Jump to content

dúvida Abir assistência Técnica em São Paulo

Rate this topic


LeaoNarrdo
 Share

Recommended Posts

Olá, como vai?

 

 

Trabalhei como empregado por 5 anos em uma assistência técnica de computadores, era muito básico, praticamente identificávamos e trocávamos peças. Fui o pioneiro nesta loja nos poucos reparos em placa que fazíamos, não sabia muita coisa em reparo de placa mãe, do pouco que sei, aprendi muito aqui no fórum, minha formação é em redes de computadores área que também atuava nesta loja.

 

Já faz 6 anos que mudei de área para tentar outros negócios, mas agora quero voltar e abrir minha própria assistência técnica. Estou aqui para pedir conselhos aos que trilham este caminho.

 

Minha ideia é começar fazendo manutenção em desktops, notebooks e placa de vídeo, inclusive reparos em placas mãe (Desktop e Notebook). Percebo que existem milhares de assistência técnicas em qualquer lugar do Brasil, mas poucas fazem o serviço completo. Ainda não disponho de muito capital, estou economizando para fazer do jeito certo. Quero aproveitar enquanto estou juntando capital para aprender mais, também quero fazer cursos.

 

Também vejo uma oportunidade de fazer parceria com outras assistência da região que não oferecem serviço de reparo, inclusive quero fazer parceria com antiga assistência que trabalhei, sei que até hoje não fazem reparos em Hardware.

 

O que penso é iniciar com reparo em desktops e notebooks, depois com ajuda de funcionários expandir para manutenção de Smartphone e Televisores.

 

Sei que com muito planejamento, trabalho, transparência e dedicação está ideia dará certo. Não é fácil mas é possível. 

 

Quero pedir a analise de vocês que já estão no ramos sobre minha ideia, e também de cursos que posso fazer.

 

Edited by LeaoNarrdo
Link to comment
Share on other sites

Olá LeaoNarrdo.

     Que bom que está empolgado, são idéias de empreendedorismo, parabens.

     Em referencia a trabalhar com eletronica nos seus diversos segmentos, realmente é muito bonito.

     Bem, para uma melhor análise de suas idéias, podemos separar um pouco, podendo ser investidor apenas, ou seja tem o capital, e tem pouco conhecimento do negócio em si, esperando apenas o retorno financeiro.

     Ou ainda ser tudo junto, o investidor, o administrador, o gerente, o técnico, e desta forma fica muito atribulado o dia a dia, não sobrando tempo para estudos e desenvolvimento pessoal.

     Em referencia a assistencia em vários segmentos, como notebooks, desktops, celular e TVs, talvez não seja necessário que fique tudo junto em uma unica assistencia.

     Quanto aos cursos, tem diversas modalidades, cursos on line, e cursos práticos, ou seja, aqueles que voce aprende fazendo na bancada, e não apenas ficando na teoria.

     Conforme citou, sua área inicial seria na área de redes, o que difere de serviço de reparos eletronicos que são feitos em bancada. Porem tem de haver um aprimoramento, e ver se vai se adaptar. O serviço de redes seria mais para trabalho em campo, tipo cabeamento.

     Mas, enfim, parece determinado em partir para a eletronica de reparo de placas, e tambem nos diversos segmentos. Porem acredito que tem um caminho a ser percorrido.

     Uma dica, seria que para cada segmento, tenha um técnico responsável, assim o serviço fica mais especializado.

     De forma geral, o que mais temos são lojas que vendem produtos que ficam em prateleiras, a fim de que o próprio usuário sabe como utilizar, que seriam no caso de celular, os carregadores, capinhas, fones de ouvido, cabos usb, cabo hdmi.

     Na área de desktops, temos teclado, mouse, camera, monitor, gabinete, HD, SSD, fontes, placas, memórias, etc.

    Em notebooks, fica mais restrito, por ser um aparelho compacto, que geralmente envolve o técnico, para desmontar o aparelho, a fim de substituir alguma parte com defeito. Mas as partes são mais específicas, porque os teclados, gabinetes, telas, fontes, são diferentes para fabricantes e modelos.

     Em TVs, temos as diversas placas internas, que diferem tambem entre fabricantes e modelos, que geralmente precisa do técnico para desmontar, localizar a placa com defeito, ou substituir os leds da tela.

     Em celular, existe muita troca de telas, por ser um aparelho de mobilidade, fica exposto a frequentes quedas, conector de carga tambem tem de ser trocado com frequencia. As placas de celular, algumas consegue dar reparo, outras tem de substituir, porem não tem facilidade de achar, alem do custo elevado.

     Espero ter ajudado de alguma forma, pelas suas duvidas. 

    

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Olá LeaoNarrdo,

 

Você esta correto, existem milhares de assistências, porém, o serviço completo com honestidade e preço justo são poucas. Existe muita demanda por reparos de placas, acho que o desafio será na área de marketing para conseguir ser notado por este mercado, logo, acho que a idéia de fazer parceria com as assistências "troca peças" é excelente para iniciar já com uma demanda e ao longo do tempo poder ir reavaliando se os resultados e relacionamentos com estes será positivo ou não.

 

Sobre trabalhar com uma grande variedade de equipamentos é complicado, mas, é outro ponto que pode ser reavaliado com calma ao longo da empreitada.
 

A respeito dos cursos acho que vale a pena estudar a base de eletrônica primeiro, fui tentar ir direto para as analises de placas e não deu muito certo. ;)

 

Espero ter ajudado em algo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, regisfatef disse:

Ou ainda ser tudo junto, o investidor, o administrador, o gerente, o técnico, e desta forma fica muito atribulado o dia a dia, não sobrando tempo para estudos e desenvolvimento pessoal.

 

Sei que é difícil, mas no inicio vou ter que ser tudo isso. Virar algumas noites estudando até que possa ter mais pessoal para ajudar é um sacrifício que valerá a pena.

 

 

1 hora atrás, regisfatef disse:

Uma dica, seria que para cada segmento, tenha um técnico responsável, assim o serviço fica mais especializado.

 

É justamente isto que pensei, começar em uma área e a medida que as coisa forem tomando forma ir aumentando a ofertas de serviços com pessoas especializadas a frente.

 

Como disse antes, na assistência em que trabalhava não eramos especialista em eletrônica e manutenção em placa. 90% dos notebooks poderiam ser concertados se tivesse uma pessoa capacitada para tal.

 

 

56 minutos atrás, raiztec disse:

Sobre trabalhar com uma grande variedade de equipamentos é complicado, mas, é outro ponto que pode ser reavaliado com calma ao longo da empreitada.

 

Realmente, oferecer todos estes serviços de uma vez não é bom. Minha ideia de uma "multi assistência" é mais a longo prazo. Poder oferecer um só lugar onde a pessoa pode levar seus equipamentos.

 

56 minutos atrás, raiztec disse:

A respeito dos cursos acho que vale a pena estudar a base de eletrônica primeiro, fui tentar ir direto para as analises de placas e não deu muito certo.

 

Verdade, todas estas áreas de atuação tem a eletrônica como base. Vlw pela dica!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...