Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer aspire 4349 / Quanta ZQR DA0ZQRMB6C0 / Não liga

Avalie este tópico:


robertoromeu

Posts em destaque

Olá boa tarde a todos Estou com um notebook acer 4349 series que não liga. Seguem os testes que ja realizei. 

Bios sem alimentação no pino 8. 

Bobina PL12 bipa com o terra.

Tenho 3 e 5v na bobinas PL13 (5v) e PL14 (3,3v)

Ao prescionar o botão de power aparece um consumo de 0,9a e logo some.

 

Estou com o esquema, porém sem ideia de por onde começar.

Editado: por robertoromeu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@robertoromeu  ta seguindo o esquema? Você diz que a PL12 ta bipando em relação ao gnd correto? A placa em stand-by tem consumo? O sinal S5_ON ta chegando na base do pq39 quando o power é acionado? Vai pressionando o power e aferindo as tensões que sobe nas bobinas e post?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@robertoromeu a tensão do bios U4 só vai subir depois da placa ligada! 

17 minutos atrás, robertoromeu disse:

estou seguindo o esquema.

Então segue a sequencia de start da placa blz! Veja se a placa tem todas as tensões de ALWAYS presente incluindo a bateria do CMOS. Todas presente? Veja se as tensões que sobem depois do acionamento do power vai ta despertando. Sabendo onde a sequencia parou de despertar, então é desse ponto que devemos ter um ponto de partida para o inicio do reparo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguindo com os testes achei a tensão que está faltando +3v. No PQ12 deveria sair 3v nos drenos porém não sai nada. E no gate não tem o sinal MAIND. Fui em busca da origem do sinal maind e achei o resistor PR99 ele deveria recer +15v, porém so esta recebendo 12,80v e no outro lado não sai nada, ou seja, o PQ18 não recebe tensão alguma. Alguém poderia me dar uma luz? Estou meio perdido kkkk. Desde já agradeço.

Capturar 2.JPG

Capturar.JPG

Editado: por robertoromeu
Adicionar as imagens
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@robertoromeu 

 

ata1.jpg

 

Pode ser que vc tenha um curto no secundário...

Vc tem que verificar qual o componente (bobina, transistor, etc...) é responsável pelo surgimento  de cada uma dessas tensões e aferir se sobe tensão no momento em que pressiona o botão power. Siga a sequência, a que não subir tensão pode ser o local problemático.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@robertoromeu no pr99 de um lado deveria ter 15v do outra não vai ter nada pois o PQ18 ta sendo saturado e com isso aterrando onde deveria ter 15v. Primeiro tem que ver o por quer não tem os 15v! Afira o diodo PD7 e veja se a tensão nele ta baixa também!

Quando resolver isso, analise primeiro o pq10 e pq20 se as tensões de S5 ta passando quando o power é acionado ok?

O esquema nos diz que o pr164 não existir na placa então que vai saturar pq10 e pq20 é a tensão de 15v que vai passar pelo pr110. Isso vai acontecer com os outros mosfet que precisar dessa tensão para ser saturado. Se o sinal de  S5_ON também não chegar na base do pq39, o divisor formado pela pr168+pr167 não vai deixar que os 15v sature esses dois mosfet! 

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...