Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo sim - placa j14im2x mb v1.1 - não liga.

Avalie este tópico:


Formação Grátis

Posts em destaque

ola pessoal. Estou com esse positivo na bancada e quando abrir o negocio esta feio. queimou logo de cara o u10. retirei ele e vi que os pads estão um pouco levantados. troquei a bobina b12 pois estava ferrada também. soldei um fio do lado do dreno e injetei tensão. consumo alto. aquece o q28, o d7. troquei a bobina b35 que também não passava nada. d7, q23, q28, q19, q16, q15 e q14 e alguns capacitores dessa linha todos bipam dos dois lados. retirei a bobina b16 e o curto sumui de um dos lados. somente do lado do c189 que continua. Não fiz mais nada. Uma ajuda por favor...Obrigado. 

 

@Leonildo @Jack O'Neo @Gilson Macedo

Sun Jul 12 20-56-32.jpg

Mon Jul 13 12-08-33.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'Neo Ok amigo. obrigado pela resposta. A principio então preciso trocar todos esses componentes. retirei da placa o R179. dai o consumo parou no dreno do u10. fico feliz por estar conseguindo progredir na leitura dos esquemas. @Leonildo era para me ajudar na confirmação do defeito. 

 

amigos vou providenciar uma placa sucata no Mercado livre para trocar todos esses componentes dessa linha então, espero que tenha sucesso. 

 

Não consegui me expressar legal...rssssss....vlw. 

 

tirei a bobina b16 e injetei tensão no lado dos fets dai o consumo aparece novamente. o que devo faze para confirmar se o u8 esta bom para trocar apenas esses outros componentes....obrigado. Vai desculpando ai.... 

 

 

 

Editado: por Formação Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Formação Grátis visto que este pwm depende do processador pra funcionar acaba sendo mais fácil trocar os componentes danificados e testar a placa, a melhor forma de efetuar os testes nesse tipo de situação acaba sendo substituir o pwm na minha opinião, até daria pra simular tudo que ele precisa pra funcionar acredito eu, mas o tempo dispendido para este fim não compensa.

Se querias apenas confirmar a linha de ação, eu trocaria os 6 mosfets além do diodo D7 e verificaria sobre consumo novamente e quando regularizasse o funcionamento de VCore restauraria a entrada da placa.

É importante perceber que mesmo que os outros mosfets não tenham apresentado problema juntamente com o Q28 os outros dois de alta ficaram expostos a mesma corrente excessiva circulando sobre eles quando ocorreu o curto, então qualquer um dos dois poderia apresentar problemas em breve, e sendo que não sabemos se o diodo queimou por causa da falha do Q28 ou se o Q28 queimou em função da falha do D7, pode ser que os mosfets de baixa tenham ficado chaveados e recebendo sobrecarga durante algum tempo também, fora que a máquina já trabalhou por um bom tempo, então trocando os 6 provavelmente deixarás a máquina mais redonda.
Particularmente, prefiro evitar ao máximo utilizar mosfets usados, são baratos, compensa mais comprar novos e assegurar que pelo menos por este motivo a máquina não volte em garantia, essa abordagem de pegar das sucatas é bastante válida quando tens uma placa recente cujo o componente necessário não está disponível para venda, ou quando é um componente muito específico que só tem naquela placa, é sempre bom ter sucatinhas que as vezes salvam o dia, mas via de regra componentes novos terão maior durabilidade. ;D 

 

Não é incomum os processadores dançarem quando este tipo de falha ocorre, já tive que trocar alguns por aqui, preferiria testar com outro processador sabidamente bom.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jack O'Neo por enquanto obrigado. foi muito esclarecedor as informações. coloquei tensão devagar pela bobina b16 depois de remover ela, e aqueceu o diodo embaixo do processador. com suas informações já fiquei com uma pulga atras da orelha. mas vou passar pra pessoa aqui e ver qual a melhor forma de prosseguir no reparo. relação custo beneficio. agradeço.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

ola pessoal, voltando a placa com mais calma retirei todos os mosfetes de alta e de baixa, q23, q19 e q28, testei fora da placa e o q23 estava fodido. troquei. dai o curto sumiu. coloquei outro u10 tirado de um sucata aqui. as tensão de 19v voltou a circular na placa. mas não tenho 5v e 3v nas bobinas. fui no pino 3 do u8 e tem 19v chegando. onde devo olhar agora? obrigado. 

 

@Jack O'Neo @Leonildo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

medi no r142 e tem de um lado 18,7 e do outro 8,67.
no c181 chega os 8,77. mesma voltagem do botão power. 

o q17 esta zerado de quaquer lado.

deveria ter a tensão ai né? no dreno dele. 

feito os teste no botão power está ok. 


no q13 tenho 8,67 no gate? 

o R142 e R145 na escala de ohm de 200k estão medindo 51k e 52k. 

so pra enterent amigos. Então o u8 está queimando pois não consegue mandar a tensão para chavear os mosfets deixar passar a tensão para os mosfets de baixa gerando as tensões de 5v e 3v. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Formação Grátis disse:

onde devo olhar agora? obrigado. 

@Gilson Macedo como ele disse que não tem os 3v e 5v é desse ponto para trás que ele deve começar analisar o por quer essas tensões não estão subindo. Eu mencionei da forma errada. 

É que eu não tinha olhado que a tensão do power é gerada pelo divisor que é alimentado por VIN.

Tem 19v, então tens que aferir as outras tensões de S5 que no caso é +5VA e +3VA! Outra coisa a ser aferida se ainda tem consumo com a placa desligada.

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Formação Grátis Esqueça o que eu isse antes por favor, estava dormindo ainda.

Antes de qualquer coisa tens que resolver a questão dos 5V e 3.3V ausentes.

O +3.3VA é gerado pelo U14 e a alimentação dele vem do +5VA então antes de mais nada tens que estabilizar o funcionamento do U12 veja se abrindo jp4 a tensão de +5VA aparece.

Veja as tensões presentes nos pinos de 1 a 7 do OZ815.

Não é impossível que o U8 tenha morrido, e se ele estiver em curto justificaria a ausência de +3.3VA e +5VA, podes injetar tensão depois do Q39 e Q29 para averiguar se o U8 esquenta, se esquentar substitua U8. Se não esquentar volte com os resultados das medições para darmos seguimento na análise. 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jack O'Neo disse:

veja se abrindo jp4 a tensão de +5VA aparece.

Sim apareceu a tensão de 4,95 nos dois lados do JP4 e nos pino 2 do U14 a tensão de 3,33v. pino 1 2,07v. pino 3 4,95v. Depois disso fiz um teste e quando apertei o botão power a placa ligou. Agora coloquei a tela por fora mesmo para testar e deu vídeo. Está correto? preciso fazer algo antes de tentar montar ou algum teste final? Obrigado pela ajuda até aqui. Vocês são feras. @Jack O'Neo @Leonildo 

Editado: por Formação Grátis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal percebi aqui que a os componentes estão um tanto quentes. a placa ligada está consumido 1,48A com tensão de 18.5v. Mas está ligada. a bobina b12, o U10, u8 as bobinas L2 e L3 e os mosfets de alta de de baixa... entrei no bios e consumo almenta para 1,55a. Normal? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Formação Grátis cara eu não entendi foi nada! Abrindo jp4 você ta isolando a linha de +5VA do restante da placa e sem essa tensão não vai ter os +3VA. Como foi que essa placa ligou?

Perguntei se tinha consumo, pois com o jumper fechado a linha de +5VA tava aterrada. Quando você abriu um jumper, os 5v apareceu, isso indica que tinha curto no estado de S3>S0. 

Como assim abriu o jumper e a placa ligou? 

Abrir um jumper é a mesma coisa de remover a bobina só que mais rápido e pratico. O pwm que gera essa tensão de +5VA é U12 se estou olhando o esquema correto!

 

Anotação 2020-07-29 150552.png

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Leonildo disse:

kkkkkkkkk não entendi mano serio mesmo!

Sim é o U12. Mas segui a dica de @Jack O'Neo. Talvez ele nos possa dar uma luz no que aconteceu, desculpa ainda sou iniciante em tudo e também não saberia informar. Agradeço a todos vocês pela paciencia e pela força dada aqui no tópico. agora e montar tudo e deixar testando no teste de Stress do AIDA64 pra ver se não vai dar nenhum problema depois de tudo rodando.  

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Formação Grátis disse:

Tem não. Ligo normal e sem consumo.

@Formação Grátis com ela ligada é pra ter consumo. Eu entendi o que você quis dizer!  Entendeu o que eu quis mencionar mais acima? O bom que a placa ta funcionando...

Amigo desculpas. Aqui estamos todos aprendendo, também não sei nada, estou aqui aprendendo não quis falar bobagem!  Desculpas na boa? Retirei as risadas! Só achei estranho...

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Formação Grátis sim mano com todo prazer! Aqui aprendemos muito. Pensei que tinha ficado chateado por quer comente dessa forma que você citou! Cara aqui é melhor que muito curso. Aqui já tem tudo é só estudar! 

Nem que eu force o cara mais inteligente do mundo eu seria incapaz de zombar de alguém que estar aprendendo algo. Sou inimigo de quem faz isso...Se caso se sente seguro para finalizar o topico como resolvido, você já sabe o que fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...