Jump to content

devolvido Acer aspire 4349 / Quanta ZQR DA0ZQRMB6C0 / Não liga

Rate this topic

robertoromeu
 Share

Recommended Posts

Olá boa tarde a todos Estou com um notebook acer 4349 series que não liga. Seguem os testes que ja realizei. 

Bios sem alimentação no pino 8. 

Bobina PL12 bipa com o terra.

Tenho 3 e 5v na bobinas PL13 (5v) e PL14 (3,3v)

Ao prescionar o botão de power aparece um consumo de 0,9a e logo some.

Estou com o esquema, porém sem ideia de por onde começar.

Edited by robertoromeu

@robertoromeu a tensão do bios U4 só vai subir depois da placa ligada! 

17 minutos atrás, robertoromeu disse:

estou seguindo o esquema.

Então segue a sequencia de start da placa blz! Veja se a placa tem todas as tensões de ALWAYS presente incluindo a bateria do CMOS. Todas presente? Veja se as tensões que sobem depois do acionamento do power vai ta despertando. Sabendo onde a sequencia parou de despertar, então é desse ponto que devemos ter um ponto de partida para o inicio do reparo. 

Seguindo com os testes achei a tensão que está faltando +3v. No PQ12 deveria sair 3v nos drenos porém não sai nada. E no gate não tem o sinal MAIND. Fui em busca da origem do sinal maind e achei o resistor PR99 ele deveria recer +15v, porém so esta recebendo 12,80v e no outro lado não sai nada, ou seja, o PQ18 não recebe tensão alguma. Alguém poderia me dar uma luz? Estou meio perdido kkkk. Desde já agradeço.

Capturar 2.JPG

Capturar.JPG

Edited by robertoromeu
Adicionar as imagens

@robertoromeu 

ata1.jpg

Pode ser que vc tenha um curto no secundário...

Vc tem que verificar qual o componente (bobina, transistor, etc...) é responsável pelo surgimento  de cada uma dessas tensões e aferir se sobe tensão no momento em que pressiona o botão power. Siga a sequência, a que não subir tensão pode ser o local problemático.

@robertoromeu no pr99 de um lado deveria ter 15v do outra não vai ter nada pois o PQ18 ta sendo saturado e com isso aterrando onde deveria ter 15v. Primeiro tem que ver o por quer não tem os 15v! Afira o diodo PD7 e veja se a tensão nele ta baixa também!

Quando resolver isso, analise primeiro o pq10 e pq20 se as tensões de S5 ta passando quando o power é acionado ok?

O esquema nos diz que o pr164 não existir na placa então que vai saturar pq10 e pq20 é a tensão de 15v que vai passar pelo pr110. Isso vai acontecer com os outros mosfet que precisar dessa tensão para ser saturado. Se o sinal de  S5_ON também não chegar na base do pq39, o divisor formado pela pr168+pr167 não vai deixar que os 15v sature esses dois mosfet! 

Edited by Leonildo