Jump to content

em análise Desktop / placa mãe gigabyte ga-vm900m / liga sem vídeo

Rate this topic

Recommended Posts

Pessoal, gostaria que vocês me ajudassem com o problema que esta placa mãe tá apresentando que é o seguinte: após a fonte de alimentação sofrer uma sobretensão da rede elétrica, a mesma se danificou e a placa não dá mais vídeo de jeito nenhum, já testei vários pentes de memória compatíveis com os clocks que ela aceita (667 e 800Mhz) e nada, já testei fora do gabinete com tudo que poderia interferir estando desconectado e nada. Um detalhe que merece atenção é o fato de ter um ci, o ics 953002dflf esquentando bastante nos primeiros minutos que a placa é ligada, estou suspeitando que esse componente possa estar em curto, já que quando aplico álcool isopropílico em cima dele o álcool seca muito rápido do centro pras extremidades. Como posso ter certeza que o problema está nele? Busquei o esquema elétrico na net toda pra tentar fazer testes mais precisos, mas só encontrei aqui no Eletrônicabr, todavia, ainda não consigo baixar. Por favor, me ajudem!

20200713_234029.jpg

Edited by Marlo Soares
Recomendações de usuários do fórum

@AlexandeDominio eu fiz mais testes aqui e percebi que quando retiro o processador o componente gerador de clock ics 953002dflf não esquenta mais, é bem estranho isso, como se tivesse havendo uma demanda alta de corrente do circuito de vcore para o ci em questão. O processador esquenta bem pouco, mesmo sem o cooler em cima dele, mas com ele estando socketeado o ci gerador de clock continua a esquentar e a placa ligar sem vídeo.

@Manchado Manoel obrigado pela dica!

galera, estive pesquisando bem mais o problema dessa placa ligar e não dá vídeo e através de testes constatei que ela tá sem a tensão de reset que são do super i/o, testei no pino 15 do slot pci com o multímetro e lá tá zerado, e outra, o super i/o não tem tensão nenhuma no pino 1. Alguém já teve um problema assim? Engraçado que o super i/o tem todas as outras tensões vcc3 e vcc5, mas a tensão no pino 1 e a tensão de reset da placa não tem, o chipset ponte norte esquenta e o ponte sul não, processador tbm esquenta, mas nada de vídeo... como posso fazer pra esse sinal de reset ser enviado pro restante da placa e ela voltar a dar vídeo, somente trocando o i/o ? Me esclareçam essas dúvidas crueis, por favor

@Marlo Soares não é que o fórum esteja lhe impedindo de baixar o arquivo, você tem  que seguir algumas etapas, uma delas é ter créditos suficiente para assinar um pacote de download e com isso conseguir baixa o arquivo.

Segue o link para mais informações de como funciona o sistema de créditos! 

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Outra é assinar o pacote e fazer o  ! Você já tem créditos para baixar o arquivo. Depois leia no rodapé do fórum como funciona o fórum e suas regras blz? Vamos avançar na analise!

Edited by Leonildo

@Marlo Soares o problema de placa que liga e não sobe vídeo pode ser um problema bem complexo ou muito simples. As vezes somente um pente de memoria danifica ou mesmo incompatível com a maquina pode fazer a placa não gerar vídeo simples assim.

Entretanto, pode ser um problema mais complexo como a falta de sinais e tensões que podem fazer não subir vídeo. Aí onde o problema é bem mais complexo. Então você deve analisar tudo do mais simples até o mais complicado. Se tiver osciloscópio é uma boa, pois vai facilitar muito a sua vida.