Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Positivo Unique - a14iexx ddr3 m/b v2.0 liga e desliga em seguida

Avalie este tópico:


richarddmb

Posts em destaque

Bom dia,

Tenho em mãos um Unique que está com o seguinte problema:

Liga, acende todos os leds, roda o cooler, o leitor de dvd, e em seguida desliga o cooler, porém o led continua aceso e, depois de um tempo, desliga e liga... apenas o led, o cooler continua desligado. Se retiro-o da fonte e coloco novamente, apos apertar o power ele faz a mesma coisa.

Estou com esse note parado há alguns meses, e ele não apresentava esse problema antes, apenas agora que fui liga-lo (pois comprei um monitor novo, já que o antigo estava quebrado) que ele começou a apresentar esse problema.

 

Verifiquei que, a placa mãe (

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
) faz um chiado, como se tivesse um FET ou Capacitor em curto, porém não consegui encontra-los. Sei que estão na parte superior da placa, proximos aos pinos da bateria. Testei alguns componentes, e obtive o seguinte:

 

d13: 17.91

Q28: 9,27

R729: 3,33

Q31: ~19

 

Nos pinos da bateria, as tensões que aparecem são:

 

pin1: 0,75, pin2:0, pin3:3,31, pin4:3,31, pin5:3,33, pin6:3,26, pin7:0

 

Gostaria de saber como devo proceder com os testes, para que eu possa encontrar o componente danificado e troca-lo.

 

Desde já muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

Fiz alguns testes e, verifiquei também que é a bobina L5 que está fazendo barulho.

Liguei o terra no terra da placa e fiz as mediçoes na bobina e nos componentes proximos ä ela.

Verifiquei que na bobina está correndo 1,05v, não sei se este é o valor que deveria estar correndo nela.

 

Os mosfets Q29 (3,33v), Q30 (5v) Q49 (5v) estão ok.

 

O processador está esquentando, sinal de que está chegando corrente nele... acredito que o circuito esteja funcionando corretamente, mas essa bobina L5 (AR7) está fazendo um chiado estranho.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obs.: O defeito dele é que ELE NÃO DA VIDEO e, FICA REINICIANDO DE 10 em 10 segundos...

Não tem como eu entrar na bios dele, já que ele não fica ligado por mais tempo que isso.

Já tirei pilha da bios (reset cmos) por 1 hora, memoria, cooler, wirelees... mas nada resolve.

já tentei liga-lo sem todos os componentes, e também fui testando de 1 em 1... mas não liga.

Logo quando coloco o carregador, a placa começa a chiar, na região onde está esse L5.

Se quiserem, eu posso tirar uma foto, se isso ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo.

 

Esta voltagem na bobina esta correta. tente deixar a placa em uma estufa a 100 graus por 3 horas, após espere esfriar e faça testes.

como o defeito apareceu depois de ficar um tempo parado é quase certeza que sua placa esta com umidade. já resolvi varios casos quando tem todas as voltagens e depois de gravado a bios, apenas desumidificando as placas. e não deram mais retorno.

 

espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, você relatou que o note estava guardado e antes não apresentava esse defeito, é bem possível que esteja com problema de umidade, da um banho químico na placa, eu gosto de fazer o seguinte:

1-Deixo de molho em água e detergente líquido por cerca de 30 min, não deixa muito mais que isso, senão a água começa a penetrar na placa mãe ao invés de apenas limpar a placa.

2-Da um banho com com álcool isopropílico, ou na falta dele, pode ser mesmo com o álcool etílico de 92 graus, o de 47 graus é muito fraco, não recomendo usar, deixa agir por alguns minutos, cerca de 5 min está ótimo.

3-Deixa ao sol por cerca de 2 horas (Prefiro ao sol) ou na estufa para desumidificar por cerca de 8H.

 

Com certeza deve resolver.

Se a dica valew, clica na mãozinha verde e lança um joinha. Att. Marco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

 

Sim, quando troquei a tela removi a bateria. Na verdade eu já havia deixado a tela separada, testei o note sem ela (pelo plugin and play de um lcd comum) e funcionou perfeitamente. Após isso, deixei os dois separados e guardados para quando chegasse a tela.

 

Farei oque os colegas acima sugeriram, darei um banho químico (não tenho alcool isopropílico então usarei agua e detergente... tomara que funcione). Depois deixarei no sol por duas horas (precisa de bonseador solar? rsrs) e, após isso, deixarei em uma estufa por 8 horas.

Se resolver, posto aqui como ficou e, dou um joinha pra vocês que ajudaram-me.

 

Obrigado a todos, fico cada vez mais impressionado com a rapidez e facilidade que o pessoal da eletronicabr, possui em ajudar as pessoas.

 

Farei o possível para ajudar como puder, a este fórum que já salvou-me várias vezes...  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, como eu sitei anteriormente, é importante lavar com álcool, na falta do isopropílico, pode usar o etílico 92 graus, pois a água e detergente remove um tipo de sujeira, já o álcool, remove outro tipo de sujeira e ajuda a secar a placa, referente à expor ao sol, duas horas está ótimo, se for um dia de sol forte e quente, eu prefiro por causa do raios ultravioleta, eles penetram na placa e removem todo e qualquer umidade, não existe coisa melhor, assim dispensa a estufa, mas se não for possível, não tem jeito, deixa na estufa por umas 8h para ter o mesmo efeito.

Espero ter ajudado!

Att. Marco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, desculpem pela demora em responder. Estive oculpado com umas coisas do exército mas agora estou livre de débitos com a patria... rsrsrs

Seguinte, dei um banho químico na placa e não resolveu. Ela continua da mesma forma. O chiado está vindo da região da bobina, mas mesmo assim amanhã darei um reflow na placa para ver como procede.

Se não resolver, pode ser que o problema seja nesse nanodiodo como o amigo acima citou. Se for esse o caso, só conseguirei outro importando do japão, pois nanotecnologia no Brasil é lenda... rsrsrs

Verei oque acontece e depois dou o retorno. Ressoldarei o chipset/bga e verei oque acontece.

 

Obrigado pela ajuda de todos, se não der certo solicitarei uma placa mãe nova... encontrei uma no mercadolivre por 130 reais com placa de audio ferrada... as vezes é só trocar o chip da realtek que tenho nessa placa que não fica ligada, pelo que está na placa defeituosa. Pode ser que melhore, ou então compro uma nova mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme sugerido pelo amigo acima, conferi o u16(OZ8602gn) e no pin 12 está +- 3,12.

Os resistores citados (282 283) estão funcionando corretamente e correndo 19v.

Já fiz o reflow no chipset, derreti solda fria... e nada... agora a placa não fica mais 10 segundos ligada... ela  liga e, após 5 segundos no max ela para de rodar o cooler e reinicia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom ... como falei para verificar as tensões e elas estão aparecendo está ok. Agora deve ser analisado toda a sequencia de start da placa ... Está faltando algum pulso por ai e olhe que o engenheiro que fez essa placa foi bom, pois com uma sequencia dessa é fácil de fazer o reparo ... Boa sorte ! No seu caso, seria necessário, analisar primeiro a placa antes de tomar decisões como fazer reflow e trocar o SIO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Bom dia,

Tenho em mãos um Unique que está com o seguinte problema:

Liga, acende todos os leds, roda o cooler, o leitor de dvd, e em seguida desliga o cooler, porém o led continua aceso e, depois de um tempo, desliga e liga... apenas o led, o cooler continua desligado. Se retiro-o da fonte e coloco novamente, apos apertar o power ele faz a mesma coisa.

Estou com esse note parado há alguns meses, e ele não apresentava esse problema antes, apenas agora que fui liga-lo (pois comprei um monitor novo, já que o antigo estava quebrado) que ele começou a apresentar esse problema.

 

Verifiquei que, a placa mãe (

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
) faz um chiado, como se tivesse um FET ou Capacitor em curto, porém não consegui encontra-los. Sei que estão na parte superior da placa, proximos aos pinos da bateria. Testei alguns componentes, e obtive o seguinte:

 

d13: 17.91

Q28: 9,27

R729: 3,33

Q31: ~19

 

Nos pinos da bateria, as tensões que aparecem são:

 

pin1: 0,75, pin2:0, pin3:3,31, pin4:3,31, pin5:3,33, pin6:3,26, pin7:0

 

Gostaria de saber como devo proceder com os testes, para que eu possa encontrar o componente danificado e troca-lo.

 

Desde já muito grato.

 Amigo, estou com um notebook de mesmo modelo com esses mesmo sintomas, e assim como voce, nao tenho como atualizar ou regravar a bios, entao resolvi por uma nova.    segue ai o link que comprei   

 

alem disso, eu tambem ja troquei praticamente todo o circuito de entrada e de carga da placa, mas mesmo assim ela continua tentando subir umas 3 vezes antes de chegar a de fato inicializar, alem de nao reconhecer mais a bateria. No meu caso, depois que substituí a memoria original por uma dd3 10600 a placa entra no sistema em 25% das vezes em que ligo a maquina. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...