabéns.

Correto! Clique em "editar" na primeira mensagem e mude o "prefixo" para resolvido.

 

Compartilhe quais os procedimentos e peças substituídas que chegou a solução do problema. Assim servirá para futuras pesquisas de outros membros do fórum.

Editado: por ohm
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, ohm disse:

@Renato Cezar Felix , Parabéns.

Correto! Clique em "editar" na primeira mensagem e mude o "prefixo" para resolvido.

 

Compartilhe quais os procedimentos e peças substituídas que chegou a solução do problema. Assim servirá para futuras pesquisas de outros membros do fórum.

Obrigado amigo... Deus o abençoe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...