Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Nobreak Nobreak Enermax YUP-E 600 desligando-se

Avalie este tópico:


romero

Posts em destaque

Digitado em 16/05/2013

Redigido em 17/04/2013

 

Nobreak Enermax YUP-E 600

N. Série (21)2008100092671408914

 

Placa versão: 10.10.161 Rev.02 08/09

 

Importantíssimo: o manual do equipamento em conserto deve ser lido antes, mesmo que o técnico ache que não precisa!!

 

Reclamação inicial do cliente:

No break desligando os equipamentos sempre(Quer dizer, desligando-se ou ressetando);

 

 

Na bancada fiz um teste rápido e a bateria durou apenas uns 5 minutos alimentando um micro com monitor crt 17", uns 150W de carga.

 

Primeiro erro:

Por inexperiência fui logo dizendo AO CLIENTE que seria a bateria já que o nobreak tinha mais de 2 anos de uso;

 

 

Certo, a bateria estava ruim, passei orçamento somente para troca de bateria e uma pequena taxa de serviço.

 

Trocada a bateria por uma nova Hazepower 12 x 7A achei que estava tudo normal.

 

O grande erro é:

Tentar consertar nobreak e estabilizador sem variac.(equipamento imprescindível para teste de nobreaks e estabilizadores).

 

Pois é, me confundi todo pois naquele momento, com aquele valor de tensão de rede o nobreak funcionava normal.

Tudo bem, desliguei o equipamento e o conectei na tomada para que ficasse carregando a bateria.

 

No dia seguinte percebi ao ligar o nobreak que ele não reconhecia a rede.

 

Uma observação:

Esse nobreak YUP-E 600 Enermax, no seu funcionamento normal tem a seguinte característica: Ao conecta-lo na rede elétrica, após 2 a três segundos ouve-se o estalo ou (batida) de um relé. Então ao ser ligado através da tecla power (Segura e ao ouvir o bip solta a tecla) ele acende o led vermelho e em seguida apaga o vermelho e acende o verde.

 

Quando ele não batia o relé ao conecta-lo na rede percebia-se logo o funcionamento anormal.

 

 

Dei uma olhada no forumnow e encontrei o topico:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Então seguindo o tópico troquei logo o U2, CI LM324.

De novo a confusão achando que tinha ficado consertado com direito a postagem dizendo que deu tudo certo no forum. (Veja na data 21/03/2013: )

 

No dia seguinte decepção total. (Pau de novo!)

 

Defeito real constatado:

As vezes não reconhece rede, geralmente quando a rede está baixa.

Ao conecta-lo na rede 110V na maioria das vezes funciona normal(mas não todas as vezes).

 

 

Então graças a Deus encontrei o tópico:

 

Lá encontrei o amigo dgamorim(nome seu no forumnow)

(Digital Monitores Assistência Técnica) passando o esquema desse YUP-E 600 para o pessoal.

 

Mandei email para ele explicando a situação e pedindo o esquema;

Para minha admiração ele me respondeu mandando não só o esquema mas também um treinamento sobre esse nobreak em apenas 39 minutos. Via email esse tempo para mim foi um record. Meu grande agradecimento ao usuário dgamorim do Forumnow!

 

Resultado:

 

De posse do esquema e e um multímetro digital(peba, muito fraco mesmo mas melhor para medir resistores que o meu analógico(todo lascado já de uma queda que eu, pela situação financeira em que me meti por inexperiência, não tinha conseguido substituir até então) vasculhei(dessa vez mais direcionado) e ao medir os resistores de precisão da linha de FASE_IN (linha do retificador formado por D10, D13, D15 e D16) que fazem a amostragem da tensão de rede constatei o R48 que é de 470K OHM apresentando um valor de 586K OHM. Quer dizer, estava alterado e por isso ele as vezes funcionava e quando a tensão da rede caia um pouco ele já não reconhecia a rede.

Menos um nobreak no lixo e menos um novo vendido!

 

Conselhos a quem interessar:

Invista em equipamentos, você pode não ter noção da importncia disso; dê um jeito, arrume um jeito, ore a Deus, peça ajuda; De todo jeito se você não pedir ajuda para comprar ferramentas vai terminar ficando sem dinheiro para as contas do dia a dia e vai ter de pedir ajuda mesmo;

 

Comunique-se, leia e peça ajuda a colegas de área, converse.

Seja sincero com o cliente e tente ser honesto sempre e durma em paz.

Se não deu jeito diga que não conseguiu. Não diga que não tem jeito pois tudo tem jeito.

Tente entregar o equipamento se não consertado mas nas mesmas condições em que você recebeu.

 

Se quiser ganhar muito dinheiro mude de área, vá para o comércio pois como técnico consertador não é fácil. O serviço de um bom técnico ninguém valoriza, as pessoas estão fazendo o jogo das fábricas e valorizando só o que está na vitrine, as coisas novas das lojas.

 

Um dos grandes problemas dos orçamentos não aceitos são os prazos de entrega e condições de pagamento desfavoráveis para o cliente que tem hoje no mínimo prazo de 10 vezes para pagar por um equipamento novo na loja ou pela internet.(Esta maldita abençoada).

 

Ficou grande a postagem? É , a luta foi grande mesmo!!

 

Um grande abraço a todos.

E a luta continua!!

 

Romero Gonzaga

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...