Jump to content

dúvida Coil Whine e Backlight Falhando [Monitor Philips 234cl2sb]

Rate this topic

Recommended Posts

Salve, pessoal,

Estou com um Philips 234cl2sb (https://www.philips.com.hk/en/c-p/234CL2SB_00/brilliance-led-monitor) que já tem uns 9 anos, mais ou menos.

Estava funcionando bem até pouco tempo, quando começou a dar um coil whine bem alto e, recentemente, começou a apagar alguns leds da backlight, à direita (foto). Esse apagão é aleatório, conforme eu ligo. As vezes apagam uns, as vezes apagam outros, as vezes ele funciona normal. O coil whine pára quando os LEDs estão apagados.

Tentei identificar a fonte do whine. A princípio achei que seria um capacitor eletrolítico de 4,7uF/100v que tem próximo a um indutor 470. Troquei ele, mas continua tudo igual. Não quer investir muito sem ter um direcionamento onde o problema possa estar. Acham que pode ser no indutor? Tem um capacitor 180uF/16v do lado do indutor que pode ser também, mas o barulho parece vir do indutor. Não sei se o barulho tem a ver com os LEDs apagando tb.

Encaminho algumas fotos.

Sou curioso em eletrônica, não tenho nenhum conhecimento profundo, então, aprecio qualquer ajuda.

WhatsApp Image 2020-07-12 at 18.36.42 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-07-12 at 18.36.42.jpeg

WhatsApp Image 2020-07-12 at 18.36.43.jpeg

WhatsApp Image 2020-07-12 at 18.36.44.jpeg

WhatsApp Image 2020-07-12 at 18.36.45.jpeg

WhatsApp Image 2020-07-14 at 22.26.34.jpeg

@pilger one sua solicitação foi transferida para o Fórum correto:  

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

O prefixo ideal para pedido de ajuda neste fórum deve ser: Dúvida ou Análise.

O título deve seguir o padrão do fórum: Aparelho + marca + modelo + defeito

Obs: Caso necessite fazer alterações clique na palavra editar e faça as correções.

Para entender melhor como o Fórum funciona acesse:

Na minha opnião, acho que pode ser LED´s em curto de iluminação traseira da tela.  A corrente sobre o circuito aumenta a ponto da bobina apresentar o problema (Choramingado da Bobina).

As alternativas que tentaria seriam:  1- Experimentar outra tela caso a tenha, 2 - Desmontar a tela (com muito cuidado) e testar os seguimentos de LEDs.

No segundo caso, so faça isso caso tenha experiencia no assunto, pois pode danificar a tela de LCD (Matriz Ativa).

Boa sorte ;)

PS.: Vi agora que se trata de uma tela Touch Screen, mexer nela eh uma fria !

Edited by William_R

Salve, @William_R, obrigado pela resposta!

Não é uma tela touch, não. é um monitor simplão com tecnologia IPS, até onde me consta (a Philips não informa, mas pelos ângulos de visão, deve ser). Mas é bem frágil pra abrir o painel. Não tem parafuso, deve ser tudo encaixe. Quase certo que as presilhas não vão aguentar uma abertura sem quebrar.

Então, o estranho é que o whine dá quando todos os LEDs estão acesos. Quando alguns estão apagados, pára. E se eu deixo o monitor ligado por um tempo, parece que ele "esquenta" e a backlight funciona normal. Neste momento está com todos os LEDs acesos, por exemplo.

Parece que o whine vem daquele indutor de 47uH que tem na foto (o 470, se entendi bem, não manjo de indutores). Se fosse o problema de LED com curto intermitente, o whine não aconteceria quando os LEDs estão apagados? Pq com tudo aceso seria condição normal e tudo deveria funcionar como planejado.

Minha lógica de leigo indica que o whine é alguma coisa "se esforçando" para mandar a corrente certa para a backlight. Pensei em trocar o indutor, mas não sei se tem chances de ser ele. Pelo que entendi o trabalho dele é filtrar as frequências da corrente, então fiquei meio em dúvida. Pode ser ele? Pode ser algum capacitor? Ou, nestes casos, o defeito seria outro?

Sobre experimentar outra tela, vc diz para testar outro monitor para ver se o problema está no sinal HDMI? Se for isso, já testei e o outro monitor funciona normal. O problema é neste mesmo.

Novamente, brigadão pela atenção 👍

Edited by pilger one