Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Bluster HBNB-1403200 6-71-E4150-d01GP sem sinal de vida

Avalie este tópico:


estevan.ulian

Posts em destaque

Saudações, amigos.

 

Estou com um notebook bluster com a placa de modelo CLEVO 6-71-E4150-D01.

A cliente disse que estava usando e do nada sentiu um cheiro de queimado e o mesmo não ligou mais. A fonte foi pro pau.

Com base em outros tópicos que pesquisei aqui no forum, muitos dizem que esse modelo apresenta problemas no U16.

Conectei uma fonte e fui medir os pinos desse U16, e apenas o pino 1 está com tensão de 19v, o restante está zerado. Além disso, percebe-se um pequeno relevo fora do comum no componente, vide foto abaixo:

 

InkedIMG_20200714_133732_LI.jpg

 

Seria esse mesmo o problema deste notebook, que não apresenta sinal de vida?

Alguns dizem que quando esse componente queima leva o super io junto

Editado: por estevan.ulian
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Leonildo disse:

@estevan.ulian remove U16 veja se a placa tem curto, caso contrario faça o procedimento que os colegas mencionam nessa tópico. segue o link

 

Para verificar se a placa está em curto basta eu injetar tensão com a fonte assimétrica? terá curto se apresentar uma corrente mais elevada??

 

ps: perdoe minha ignorância, iniciei os estudos em eletrônica recentemente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo Fiz uma adaptação no CI P2808 da seguinte forma:

P28.jpg.7fd15d8c30c2388da666b0d31b45f785.jpg

A placa estava morta e com essa substituição agora acende o 1º led de conectado na energia. O led da bateria também liga quando a mesma é conectada. Porém, a placa não starta. Verifiquei se o botão power está com defeito, mas está ok. Reparei que algumas bobinas não estão com tensão como a PL7, PL8, PL9, PL10. A PL6 apresenta 18,14V (mesma da fonte).

 

O SIO não apresenta temperatura elevada e, aparentemente, nenhum outro componente. Porém, vi que o PQ34 está com esse detalhe no GATE:

 IMG_20200717_133222.jpg

 

Medi suas tensões e encontrei:

Source: 18,14

Gate: 18,14

Dreno: 18,14

 

O que vc indica pra eu estar realizando?

Ainda estou esperando minha fonte chegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@estevan.ulian faz mais uma inspeção visual para ver se tem mais alguma coisa queimada, só para garantir. hahaha

Fez a troca do PQ34? Ele é canal P! Depois que fazer a troca desse mosfet, veja se tem as tensões de 3v e 5v nas PL12 e PL13? A tensão na PL11 só vai subir depois que pressionar o power. Então pressione o power e veja quais tensões vai subindo na sequencia de start da placa. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonildo Bom dia.

Efetuei a troca do PQ34 e agora chega 18,13V no Source e no Gate, zerado no Dreno. Essa tensão que sairia do Dreno vai pro pino 13 do PU7(trermal pad), mas o PQ34 não está chaveando pra isso ocorrer. As bobinas que mencionei na mensagem #7 continuam sem tensão. O que eu poderia estar fazendo agora?

 

Minha fonte assimétrica deve chegar hoje, daí já vou verificar se ta puxando mais corrente que o normal.

Editado: por estevan.ulian
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@estevan.ulian agora você deve seguir a sequencia de start da placa. Se todas a tensões antes desse sinal PWR_SW#  e (PWRBTN#) esteja Ok? Você pode prosseguir com analise depois dele. Veja as tensões que deveria subir no acionamento do power vai subir. Temos que ter um ponto de partida para saber onde pode ta parando a sequencia de start. Se o problema ta antes ou depois do power. Como você disse que o power ta normal. Vamos pra frente!

O pq34 é o comutador da tensão da bateria. Tem que forcar na tensões pra frente agora.

Anotação 2020-07-22 114210.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/07/2020 às 09:27, estevan.ulian disse:

a placa não consumia mais que 0.5A,

@estevan.ulian isso não é comum! A placa só consome corrente quando liga. Ela em stand-by fica tudo zerado. Ainda tem algo errado na placa! Seria melhor não mexer no bios ainda. Procura saber se as tensões de stand-by estão todas presente. 

Alimenta a placa e vai seguindo o esquema procurando as tensões que tem na sequencia...

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, estevan.ulian disse:

O SIO é o único componente que esquenta,

@estevan.ulian mas pelo que eu entendo o I/O não esquenta quando a placa ta funcionando pior quando quando a placa estar em stand-by! O curto que teve nessa placa foi bem devastador. A placa em stand-by não é pra ter consumo e o I/O não é pra aquecer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...