Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo Z400 Placa la-9061p Não Liga, Sem tensão na bios

Avalie este tópico:


miranda_ss

Posts em destaque

Boa noite, 

 

Estou com esse Lenovo que não liga, mas está com 3 e 5v. Botão power ok, mas sem tensão na bios +3vs. 

 

image.png

 

 

Pelo que entendi do esquema, essa tensão aparece no U39. 

image.png

 

Aí que começa a ficar estranho pra mim. Quando aperto o botão, aparece +VSB (20V), fica um tempo e depois some, parece que entra em proteção ou algo assim. Na assimétrica, fica  com 0,013, vai pra 0,017 quando aperto e volta pra 0,013.

Tb tenho SUSP (2,87V) e não chega nada no pino 4 do U39, aí ele não gera +3VS. O mesmo acontece com +5VS. Alguém pra dar uma luz? Desconfiei do SIO, mas como estou recebendo SUSP, entendi que ele tá ok.

O curioso tb é que não chega o 20V de +VSB no dreno do Q111. Morre ali no R647. Tirei da placa e está bom. Acontece exatamente o mesmo no +5VS. Não entendi essa...

 

Power Sequence está na página 60. Se alguém puder dar uma luz, fico grato!

 

Segue o esquema pra ajudar.

 

 

Editado: por miranda_ss
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@miranda_ss como você já percebeu a tensão do pino do bios só vai subir com a maquina ligada! Veja que o sinal susp# vai habilitar o pwm PuU501 quem vem antes das tensões de VS e que alimenta as memorias. Então quando pressiona o power afira se a tensão da PL501 vai subir? Se não tiver subindo, tem que começar aferir desse ponto...Se tiver subindo essa tensão de 1.5v na PL501, você tem que aferir sempre pressionando o power os mosfet de transferência U38,U39 e Q8 para confirmar quais tensões devem ta passando ou não por esses mosfet do dreno para source . No caso do Q8, vai ter que ter  a tensão de 1.5v lá do Pu501, que sem essa tensão a tensão de 1.5vs não vai existir! Essas placas da muito defeito nos mosfet que ajuda a chavear os mosfet que faz a comutação da tensão de ALW para VS! 

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/07/2020 às 09:39, Leonildo disse:

@miranda_ss como você já percebeu a tensão do pino do bios só vai subir com a maquina ligada! Veja que o sinal susp# vai habilitar o pwm PuU501 quem vem antes das tensões de VS e que alimenta as memorias. Então quando pressiona o power afira se a tensão da PL501 vai subir? Se não tiver subindo, tem que começar aferir desse ponto...Se tiver subindo essa tensão de 1.5v na PL501, você tem que aferir sempre pressionando o power os mosfet de transferência U38,U39 e Q8 para confirmar quais tensões devem ta passando ou não por esses mosfet do dreno para source . No caso do Q8, vai ter que ter  a tensão de 1.5v lá do Pu501, que sem essa tensão a tensão de 1.5vs não vai existir! Essas placas da muito defeito nos mosfet que ajuda a chavear os mosfet que faz a comutação da tensão de ALW para VS! 

Obrigado pela dica, já me deu uma luz. Não tem nadaPL501, então fui para o PU501, lá encontrei:

 

1-0v

2-0v

3-0v

4-0v

5-0v

6-0v

7-0v

8-0v

9- 18.30v

10-0v

11-5v

12-5v

13-5v

14-0v

15-0v

16-0v

17-0v

18-4.63v

19-0v

20-0v

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...