Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Nova maquina de reballing, todos tem uma dessa..kkkk

Avalie este tópico:


Daniel

Posts em destaque

  • Respostas 55
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Nem imaginam o que aparece por aqui, na semana passada, desmontei um DV9500 e fiquei... epá nem sei...tava todo derretido...

O cliente disse que foi a uma loja no centro pagou um nota... quando ele lá chegou o computador ainda dava imagem, qaundo saiu.. ( e eu pensando... entrou com computador e saiu com uma pizza) .... o computador já nem ligava.

 

lol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comprei 2 lampadas de secagem,1 gabinete velho, cortei um circulo na lata com uma serra tico tico, coloquei dimmers para controlar intensidade da  lampada de cima e para a de baixo e um multímetro com termostato.

gastei menos de 100 reais e agora nem me canso usando estação a vapor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei dessa, me fez lembrar quando comecei na eletronica, eu não tinha ainda um multimetro, ai eu improvisei uma fonte de 4,5v duas pontas de prova e uma lampada de lanterna, ligava em serie, se a lampada acendesse com brilho forte, transistor em curto, se acendesse pouco brilho em terminais alternados, transistor bom.. mas as vezes eu quebrava a cara!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comprei 2 lampadas de secagem,1 gabinete velho, cortei um circulo na lata com uma serra tico tico, coloquei dimmers para controlar intensidade da  lampada de cima e para a de baixo e um multímetro com termostato.

gastei menos de 100 reais e agora nem me canso usando estação a vapor.

 

Ricardo,

 

Ola tudo bem? Voce poderia dar mais detalhes sobre a construcao, aplicacao, em fim sobre seu projeto...

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Realmente muito engraçado esse vídeo. Só que não mostrou o resultado do reball "fatality", provavelmente o chip deve ter dado um monte de estalos devido a temperatura. Se em estações mais caras já é complicado, imagina no fogão infragás. Mas, para título de experiência rendeu uma boa piada.

Fico pensando, quanto o cara cobra nisso? Que tipo de garantia dá? complicado para nossa profissão esses vídeos do youtube, os clientes acabam vendo e achando facinho, e não entendem nossos preços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara quantas sis530 eu consertei dessa forma so q c secador serigrafico. No tempo que as bolinhas eram de chumbao. Pior que funciona ate bem, aquecia a 100 no fogao e depois era c secador serigrafico, eu fiz uma gambia que controlava a a temperatura da resistencia e o ventilador era numa fonte ajustavel. Devo ter arrumado umas 5000 sis530 e xcell 2000 assim. Aquelas placas de pentium 1... que comecaram a vir com os primeiros fets smd... era assim mesmo. Enquanto a galera usava o famoso forno eletrico para cozinhar a placa toda... e secavam os capacitores eletroliticos todos... ou tinha de trocar todos na placa depois do reflow... Ainda conheco 1 cara que trabalha assim... Ferro de passar e secador serigrafico. E ainda falo que o cara trabalha melhor que muita gente que tem maquina cara. Pq soldagem e uma arte, nem e o equipamento.  Aqui prefiro de fazer no modo manual tb.

 

Uso uma yaxun e uma t870, ja com esse metodo ja estou chegando a 1200 notebooks entregues e em 3 anos. 12 retornos nesse tempo. Mais de 1 ano que n torro 1 chip. Esses sis e via sao realmente um lixo p mexer. Mesmo assim o que sai de positivo funcionando daqui... o macete de sis e via e aquecer a placa a 120 e manter a placa toda nessa temp. e nao aquecer o chip e sim a placa ao redor dele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Conheci 1 cara hj, do tempo das valvulas...  o cara tira chip c aquele ferro de solda tipo capetao, a famosa machadinha. e so deixar em cima do chip alguns segundos... que derrete tudo em volta.

 

As vezes o que vale nao e o equipamento de trabalho mas o KnowHow. Vou ver se eu consigo filmar ele arrancando chip de tv aqueles que parece o ITE c o capetao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, boa noite pessoal. Antes de mais nada esse video é meu. Outra coisa é bom ver um video ainda mais quando se procura algo, e só ver o conteúdo não se preocupando em ler os comentários. Vou explicar maiiiiiiiisssssssss uma vez tabom. Ali foi só uma forma de amostrar para um amigo tão ignorante quanto a alguns aqui que da sim para fazer nesse caso um reballing sem gastar muita grana. Olhem só, aquilo foi uma EXPERIENCIA.

Vamos lá, quem dos jumentos ai me diz qual  o principio básico de uma estação de retrabalho?

Vou responder para voces ta bom!

Simplesmente voce vai precisar de um pré-aquecedor, um sensor de temperatura e um aquecedor direto. E foi o que usei, simplesmente o fogão de pre-aquecedor, um multímetro com sensor de temperatura para não deixar danificar a placa e o soprador que qualquer um tem em suas bancadas.

  Como disse lá em uns comentário, isso foi uma experiencia e não faça se não tiver o minimo de conhecimento no assunto. Mais de qualquer forma curtam video do jeito que quiserem, pois sei que tem pessoas que veem as coisas de outros modos, e de qualquer forma obrigado pela critica não construtiva a quem postou meu video.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro allaneletronica,

A iniciativa de mostrar didaticamente que existem outros métodos é legal, porém, um vídeo desse estimula o pessoal a não querer mandar equipamentos para o conserto, tentar dar aquele "jeitinho" em casa, sem qualquer experiência ou critério. Pense num leigo que vê o seu vídeo, que tem um problema no seu notebook, vai achar que resolverá o problema daquela maneira, e achará que é bem simples e que nós, meras assistências técnicas estamos querendo ganhar dinheiro "fácil" nas costas do cliente.

O que muitos debatem aqui não é o seu conhecimento de causa, e nem a sua experiência, mas sim as centenas de vídeos espalhados na internet, de como dar aquele jeitinho no BGA. Cada pessoa que tem um problema desse, quando visita a minha, a sua ou a assistência de qualquer um, já vem com a coisa "diagnosticada", e achando que deve pagar qualquer preço, pois viu o vídeo onde parece ser muito simples, então "cliente" já vem com o diagnóstico e com o "pago X" para resolver, você resolve?

O que chega de clientes nas assistências, com "diagnósticos" de youtube,  do tipo "é uma soldinha", "é um parafuso solto", "queimou um fusívelzinho", etc... Isso para qualquer profissional é um balde de água fria, geralmente esse tipo de cliente é aquele que revira a internet atrás de informações do tipo "faça você mesmo", e depois vem te contestar, acha caro, etc.

 

Todos nós que somos técnicos, ou "jumentos técnicos", sabemos o princípio de uma estação de retrabalho, a maioria do pessoal aqui tem uma em suas assistências, e o que prezamos é pelo bom reparo utilizando as ferramentas corretas. Uns tem Hontons, outros IR6000, outros T870, Jovi, e por aí vai.

 

O princípio de qualquer IR ou Honton da vida, e até as "churrasqueiras de placa", é respeitar curvas de temperaturas específicas tanto para a placa quanto para o componente, levando-se em conta a temperatura de fusão da liga de solda, e também a temperatura máxima que a placa suporta, pois sabemos que a placa de notebook ela possui várias camadas, e trilhas internas e o seu material (fibra ou fenolite) não pode também ser esquentado de qualquer maneira, senão de placa vira uma "canoa", e o componente também tem um limite para temperatura, e quando não se respeita, ocorrem bolhas, delaminações, descolamento de núcleo, estalos e tudo de ruim que possa vir. Então, antes de ir para a estação, deve-se desumidificar a placa em estufa, e depois sim colocar na estação para que o pré aquecedor venha atuar, e em seguida conforme programação da estação o aquecedor superior, revezando com o inferior, dependendo do equipamento e configuração. Uma configuração bem elaborada não agride nem a placa e muito menos o componente, e isso é praticamente metade do caminho andado, o resto é rebalar o componente e ressoldar ele na placa, tudo tem que ser feito com critério, senão perde-se tempo, material e dinheiro, e o cliente...

 

E sabemos que os equipamentos certos na hora certa dão um êxito muito bom no reparo. Pior coisa é um cliente te levar um equipamento, e ao desmontar ver a placa toda tostada, conectores derretidos, adesivos plásticos retorcidos pelo calor, faltando componentes (porque caiu devido ao calor excessivo). Imagine o tempo que se perde em uma máquina dessas que já foi toda fuçada, e a frustração do cliente em saber que a placa dele já era, e que se tivesse sido manuseada com mais critério poderia ser recuperada...

 

Acho que a intenção não é criticar, mas quando se coloca um vídeo na internet, devemos estar preparados para críticas construtivas ou não. Eu achei interessante didaticamente "em nome da ciência", mas fico pensando no índice de acertos que a experiência proporcione. Se puder compartilhar maiores informações creio que o pessoal iria gostar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, boa noite pessoal. Antes de mais nada esse video é meu. Outra coisa é bom ver um video ainda mais quando se procura algo, e só ver o conteúdo não se preocupando em ler os comentários. Vou explicar maiiiiiiiisssssssss uma vez tabom. Ali foi só uma forma de amostrar para um amigo tão ignorante quanto a alguns aqui que da sim para fazer nesse caso um reballing sem gastar muita grana. Olhem só, aquilo foi uma EXPERIENCIA.

Vamos lá, quem dos jumentos ai me diz qual  o principio básico de uma estação de retrabalho?

Vou responder para voces ta bom!

Simplesmente voce vai precisar de um pré-aquecedor, um sensor de temperatura e um aquecedor direto. E foi o que usei, simplesmente o fogão de pre-aquecedor, um multímetro com sensor de temperatura para não deixar danificar a placa e o soprador que qualquer um tem em suas bancadas.

  Como disse lá em uns comentário, isso foi uma experiencia e não faça se não tiver o minimo de conhecimento no assunto. Mais de qualquer forma curtam video do jeito que quiserem, pois sei que tem pessoas que veem as coisas de outros modos, e de qualquer forma obrigado pela critica não construtiva a quem postou meu video.

 

 

:o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o

 

 

quando eu fiz os meus primeiros, uns 6 anos atraz eu fiz mais ou menos da forma que vc tava testando no video, e cara funcionou muita coisa... Nós brasileiros sempre tentamos 1 nova iniciativa... e assim mesmo, quanta gente que trabalha dessa forma? como citei mais em cima outro dia conheci 1 cara q troca chips usando 1 ferro de solda machadinha de 200w. eu ja prefiro estacao de ar, tem 1 outro amigo que trabalha de outra forma... bem rudimentar tb e o que faz o tecnico nao sao as suas ferramentas, mas o seu conhecimento.

 

Na epoca que eu trabalhava com amplificadores de potencia, a ultima ferramenta que eu usava era o multimetro. era no injetor de sinal e seguidor e testava todos componentes assim... naquela epoca eu tinha 13 anos e um multimetro era algo que nem sonhava comprar.

 

??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal. Minha intenção nunca foi estimular ninguém a fazer o trabalho da forma errada. Como disse antes, foi só uma experiência.

Aquele notebook que eu fiz a apresentação no vídeo era meu mesmo, ele já estava quase condenado  a morte. Eu comprei ele de um estagiário onde eu trabalho por R$ 50,00 hehehehe, pois precisava de uma tela 15.4" e o rapaz não teve o que fazer antes de consultar ninguém largou a placa no forno sem tirar nem se quer os isolantes da placa, não fez uma analize antes, e nem perguntou a ninguém qual seria o resultado. Depois da coisa feita,  condenamos a placa. Beleza, eu até errei com ele por não ter tentado analiza la com mais calma que achamos melhor condena-la e ele aprender a perguntar antes de fazer.

Troquei a tela para um Note que por incrível que pareça é esse que estrou digitando agora um Toshiba A300. Com um tempo disponível em casa vi aquela sucata jogada no canto e fui analisa-la, por incrível que pareça era só um velho capacitor da linha dos 19V que estava em curto, arranquei ele e tai a a maquina funcionando. Depois de uns 3 meses de uso é que foi começar a dar problema no vídeo. Ai sim juntei o útil ao agradável na minha experiencia maquiavélica... heheheheheheh

Bom pessoal o que tenho a dizer é que nunca tive a intenção em proporcionar aquele velho jeitinho brasileiro, pois sofro tanto como vocês as especulações de clientes que querem denegrir a nossa imagem, também sei que o fórum aqui é muito bom por isso vou brigar pelos meus ideais e ajudar sim a quem merece, pois se um fórum existe é porque todos precisam de ajuda se não não existiria fóruns, cooperativas nada em nenhum lugar.

Também vi aqui outros videos tipo um que o amigo fez o reballing do chip dentro de um forno elétrico, ele até usou uma plataforma de um leitor de um DVD achei criativo, mais também não muito usual mas tudo bem.

Bom onde eu trabalho no Rio para o reballing uso uma Fonton 836 usb e em casa no meu laboratório uma t-870, já tenho um bom tempo de estrada na eletrônica e sofri muito também. Espero poder ajudar por aqui com minha experiencia na medida do possível.

Desde já peço desculpas por qualquer mal entendido e esclarecimento do meu vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

descobri de onde esta vindo alguns notebooks desses tipos pra mim !

 

afinal não ter ferramentas pra trabalhar é uma coisa fazer serviço de porco é outra e mais deixar as placas de uma forma que o tecnico que tem a ferramenta apropriada para fazer o serviço não consiga!

 

SAM_3696.JPG

 

SAM_3697.JPG

 

SAM_3698.JPG

 

SAM_3703.JPG

 

SAM_3704.JPG

 

SAM_3705.JPG

 

SAM_3706.JPG

 

SAM_3707.JPG

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que ficou bom Wil. ;D . Veio um Toshiba pra mim, que o cara pois no fogo direto, nem desmontou pra tirar a a placa. Amanha posto as fotos.

 

esse note aki tirei as fotos pra cliente me parece q ela usou as fotos e processou o cara rsrs quero é mais ! todo cliente q aparece aki com uns notes desse tipo solto a voz leva as fotos e coloca o cara no pau rsrs assim ela ganha note novinho novinho !

 

assim os boca de porco para de fazer cagadas !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É rapaziada é isso que da entregar seu equipamento na mão de quem não tem um pingo de noção do que faz com uma pobre plaquinha. :( :( :( :( não é o caso do fogão não, já vi neguinho torrar chips por ai em boas estações. É só tentar a sorte nessa dai da foto . Agora posta um video dela funcionando se for possível.

Agora é só pedir que faço outro no fogão e dessa vez completinho para voces ok.

Vamos fazer de novo, tenho varias placas MINHAS aqui podendo fazer sem problema nenhum.

A credibilidade se faz com ações e não com criticas. Em vez de ficarem perdendo tempo em achar erros nos outros vamos olhar para si mesmo e mostrar o que somos capazes.

Concerte essa maquina ai da foto que simplesmente você ganha um cliente. E boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...