Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Philco Slimbook 14I - 71R-E14RV6-T830 - Liga travando no logo e só vídeo externo

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá, amigos!

Tudo beleza? Tudo bem com vocês?

 

Dentre os equipamentos que estão sob minha manutenção, estou com um notebook Philco Slimbook 14I, aquele mesmo equipado com a famosa placa Shuttle 71R-E14RV6-T830, processador AMD C-70 Brazos integrado, com o seguinte histórico:

 

*No primeiro teste na residência do cliente, encontrei-o ligando mas tela não apresentou vídeo. LED power e cooler OK.

 

*Pedi um cabo HDMI para conectá-lo à TV existente e deu vídeo externo, liga travando no logo, ainda sem vídeo na tela. Não entra no setup.

*Fonte do cliente, uma Clone modelo 47005 de 90 W apresenta 16,43 V. Mesmo com uma minha, tensão acima dos 19 V, o resultado é o mesmo.

*Na minha bancada, horas depois, ligou normalmente num monitor externo e na tela, acessou Windows 7 e tudo mais. Percebi que num boot sem travamento é possível ver as informações no rodapé sobre acesso ao setup e seleção de dispositivo de inicialização. Ficou ligado por 8 horas até que alguma atualização o reiniciou. A partir daí, ficou com vídeo apenas no monitor externo, porém ainda acessando o Windows do HD.

*Após ser desligado e ligado, voltou a ficar travado no logo  Philco e apresentar vídeo apenas em monitor externo. Notei nesse ponto que o logo Philco fica com uns tracinhos, denotando algum problema de vídeo.

 

Deixei de molho para me dedicar a outros assuntos pessoais e retomei a análise no último final de semana. Este equipamento passou por manutenção anterior, onde o técnico apenas substituiu a placa. Essa placa anterior também veio com o equipamento, onde numa inspeção visual constatei o D24 torrado e ao testar detectei vários capacitores em curto. Beleza. O que realmente me interessava nela eram as DUAS BIOS e demais componentes para aproveitamento.

 

Pois bem. Continuando com a placa fora do gabinete e com todos os periféricos desconectados - inclusive o rabicho com o botão power e LED, pois esta placa já tem um botão power integrado e junto ao DC jack:

 

*Ao ser ligada, LED power e cooler funcionando OK.

*Tensões na BIOS U13 normais.

*Troquei a BIOS U11 e nada mudou.

*Já desenergizei a placa, removendo a CR2032, curto-circuitando os terminais do conector da bateria da mesma E pressionando o power por mais de um minuto.

*Após troca da BIOS U13, ligou normal, entrou no BIOS e acessou Windows perfeitamente. Julguei ter sanado o problema. Porém, antes de fechar tendo remontado parcialmente o equipamento, testei e... voltou a dar o mesmo problema: dá vídeo na tela quando quer, mas sempre há vídeo externo. LED power e cooler OK.

*Verifiquei a memória que veio no mesmo, 4 GB PC3L, e estava OK. Troquei por uma PC3, pois li no slot a marcação 1,5 V e não houve alteração.

*Chipset pega fogo enquanto está ligada (APU AMD)

*Quando raramente não da vídeo, basta desligar e ligar novamente e/ou recolocar memória que voltar a dar vídeo.

*Constatei o que relata o usuário abaixo num tópico semelhante, exatamente da mesma forma:

 

Em 18/07/2016 às 13:09, Donini II disse:

Sei que este post é meio antigo mas pode ajudar quem tiver o mesmo problema, "travando ao iniciar".

Resolvi alguns notes da seguinte maneira: quando travar no logo ou no setup, vá tateando com o dedo por toda placa(todos os componentes), em algum componente que tatear irá sair da tela travada, dai é só descobrir qual componente exatamente foi tateado e ressoldar ou substituir, no meu caso a maioria das vezes foi uma resistência e por coincidência todas na linha de áudio.

Esse note tambem é famoso por travar e tem que fazer o procedimento de tirar toda energia da placa retirando a bateria do bios e jampeando os peds da bateria na placa por 20 segundos.

 

 

Comigo aconteceu tocando os componentes em volta do Q75 (WO4PZ), especialmente o trio R1355, R1357 e C1534. Quando o dedo é mantido na região, some a imagem mas não chega a cortar o vídeo. Ao retirar o dedo, imagem fica manchada, chuviscando, mas nota-se o logo no fundo na tela ainda travada. Vale salientar que o conector LVDS fica no lado oposto da placa e na outra face.

 

*U30 (GS7113) bem próximo aquece, não chegando a queimar o dedo.

*Removi o capacitor C1534 e o problema continuou. Um dos lados, acreditando que deveria estar aterrado, apresenta resistência de 353 ohms em X1/beep em relação ao terra, mesmo sem o capacitor.

*Removi o resistor R1357 e o vídeo externo sumiu de vez; o retornei e voltou.

 

Resta testar o R1355.

Preciso de acesso ao esquema elétrico e download das BIOS U11 e U13 aqui do fórum para regravação.

WhatsApp Image 2020-07-09 at 19.40.02.jpeg

WhatsApp Image 2020-07-09 at 19.40.05.jpeg

WhatsApp Image 2020-07-09 at 19.40.06.jpeg

WhatsApp Image 2020-07-09 at 19.40.06 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-07-09 at 19.48.00.jpeg

WhatsApp Image 2020-07-09 at 19.53.59.jpeg

WhatsApp Image 2020-07-09 at 19.54.59.jpeg

WhatsApp Image 2020-07-09 at 20.54.08.jpeg

WhatsApp Image 2020-07-09 at 20.54.09.jpeg

WhatsApp Image 2020-07-09 at 20.54.091.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Tony Cezar disse:

Olá, amigos!

 

 

Tudo beleza? Tudo bem com vocês?

 

Dentre os equipamentos que estão sob minha manutenção, estou com um notebook Philco 14L, aquele mesmo equipado com a famosa placa Shuttle 71R-E14RV6-T830 com o seguinte histórico:

 

*No primeiro teste na residência do cliente, encontrei-o ligando mas tela não apresentou vídeo.

 

*Pedi um cabo HDMI para conectá-lo à TV existente e deu vídeo externo, liga travando no logo, ainda sem vídeo na tela.

 

*Na minha bancada, horas depois, ligou normalmente num monitor externo e na tela, acessou Windows 7 e tudo mais. Ficou ligado por 8 horas até que alguma atualização o reiniciou. A partir daí, ficou com vídeo apenas no monitor externo.

 

*Após ser desligado e ligado, voltou a ficar travado no logo e apresentar vídeo apenas em monitor externo.

O note pelo monitor externo funciona normalmente, ou seja, vc consegue usar o sistema operacional? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Tony Cezar alterou o título para Philco Slimbook 14I - Placa Shuttle 71R-E14RV6-T830 - Liga travando no logo e só vídeo externo
Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...