Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Positivo Sim+ placa MB40IA1 Rev:01 placa está em curto

Avalie este tópico:


ljainfor

Posts em destaque

16 horas atrás, Micki Dias disse:

Primeiro medisse as bobinas para ver se algum circuíto está em curto, caso encontre, você irá analisado e ver quais componentes tem contato com GND, e ir procurando o culpado.

@Micki Dias @Leonildo , vamos procurar a solução por partes.

As bobinas PL5, PL7 e  PL8 estão bipando. O capacitor PC123 também.

Nesses casos o que fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Gilson Macedo disse:

A lógica para encontrar curtos é a mesma para todos os componentes, com a ressalva que na linha de vcore não se deve usar a escala e bip, mas sim em 200 ohms. 

@ljainfor leia o que os colegas mencionaram nos post! Meça em escala de 200 ohm do multimetro. Coloca a ponteira preta na linha e ponteira vermelha no gnd. Veja qual o valor vai aparecer? Pode troca a posição das ponteiras pra ver se muda alguma coisa...post! Nessa área próximo do processador dever ser nessa escala! Eu particularmente afiro de todos os jeito possível para tirar qual quer duvida se tem curto ou não. Afira sem processador, memorias, placa de rede e bateria do bios!

Anotação 2020-07-16 094411.png

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Leonildo disse:

@ljainfor leia o que os colegas mencionaram nos post! Meça em escala de 200 ohm do multimetro. Coloca a ponteira preta na linha e ponteira vermelha no gnd. Veja qual o valor vai aparecer? Pode troca a posição das ponteiras pra ver se muda alguma coisa...post! Nessa área próximo do processador dever ser nessa escala! Eu particularmente afiro de todos os jeito possível para tirar qual quer duvida se tem curto ou não. Afira sem processador, memórias, placa de rede e bateria do bios!

 

@Leonildo , eu estava na primeira página e peguei parte da resposta.

Mas vamos lá, realizando as medições na escala de 200 ohm, invertendo as pontas de prova no GND tenho seguinte:

PL5 = 29.3

PL7 = 2,8

PL8 = 2,8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ljainfor mais uma coisa que você sempre tem que mencionar para que possamos entender! Você tem que mencionar qual pad da PL você ta aferindo se caso a PL ta fora da placa. Por quer aferir os dois pads da PL? Aferindo os dois lados, vamos saber para qual lado o curto vai estar, pois de uma lado se tiver curto o multimetro vai mostrar um baixar resistência e outro lado vai mostrar uma resistência mais alta, o lado com a resistência mais baixa é que tem que ter uma atenção maior. 

Se essas aferições foram feitas com as PLs no lugar elas tem que ser removidas para isolar o circuito para que possamos saber se um curto ta antes ou depois da PL. Sentido pwm ou sentido oposto dele. 

No caso da PL5 já digo para descartar ela e partir para as outras duas...

 

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ljainfor Vamos lá!
Essas medições da PL 7 e PL8 é sem processador certo?
Continuando em escala de 200 ohms...

A cima de 1 ohms, vai passar 1v sem problemas, isso significa que você não irá conseguir fazer o culpado esquentar.
Essa linha é gerenciada pelo PWM PU3, comece removendo-o do lugar e veja se aumente a resistência.

Caso positivo, provavelmente ele é o culpado, mas não esqueça de verificar de novo os mosfet desse circuíto. (Página 30)

Caso ao remover o PWM, a baixa resistência não saia, remova as bobinas PL7 e PL8 do lugar e veja para qual lado a baixa resistência vai permanecer. 
Aguardando retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Micki Dias disse:

@ljainfor Vamos lá!
Essas medições da PL 7 e PL8 é sem processador certo?
Continuando em escala de 200 ohms...

A cima de 1 ohms, vai passar 1v sem problemas, isso significa que você não irá conseguir fazer o culpado esquentar.
Essa linha é gerenciada pelo PWM PU3, comece removendo-o do lugar e veja se aumente a resistência.

Caso positivo, provavelmente ele é o culpado, mas não esqueça de verificar de novo os mosfet desse circuíto. (Página 30)

Caso ao remover o PWM, a baixa resistência não saia, remova as bobinas PL7 e PL8 do lugar e veja para qual lado a baixa resistência vai permanecer. 
Aguardando retorno.

 

@Micki Dias Não tinha visto tua postagem e postei segundo @Leonildo sugeriu.

As medições foram realizadas sem o processador e com  as PLs no lugar e sem alimentar a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Micki Dias disse:

@ljainfor  Desculpe a demora.
Então a baixa resistência está após o circuito do VCORE.
Comece removendo os capacitores de tantalo, esses pretos.
Acredito que todos são de 330uf, remova um por um e os teste fora da placa, com certeza algum deles está com fuga.

@Micki Dias , quanto a demora eu entendo.

Removi os capacitores e estavam ruins, achei outros na minha sucata e estão bons, vou colocá-los.

Antes deixa dizer, com remoção dos capacitores fiz a medição e não deu nada nos pads das bobinas que estava medindo 2,9ohms.

Após a colocação dos capacitores refiz as medições no pads das PLs e não deu nada, demonstrando que os capacitores estavam ruins e influenciavam na medição.

Coloco as Pls ou preciso fazer outras  aferições?

Editado: por ljainfor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ljainfor disse:

@Micki Dias , quanto a demora eu entendo.

Removi os capacitores e estavam ruins, achei outros na minha sucata e estão bons, vou colocá-los.

Antes deixa dizer, com remoção dos capacitores fiz a medição e não deu nada nos pads das bobinas que estava medindo 2,9ohms.

Após a colocação dos capacitores refiz as medições no pads das PLs e não deu nada, demonstrando que os capacitores estavam ruins e influenciavam na medição.

Coloco as Pls ou preciso fazer outras  aferições?

Exatamente, agora substitua por componentes bons e verifique os mosfet se estão bons, feito isso, após colocar os componentes no lugar, coloque o processador e em escala de 200 ohms, verifique se dá no mínimo 7 ohms, esses processadores segunda geração costumam dar mais de 12 ohms. 

Sem o processador, vai dar mais de 100 ohms acredito. 

Editado: por Micki Dias
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Micki Dias disse:

Exatamente, agora substitua por componentes bons e verifique os mosfet se estão bons, feito isso, após colocar os componentes no lugar, coloque o processador e em escala de 200 ohms, verifique se dá no mínimo 7 ohms, esses processadores segunda geração costumam dar mais de 12 ohms. 

Sem o processador, vai dar mais de 100 ohms acredito. 

@Micki Dias essas medições devem serem feitas nos PADs das PLs, e nos dois lados?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/07/2020 às 23:10, Micki Dias disse:

Você já encontrou o defeito, solde os novos capacitores, solde as bobinas e verifique o que eu disse antes. 

@Micki Dias de volta ao problema, depois de colocar as PLs alimentei a placa sem o processador com 19v e não apresentou consumo. liguei e o  led acendeu,

coloquei o processador e quando  liguei a presentou um consumo de 0,670a  e em seguida desligou. O pq2 voltou a ter 19v no gate.

Testando os fets PQ513, PQ514, PQ515, PQ516, PQ517 e o PQ518, todos estão chaveando e 5 deles apresenta uma resistência de aproximadamente  200ohms

e apenas um uma resistência de 560 ohms.

Não removi o PU3 não terei outro para colocar no lugar e que  possa afirmar que está bom,  verificando se apresenta curto entre VIN e GND, não apresenta.

@Leonildo.

 

 

Editado: por ljainfor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, ljainfor disse:

coloquei o processador e quando  liguei a presentou um consumo de 0,670a  e em seguida desligou.

@ljainfor o consumo quando a placa liga é normal! O que não pode é com ela em stand-by. Já que agora ela liga e desliga, você tem que aferir as boninas para ver qual delas ta subindo tensão? Já testou com outro processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ljainfor

A placa está ligando agora certo? 

A respeito do PQ2, ele faz o chaveamento do VADAP para VIN, este é o circuito de proteção da placa. 

Neste caso, a tensão que vem da fonte chama-se VADAP (Voltagem do adaptador, fonte) , e VIN é a tensão que alimenta os PWM. 

O mais comum é VIN para o carregador e B+ para tensão chaveada. 

O Gate nesse caso não devesse levar em consideração, pois ele vai mudar de acordo com o projeto. Não sei se você já pegou, mas alguns mosfet de proteção costumam ter 25V no gate. 

O principal é sourcer ( recebe a tensão) e dreno (passa a tensão). 

Como a placa está ligando, verifique todas as bobinas em busca de curto e caso não tenha, verifique o Power sequence da placa, disponível na página 4 do diagrama. 

Verifique as tensões em sequencia, uma só ativa após a outra, então caso uma apresente problemas, o restante não é startado. 

Tente testar com outro processador, ao ligar as PL7 e P8 sobem voltagem? 

Caso as tensões estejam subindo, VCORE, voltagem das memórias RAM... 

Tente regravar a BIOS.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/07/2020 às 17:33, Leonildo disse:

@ljainfor o consumo quando a placa liga é normal! O que não pode é com ela em stand-by. Já que agora ela liga e desliga, você tem que aferir as boninas para ver qual delas ta subindo tensão? Já testou com outro processador?

@Leonildo a placa em stand-by o consumo de 0,009. A única bobina que tem tensão em stand-by a PL6

 

A placa ligada, que fica por apenas 30 segundos,   as tensões nas bobinas são:

PL4 - 0v

PL5 - 0,95v

PL6 - 4.6V

PL7 - 0,8V

PL8 - 0,78V

PL9 - 0,54V

PL10 - 1,42

Editado: por ljainfor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ljainfor o PU5 gera a tensão de +3.3VA que vai alimentar o I/O blz! Veja se as tensões de VS ta subindo e afira se o sinal +3.3VS_ON e +5V_ON ta sendo enviado, afira todos o mosfet de transferência quando o power é acionado. Outra coisa é aferir se o carregador foi reconhecido? A PL10 é a bobina de +1.5vs ta subindo. 

Esse pouco consumo pode impedir da placa ligar se algum mosfet ou capacitor tiver fuga ainda!

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ljainfor

Amigo, não esqueça dos joinha as pessoas que postarem conteúdo que está te ajudando de alguma maneira, mesmo conseguindo reparar ou não. 

Cada progresso é um aprendizado. 

Mais tarde verifico e posto mais para poder tentar ajudar. 

Editado: por Micki Dias
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Micki Dias disse:

@ljainfor

Amigo, não esqueça dos joinha as pessoas que postarem conteúdo que está te ajudando de alguma maneira, mesmo conseguindo reparar ou não. 

Cada progresso é um aprendizado. 

Mais tarde verifico e posto mais para poder tentar ajudar. 

@Micki Dias como poderia faltar com você e o @Leonildo, vocês deram mais do que ajuda, deram uma aula.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ljainfor falando por mim! Os joinhas é bom pra que possamos baixar os arquivos. Só que pra mim é muito mais importante o conhecimento que ganho em um tópico como esse. Cara eu tenho a possibilidade de analisar um monte de placas, circuitos e defeitos de todos os jeito que aparece aqui.  Você me diz uma coisa e eu não sei responder por quer ainda não tenho um conhecimento profundo, então isso vai fazer com que eu pesquise procure saber e assim aprender no decorrer do tópico. Até um tempo atrás eu não sabia o que era um divisor de tensão. Então mano, com joinha o sem joinha pra mim já é bom... Mas é bom sempre agradecer quem deixa 5 ou 10 minutos do seu tempo para ajudar os colegas. No fim do tópico você faz isso blz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...