Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte atx Real de 500W liga unindo fio verde e cinza, no micro não liga

Avalie este tópico:


Antonio_Caxambu

Posts em destaque

Essa fonte é a mesma do artigo do link abaixo ?

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

O circuito integrado de monitoração das saidas é o WT7525 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Willian_r minha fonte é idêntica a essa

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei um esquema que usa o UC3805 e o WT7510 no seguinte link:

image.php?di=2RVF

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Resta saber se o controlador do +5VSB é o STR-A6259H.

 

Se não for esse espero que pelo menos ajude na analise do defeito ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A saída do 12V, deve ter no máximo 12.6V (10%). Na sua medição está muito alto!

 

As outras tensões (3.3V e 5V) estão muito baixo, o mínimo deve ser de 3.135V e 4.75V (5%).

 

Se essa fonte for parecida com a do esquema do Willian, dê uma olhada no 431, optoisolador e componentes dessa área. Essa é área da regulagem das saídas.

 

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Willian_r medi com fonte ligada o circuito integrado WT7510 (o da fonte é R7510A deve ser equivalente), baseando em seu ultimo esquema o pino 5 tem que soltar 3,3 volts e está saindo 0,16, posso concluir que é defeito nesse integrado ?

O integrado WT7510 e o

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
são equivalentes !

 

O pino 5 tem que ENTRAR 3.3V,  dai pode-se suspeitar que a fonte de 3,3V não está boa.  Eu deixaria a suspeita do WT7510 (R7510A ) para mais adiante.

 

WT7510.jpg.da115e1e2e612c4c8d0b85059216a042.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correção:

 

Observando melhor o esquema do William, essa fonte tem 3 reguladores independentes; por isso, não pode ser os reguladores!!!

 

Eu acho muito difícil os 3 reguladores estarem ruins... É mais provável os diodos Schottcy estarem ruins devido ao calor... Nesse caso, essa fonte está trabalhando no limite ou o cooler está ruim...

 

Desculpa aí pela falta de atenção!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As fontes ATX, em sua maioria, ligam quando unimos o fio verde com o preto (aterramento do fio verde), fio verde é o PS_ON, quem faz este chaveamento na motherboard é o I/O, mas ainda tem um detalhe: o fio cinza é o PowerGood(PG-> fonte_boa), a fonte envia este sinal (5v) pra placa mãe no momento em que o I/O faz o chaveamento, se não enviar por algum motivo (defeito) o I/O desfaz o chaveamento (é tão rápido que nem da tempo do cooler girar, por isso pensa que não aconteceu nada)... por isso fontes com este defeito ligam quando a gente fecha o curto entre o verde e o preto, mas quando coloca na motherboard não liga.

O defeito geralmente fica nos capacitores das saídas, +3,3v;+5,0v; +12,0v que estão ruins, ou no CI LM324/LM339, ou, algumas fontes utilizam um outro único CI pra realizar todas as funções de controle da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Amigos faz um tempão que coloquei esse tópico na época tentamos de tudo trocamos todos capacitores da fonte, alguns acharam que era defeito no pwm, essa fonte ligava ao conectar o fio verde com o preto, mas ao colocar qualquer periférico tipo um hd , driver de cd, placa mãe ela desligava, estava dando uma olhada nos tópicos que fiz e lembrei que consegui resolver essa fonte real de 500w,  já faz um tempo, estou até usando ela nesse momento, sabem o que era o defeito era um diodo em curto no secundário aonde sai as voltagens tem vários diodos e tinha um em curto, o interessante que a fonte dava partida ligando o fio verde com o preto, soltava todas voltagens 3,3, 5, 12, -12 normal, só que qualquer periférico que ligava na fonte ele desarmava como se tivesse um curto.

 

Editado: por Antonio_Caxambu
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
17 horas atrás, Adobewa disse:

@William_R boa a noite aonde que eu encontro o pino de ajuste e o pino pt nesse circuito wt7510

 

 O integrado WT7510 apenas monitora as saidas da fonte e gera o sinal de Power Good (PWR_OK) para a placa mãe quando tudo estiver normal na fonte de alimentação.

 

Para mais detalhes, consulte o datasheet dele:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...