Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Luizfpc0

CCE Win T546l C46 MB VER:E Desliga Sozinho

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Luizfpc0    0

Bom dia.

Estou enviando esta mensagem pois decidi tentar mais uma vez ressuscitar meu notebook. O modelo dele é CCE Win T546l com uma placa mãe genérica C46 MB VER:E e esta com o seguinte problema: Funciona e do nada desliga sozinho e volta a ligar e a cada vez que ocorre dura menos tempo ligado.

Esse problema começou a acontecer do nada sem o aparelho ter sofrido nenhum dano, levei ate a autorizada pois na época estava na garantia e não obtive solução (ja ganhei o caso na justiça mas infelizmente não poderei utilizar o dinheiro em outro notebook).

Depois disso comecei a vasculhar o defeito, verifiquei temperatura apesar de não obter a temperatura da mb o processador parecia estar ok tentei utilizar sem a bateria para ver se ela era e não era, usei só na bateria para ver se era a fonte e nada, formatei a maquina e nada, limpei processador e memoria e nada, acabei constatando que se tratava da placa mãe e suspeitava do chipset, levei em uma loja de notebook e confirmei, o chipset parece que foi pro espaço. Troca em torno de R$ 350,00 podendo não dar jeito e uma placa nova em torno de R$ 550,00 na época.

Deixei o notebook parado mais de 1 ano e agora resolvi pegar nele de novo, renovei a pasta térmica do processador e chipset, limpei o dissipador e cooler e coloquei pra funcionar quem sabe voltou sozinho né haha.

Formatei ele com Windows 7 tudo beleza funcionando 100% instalei todos os driver reiniciando a cada driver e nada do problema aparecer e a esperança crescendo, com a instalação finalizada abri o HWMonitor para monitorar a temperatura que por sinal a placa mãe genérica não mostra sua temperatura e o processador estava em torno de 46ºC abri o prime95 e comecei o teste de stress colocando o processador e memoria no máximo a temperatura no processador foi para 80ºC ate ai tudo normal.

15 minutos depois decepção :( o problema voltou a aparecer com o notebook desligando do nada ai liga sozinho e um tempo depois volta a desligar e a cada vez que desliga dura menos tempo ligado.

Minhas duvidas:

  • Realmente esse problema pode ser chipset?
  • Vale a pena tentar reparar?
  • Tem mais algum teste que eu possa fazer para confirmar o defeito?
  • Se valer a pena onde posso encontrar uma placa substituta mais em conta?

 

Desde já obrigado a todos pela atenção e aguardo respostas

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

Desmonte ele todo e coloque-o em funcionamento sem a carcaça com ele so na placa pois as vezes a carcaça pressiona o botão por estar mal encaixado, fazendo este procedimento e ele nao desligando o defeito esta na montagem.

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites
Luizfpc0    0

Pressiona qual botão o power? Eu desativei a opção de desligar quando pressionado o botão do power coloquei nada a fazer e é um desligamento igual quando a gente puxa o nosso desktop da tomada apaga tudo e ele volta sozinho acredito que se o power ficasse pressionado ele não retornaria.

Como toda e qualquer tentativa é valida vou realizar a sua sugestão e depois posto aqui o resultado e obrigado pela sua resposta.

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites
Luizfpc0    0

Fiz o que o membro fioly indicou porem sem resultado diferente.

Desmontei o notebook todo coloquei a placa sob um papelão para isolar e liguei apenas a tela, o teclado e a fonte. Entrei no setup e deixei la parado e um tempo depois desligou.

Uma informação que eu havia me esquecido quando criei o tópico e vi acontecer agora de novo é que se eu insistir em ligar o notebook apos ele desligar o tempo que ele permanece ligado vai diminuindo cada vez mais ate que chega um ponto que os leds ligam a ventoinha liga porem não da vídeo, ele fica ligado por um tempo sem nada na tela e desliga ai liga de novo sozinho da mesma forma. Se eu desistir de ligar e esperar um tempo ele volta a ligar com vídeo normal.

Outra informação que obtive ao faze-lo funcionar desligado é que mesmo após um bom tempo ligado desligando e ligando nenhum componente da placa mãe apresenta aquecimento elevado nem o processador e nem o chipset.

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

Bem amigo com esta nova informação significa que e um problema de aquecimento, a algum componente em curto ou alterado

vc vai ter que com ele desmontado tatear capacitores e diodos que podem fazer isto sem queimar totalmente o notebook.

 

quando a componentes neste estado ele se ativa as proteções para não queimar por completo o fato do tempo diminuir dele ligado e porque cada vez que liga o componente se aquece mais e mais ate não ligar mais.

 

espero que encontre o defeito.

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites
Luizfpc0    0

Então fioly assim tambem é nas placas mãe de desktop que eu estou acostumado a trabalhar e como ja disse na resposta anterior ja fiz essa verificação e não tem nenhum componente aquecendo é isso que é estranho

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...