Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida HS Sony Shake 77 Erro protection E03

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Pessoal, boa noite. Meu aparelho deu defeito, e como entendo um pouco de eletrônica, queria repara-lo, ele tá com esse código de erro da descrição. Creio que seja na placa amplificadora, pois assim que eu a removo, a mensagem some e o equipamento liga "normalmente", com todas as suas funções acionadas através dos botões, e a mensagem pra eu conectar caixas de sons aparece. Acontece que a placa amplificadora, fica embaixo da leitora de CD, e tô me batendo pra remover a leitora. Pra que ela seja retirada, preciso tirar a tampa frontal da bandeja, pra que eu puxe a leitora por trás? É uma dúvida besta, mas tô enrolado. Obrigado!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/07/2020 às 23:18, ohm disse:

Olá,

 

@Oseiasgs22 , certamente defeito no estágio de amplificação.

 

Desconheço o referido modelo, entretanto muitos aparelhos tem parafusos atrás do acabamento da tampa do cd. confira aí.

 

Boa noite. Só agora que vi a postagem. Eu já removi, era como eu desconfiava, eu retirei a tampa da bandeja do leitor de DVD e removi por trás o leitor. Agora vou ver o que faço. Kkk.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/07/2020 às 23:18, ohm disse:

Olá,

 

@Oseiasgs22 , certamente defeito no estágio de amplificação.

 

Desconheço o referido modelo, entretanto muitos aparelhos tem parafusos atrás do acabamento da tampa do cd. confira aí.

 

Bom dia, amigo. É assim, nem sempre esse erro acontece, tem vezes que ligo o aparelho e ele fica um certo tempo ligado normalmente, então eu meço os CI de amplificação e todos tem as voltagens normais que constam no esquema elétrico, mas quando ocorre o erro, desarma tudo e fico impossibilitado de fazer testes em DC, mas em testes em busca de curto, não detecto nada de anormal.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 conferi no manual de serviço e o código de erro e03 corresponde a anomalia na fonte.

 

Confira todas tensões nos pinos do cn1000.

 

10 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

então eu meço os CI de amplificação

você refere ao irs2092? Momentos antes do defeito existe ausência de alguma tensão?

 

4 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

Parece óbvio onde é o defeito, mas mesmo assim bate uma dúvida.

Pode ser que a fonte não está mantendo alguma das tensões necessárias ou a placa do amplificador está consumindo muito.

 

10 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

nem sempre esse erro acontece

Detalhe importante, não tinha mencionado antes! Quando liga apresenta áudio em todas as caixas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, ohm disse:

@Oseiasgs22 conferi no manual de serviço e o código de erro e03 corresponde a anomalia na fonte.

 

Confira todas tensões nos pinos do cn1000.

 

você refere ao irs2092? Momentos antes do defeito existe ausência de alguma tensão?

 

Pode ser que a fonte não está mantendo alguma das tensões necessárias ou a placa do amplificador está consumindo muito.

 

Detalhe importante, não tinha mencionado antes! Quando liga apresenta áudio em todas as caixas?

Bom dia, amigo. Bom deixa eu te falar. Essa placa amplificadora é conectada à placa principal mediante um cabo flat, no conector desse cabo flat, no que fica na placa amplificadora tem um sinal chamado PS_Protection que vai dar direto no Q1007, quando esse cabo tá desconectado, o equipamento liga normalmente, eu meço todas as tensões na placa amplificadora, e também naquele conector que vem da fonte e liga a placa de amplificação e todas as tensões existem. Quando eu conecto a outra ponta do cabo flat, dessa vez na placa principal, o erro E03 acontece, só que às vezes demora um pouco mais a ocorrer, outras vezes ocorre na hora.

Mas uma coisa interessante que ocorreu ontem, foi que assim que eu pareei meu celular com essa aparelho, o erro parou, passou quase duas horas ligado, eu achei até que tivesse resolvido, depois voltou novamente. Tô pensando em sacar fora esse Q1007, porque como já me falaram, esses circuitos de proteção da Sony, às vezes mais atrapalham, porque até o cabo de força mau conectado na tomada, isso ocorre.

Ps: As caixas estão desconectadas, tem alguma forma de testar sem ser com as caixas pra saber se as saídas estão queimadas???

 

De acordo com a serigrafia da placa fonte, o CN1000 tem todas as voltagens correspondentes e cravadas! O erro protect E03 só ocorre quando ligo a placa amplificadora, a placa principal.

 

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu refiz novamente as medições dos IC de potência não parece estar 100% correta as medições, pois um exemplo, no pino 4 era pra ter 0v, e tem 5v no pino 4 de todos os ICs. Todos eles tem a mesma voltagem que aparentam estar em desacordo com o esquema. Além do pino 4, tem mais alguns que estão com voltagem diferente do que diz o esquema. Agora eu fico na dúvida se isso pode ser devido ao conector flat que tá desconectado, ou se pode de fato ser defeito em algum componente. Infelizmente ele não segurou mais nenhum tempo sem dar a mensagem, pra que eu pudesse testar ele em funcionamento normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 o erro e04 é reconhecimento de tesão na saída do amplificador de áudio ou anomalia no circuito de ventilação. Julgo ser no estágio da saída, pois, certamente está consumindo muito a ponto de abaixar a fonte e apresentado o referido erro.

 

Tente descobrir qual canal tem tensão dc na saída para os auto falantes. Pode ser mosfet com fuga ou o irs2092.

 

Com calma chegaremos ao diagnóstico correto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, ohm disse:

@Oseiasgs22 o erro e04 é reconhecimento de tesão na saída do amplificador de áudio ou anomalia no circuito de ventilação. Julgo ser no estágio da saída, pois, certamente está consumindo muito a ponto de abaixar a fonte e apresentado o referido erro.

 

Tente descobrir qual canal tem tensão dc na saída para os auto falantes. Pode ser mosfet com fuga ou o irs2092.

 

Com calma chegaremos ao diagnóstico correto.

Bom dia, amigo! Eu observei, fazendo algumas medições, seguindo o esquema elétrico que falta voltagem em lugares que segundo o esquema elétrico, seria pra ter. Pra não me alongar muito, você poderá observar melhor pelas duas fotos que vou mandar. Segundo o esquema elétrico, os capacitores C1012 e C1014 são ligados ao input do IC1000, que tem -23v, o C1014 tem -23v, enquanto o C1012 tá zerado. Medindo no TB1000, eu encontrei -2,5v no primeiro terminal da esquerda pra direita, já no TB1001 não encontrei voltagem nenhuma

Os mosfets de áudio digital marcam voltagem correta.

Acima das bobinas, aonde tem o D1072, D1022, D1046 e D1050, o único que mede diferente do esquema é o D1072, que recebe -62v do pino 10 do IC1012, mas no multímetro da 62v positivo, e todos os capacitores próximos a eles, contando do C1044, estão zerados, onde segundo o esquema, deveria ter voltagem.

Outra coisa que queria relatar também, em relação aos Irs2092, são 6 no total. Como saber ao certo o que tá ruim, sem auxílio do osciloscópio (pois não possuo) e todos medem voltagem irregulares nos mesmos pinos? Pois conforme falei antes, alguns pinos medem diferente do que está no esquema.

Algo que notei "diferente" também, foi no IC1002 (digo diferente porque não conhecia esse tipo de componente e não sei como se comporta ao certo). Mas acontece que esse CI, assim que eu desligo o equipamento, ele bipa em todos os terminais por um bom tempo, depois de um certo tempo, ele para. Os IC1000 e IC1001 não presentam esse tipo de comportamento. Mas o IC1002, quando o equipamento tá ligado, ele tem as voltagens corretas, descritas no esquema, por isso não sei se ele realmente possa estar em fuga.

 

20200726_113421.jpg

Sem título.jpg

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

são ligados ao input do IC1000, que tem -23v, o C1014 tem -23v, enquanto o C1012 tá zerado.

Então tem -23v no terminal in do ic1000? No terminal out tem os -5v? Ficou confuso?

 

O ic1002 bipa em continuidade mesmo, existe capacitores grandes ligados em sues terminais.

 

17 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

o único que mede diferente do esquema é o D1072, que recebe -62v do pino 10 do IC1012, mas no multímetro da 62v positivo

Verifique continuidade entre todos pinos 10 dos irs2092. Descarregue os capacotores antes (os maiores).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ohm disse:

Então tem -23v no terminal in do ic1000? No terminal out tem os -5v? Ficou confuso?

 

O ic1002 bipa em continuidade mesmo, existe capacitores grandes ligados em sues terminais.

===============================================================================

Verifique continuidade entre todos pinos 10 dos irs2092. Descarregue os capacotores antes (os maiores).

 

Amigo, bom dia!

Em relação a primeira pergunta, exato com  ressalvas! O IC1000, tem 24v (positivo) no IN e 4,98v (positivo) no OUT, só quando os 24v chega ao C1014 que passa pra voltagem negativa. Até o C1011 e C1013 ela continua positiva, e o C1012 que pelo esquema é ligado nessa mesma linha, não tem voltagem nenhuma.

 

Com relação a segunda pergunta. Verificando continuidade entre os pinos 10 de cada IRS2092, todos possuem continuidade entre si.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 na realidade queria perguntar dos -5v da saída do ic1001. Está correta? Confira na imagem em destaque azul:

 

Essa fonte simétrica de 5v é fundamental para o correto funcionamento do estágio de saída de áudio. 

 

A integridade da trilha 10 entre os irs2092 indica falha na sua meditação de tensão, talvez o multímetro esteja pegando interferência. Mas está correto pelo teste de continuidade. Da mesma forma que no c1012 pode está acontecendo falha no contato da ponta de prova, pode ter verniz na solda.

 

Vou esperar você confirmar os 5v simétricos para seguimos a análise. 

 

Fonte simétrica 5v sony shake77.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, ohm disse:

@Oseiasgs22 na realidade queria perguntar dos -5v da saída do ic1001. Está correta? Confira na imagem em destaque azul:

 

Essa fonte simétrica de 5v é fundamental para o correto funcionamento do estágio de saída de áudio. 

 

A integridade da trilha 10 entre os irs2092 indica falha na sua meditação de tensão, talvez o multímetro esteja pegando interferência. Mas está correto pelo teste de continuidade. Da mesma forma que no c1012 pode está acontecendo falha no contato da ponta de prova, pode ter verniz na solda.

 

Vou esperar você confirmar os 5v simétricos para seguimos a análise. 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Fonte simétrica 5v sony shake77.jpg

 

Boa noite, amigo! Acabei de refazer os testes. Sim, a medição no OUT do IC1001 está correta, tem -5v

No OUT do IC1000 tem +5v.

Com relação ao C1012 eu não consigo encontrar medição de forma nenhuma, mesmo forçando a ponteira de prova pra tentar eliminar mau contato.

 

Ps: Se eu ir tirando os CI de amplificação, um por um, ligar sem esse CI, se não resolver, recolocar e ir retirando o seguinte, até chegar no culpado, corro algum risco de danificar mais ainda a placa, ligando sem um desses CI de amplificação?

Pode ser defeito em outro componente ainda além do CI amplificador?

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 veja se chega apresentar 5v no pino 5 dos irs2092. Em funcionamento normal tem que existir. Se não der prazo, tire o q1007 para verificar.

 

Sem os irs2092 não danifica nada, pode tirar para testar.

Entretanto, antes veja os 5v dos pinos 5, essa tensão é gerada internamente no ic quando ele não detecta nenhuma anomalia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ohm disse:

@Oseiasgs22 veja se chega apresentar 5v no pino 5 dos irs2092. Em funcionamento normal tem que existir. Se não der prazo, tire o q1007 para verificar.

 

Sem os irs2092 não danifica nada, pode tirar para testar.

Entretanto, antes veja os 5v dos pinos 5, essa tensão é gerada internamente no ic quando ele não detecta nenhuma anomalia.

 

Bom dia, amigo! Testando com a ponteira preta no GND de todos os IC e ponteira vermelha nos pinos 5 de cada IC, dá uma voltagem negativa de -3,3v e não +5v como o esquema diz.

A remoção do Q1007 foi a primeira coisa que fiz como tentativa de ver se sumia o Protection E03, mas passou a dar Protection E04, por isso recoloquei o Q1007 no lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 sem o q1007 que apresenta tensão negativa de 3.3v nos pinos 5 dos irs2092?

 

Estava olhando o esquema e esquecemos de conferir a fonte simétrica de 18v. São nos emissores dos q1005 e 1006. Ausência de alguma repercute no erro e03.

 

Qual tensão no pino 10 do cn1006? E no ponto da seta em azul, imagem abaixo:

 

 

Comando Amp-on Sony shake.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, ohm disse:

@Oseiasgs22 sem o q1007 que apresenta tensão negativa de 3.3v nos pinos 5 dos irs2092?

 

Estava olhando o esquema e esquecemos de conferir a fonte simétrica de 18v. São nos emissores dos q1005 e 1006. Ausência de alguma repercute no erro e03.

 

Qual tensão no pino 10 do cn1006? E no ponto da seta em azul, imagem abaixo:

 

 

Comando Amp-on Sony shake.jpg

 

Boa noite, amigo. Obrigado por vir aqui! Sem o Q1007 apresenta o Protect E04 e a fonte desarma.

Essa medição é com o Q1007 no lugar, mas com o cabo flat que liga a placa amplificadora a placa de sinal, DESCONECTADO, pois se elas estiverem conectadas via esse cabo o Protect E03 aparece.

Sobre os testes no Q1005 e Q1006, preciso refazer, pois já esqueci, ou não devo ter feito ainda, já que testei um monte de coisa.

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De acordo com o esquema, as voltagens no  Q1006 estão corretas (segundo a tolerância).
Q1006 = +24v / +18,55v / +17,97v

 

De acordo com o esquema, a medição do Q1005 está irregular, pois segundo o esquema, tem duas tensões negativas, e uma positiva, mas na medição está assim.
Q1005 = -24v / -18v / -18v (Ou seja, as 3 tensões estão negativas)

 

Esse CN1006, seria o CN1005? Porque no esquema tá descrito CN1006, mas na placa ele tá descrito como CN1005, e na borderview , o CN1006, é exatamente o CN1005 da placa. No pino 10 está ZERADO de voltagem.

 

Com relação ao teste do Q1058, como eu me embananei na questão de qual terminal é base, coletor... Já que o esquema mostra a representação interna e não a externa do componente, eu resolvi mostrar com uma foto o resultado das medições. Espero que dê pra observar, mas pelo que conclui, as medições estão em desacordo com o esquema.

 

20200730_005544.jpg

Sem título.jpg

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/07/2020 às 01:19, Oseiasgs22 disse:

De acordo com o esquema, as voltagens no  Q1006 estão corretas (segundo a tolerância).
Q1006 = +24v / +18,55v / +17,97v

 

Está correto.  A base do transistor fica aproximadamente 0.6v acima do valor da tensão do emissor, nessa configuração.

 

Em 30/07/2020 às 01:19, Oseiasgs22 disse:

De acordo com o esquema, a medição do Q1005 está irregular, pois segundo o esquema, tem duas tensões negativas, e uma positiva, mas na medição está assim.
Q1005 = -24v / -18v / -18v (Ou seja, as 3 tensões estão negativas)

 

Também está correto.  As três tensões são negativas, base , coletor e emissor. Houve um erro na inscrição no esquema.

 

Em 30/07/2020 às 00:08, Oseiasgs22 disse:

com o cabo flat que liga a placa amplificadora a placa de sinal, DESCONECTADO, pois se elas estiverem conectadas via esse cabo o Protect E03 aparece.

Tem que ser com o cabo flat conectado. Por instantes aparece alguma tensão para os testes. Veja o efeito que causa o flat desligado,  por isso que todo pino 5 dos irs2092 tem -3.3v:

 

Existe resistores de pull-up (circulo azul, tem um em cada irs2092)  que na ausência de comando proveniente do cabo flat que vc desligou polariza a base do transistor npn que conduz tensao de -5v (seta verde) no coletor a qual vai para o pino 5 do irs2092 e também polariza o transistor pnp que sobe 5v no coletor (seta amarela). Enfim, dessa forma nao sabemos o que se passa nos irs.

 

 

 

 

Efeito desligar flat da saida sony shake.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, ohm disse:

Está correto.  A base do transistor fica aproximadamente 0.6v acima do valor da tensão do emissor, nessa configuração.

 

Também está correto.  As três tensões são negativas, base , coletor e emissor. Houve um erro na inscrição no esquema.

 

Tem que ser com o cabo flat conectado. Por instantes aparece alguma tensão para os testes. Veja o efeito que causa o flat desligado,  por isso que todo pino 5 dos irs2092 tem -3.3v:

 

Existe resistores de pull-up (circulo azul, tem um em cada irs2092)  que na ausência de comando proveniente do cabo flat que vc desligou polariza a base do transistor npn que conduz tensao de -5v (seta verde) no coletor a qual vai para o pino 5 do irs2092 e também polariza o transistor pnp que sobe 5v no coletor (seta amarela). Enfim, dessa forma nao sabemos o que se passa nos irs.

 

 

Bom dia, amigo! Refazendo os testes da forma que você falou, ou seja, com as placas ligadas via cabo flat o resultado dá o seguinte no pino 5 de cada IRS:

 

IC1004 = -4,97V

IC1006 = - 4,21V

IC1008 = -4,87V

IC1015 = -4,87V

IC1012 = -4,86V

IC1019 = -4,77V

Esses valores aparecem em questão de milissegundos até desarmar com Protect E03

Com relação aos testes do Q1058 que você pediu? Você não respondeu se tem alguma anomalia, com base nos resultados dos testes que fiz e enviei uma foto sobre.

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 os pinos 5 do irs2092 estão com -5v porque o pino 10 do conector cn1005/1006 está com 0v. O micro manteve assim devido a falha/erro "e03".

 

12 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

Com relação aos testes do Q1058 que você pediu? Você não respondeu se tem alguma anomalia, com base nos resultados dos testes que fiz e enviei uma foto sobre.

Por isso tinha pedido para mencionar o valor das tensões nesse transistor, para chegar a essa conclusão. Onde está com +4,31 (pino 8 q1058) deveria ter -5v.

 

Enfim, vamos prosseguir na tentativa de descobrir se o e03 (falha na fonte) é reflexo do erro e04 (tensão dc na saída):

_se no pino out do ic1002 tiver -49v vamos retirar novamente o q1007 para descobrir qual irs2092 está com defeito. Assim o primeiro suspeito é o ic1004 ou algum capacitor de filtro "passa baixa" desse irs ou algum mosfet está com fuga, pois não deveria ter 2,3v na saída (tb1000/c1034)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...