Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Fonte Chaveada 12V 30A Inoperante

Avalie este tópico:


aguiartecba

Posts em destaque

Modelo: PM-DBC-3012

Marcar: Power Master

 

Olá pessoal, estou com três fontes dessa pra arrumar... Na verdade, são carregadores de bateria, mas, basicamente funciona igual uma fonte, só que tem essa placa em pé, que controla os estágios da fonte entre equalização e flutuação.

 

Duas estavam com os transistores destacados em curto e queimando fusível, troquei o transistores e parou de queimar fusível, mas, não tem sinal de vida. Verifiquei que não tem tensão de alimentação no TL494 que tá destacado na imagem junto com um regulador 7812

 

A terceira até tenta ligar, chega uma tensão de 4V no TL494 e no Pino IN do 7812, mas, essa tensão tá com um ripple escroto e frequência baixa... Quando ligada, a fonte faz um zumbido, mas, não tenho como medir ESR dos capacitores.

 

O situação é a seguinte: Estou em home office hahaha então tá complicado comprar componentes, antes de pedir, preciso ter certeza...

 

Eu queria inicialmente entender o funcionamento dessa fonte, já que esse transformador pequeno não é uma fonte de standbay e o TL494 não tem pino de start, qual a função desse trafo? como essa fonte parte?

 

Pra completar, essa fonte é chinesa...

 

Modelo: PM-DBC-3012

Marcar: Power Master

 

Fonte.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, aguiartecba disse:

Verifiquei que não tem tensão de alimentação no TL494


A conferência de tensão dele de ver feita entre o pino 12 (vcc) e pino 7 (gnd) e é geralmente entre 10-12v na maioria das placas

 

Veja os resistores do source e do chopper principal, geralmente, eles se abrem. E em casos mais caros, o próprio chopper principal

 

Não sei dar certeza sobre o chopper pequeno este caso. Imagino que seja do standby e que tenha relação com os 5v de referência do pino 14 do TL494 e que de alguma forma sua fonte starta ao conectar a bateria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, confere alimentação do TL494 gnd no pino 7 e vcc no pino 12, confere os resistores de base se for transistor bipolar ou de gate se for mosfet eles costumam abrir. Eu já trocaria também o TL494 já que é um componente bem barato. Confere tudo em volta do circuito oscilador ou melhor faz uma varredura geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, 

 

@aguiartecba tem que existir alguma forma para o "soft start". 

 

Se esse transformador menor nao for o de stand _by, será o drive dos chaveadores.

 

Siga o pino in do 7812 que descobrirá quem supre sua alimentação. Se der nos retificadores principais do secundário ela terá um circuito auto-oscilante para iniciar a partida. Ai então ainda existi componentes associados aos chaveadores danificados. Pente fino nesses transistores.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

o circuito dessas fontes é uma meia ponte, igual ao das fontes AT, e da maioria dos reatores eletrônicos. Ela não tem uma fonte stand-by: A alimentação das etapas de controle no secundário vem do próprio circuito da fonte principal, que na hora da partida funciona em modo 'auto oscilante', até o TL494 acordar e assumir o controle. 

 

image.png

 

Destacado em amarelo aí está o transformador driver. Repare que ele tem um enrolamento a mais do que se esperaria num transformador desses, que está em série com o primário do transformador principal (lá na direita). Esse pequeno enrolamento (é pequeno mesmo, tem só uma espira) forma um circuito de realimentação positiva.

 

O que acontece na partida duma fonte dessas é mais ou menos o seguinte:

 - Quando a alimentação é ligada, os resistores de partida (circulados em vermelho) injetam uma pequena corrente na base dos transistores.

 - Como não existem dois transistores exatamente iguais, um deles vai começar a conduzir antes do outro, fazendo circular uma corrente nele e nos transformadores.

 - A mínima corrente que circular naquele enrolamento de realimentação do transformador driver vai induzir uma tensão nos secundários dele, o que vai reforçar a polarização do transistor que estiver conduzindo.

 - Enquanto a corrente continuar subindo, terá tensão na saída do trafinho pra manter o transistor conduzindo. Quando a corrente parar de subir, a tensão cessa, cortando o transistor.

 - Quando o transistor corta, o colapso do campo magnético no núcleo do transformador driver vai fazer aparecer uma tensão inversa em relação a que tinha antes nos secundários. Isso fará o outro transistor entrar em condução, repetindo todo o processo. 

 

Os transistores ficam chaveando alternadamente, e a tensão no secundário vai subindo até o momento que a alimentação do TL494 atinge o mínimo para ele funcionar, e então ele passa a controlar o chaveamento dos transistores. Para que a alimentação do TL494 suba mais rapidamente, geralmente ela é colhida antes da bobina de saída. Na maioria dos casos, basta alguns poucos ciclos de chaveamento e já tem alimentação suficiente para ele assumir o controle. 

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora a parte prática: Quando os dois transistores principais queimam, quase sempre levam junto um punhado de componentes ligados entre as suas bases e o transformador driver. E qualquer resistor aberto ou diodo em curto / com fuga ali impede a partida da fonte. Além disso, é muito comum os dois transistores que acionam o transformador driver queimarem junto (na foto são aqueles logo acima dele). 

 

Na que fica zunindo, se não tem curto na saída, provavelmente o defeito são só os eletrolíticos pequenos. Se não tem onde consegui-los, pode fazer um teste rápido que é dar uma esquentada neles com o soldador (ou um daqueles isqueiros tipo maçarico) com a fonte ligada pra ver se o defeito muda. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, desculpa pela demora.

 

Em 18/07/2020 às 10:07, 14bis disse:


A conferência de tensão dele de ver feita entre o pino 12 (vcc) e pino 7 (gnd) e é geralmente entre 10-12v na maioria das placas

 

Veja os resistores do source e do chopper principal, geralmente, eles se abrem. E em casos mais caros, o próprio chopper principal

 

Não sei dar certeza sobre o chopper pequeno este caso. Imagino que seja do standby e que tenha relação com os 5v de referência do pino 14 do TL494 e que de alguma forma sua fonte starta ao conectar a bateria

 

Em 18/07/2020 às 12:05, FRANK ELIAS disse:

Amigo, confere alimentação do TL494 gnd no pino 7 e vcc no pino 12, confere os resistores de base se for transistor bipolar ou de gate se for mosfet eles costumam abrir. Eu já trocaria também o TL494 já que é um componente bem barato. Confere tudo em volta do circuito oscilador ou melhor faz uma varredura geral.

 

1 - Na fonte inoperante eu não tenho tensão de alimentação no TL494.

 

2 - Na fonte que tenta ligar e fica zumbindo, a alimentação chega em 6V mas, oscilando muito.

 

Segundo o datasheet do TL494 a alimentação mínima é de 7V mas, o recomendado é de 15V.

 

Em 20/07/2020 às 06:34, ohm disse:

Olá, 

 

@aguiartecba tem que existir alguma forma para o "soft start". 

 

Se esse transformador menor nao for o de stand _by, será o drive dos chaveadores.

 

Siga o pino in do 7812 que descobrirá quem supre sua alimentação. Se der nos retificadores principais do secundário ela terá um circuito auto-oscilante para iniciar a partida. Ai então ainda existi componentes associados aos chaveadores danificados. Pente fino nesses transistores.

 

 

 

A alimentação vem do pino central do transformador pequeno, após passar por um retificador.

 

Em 20/07/2020 às 17:21, zazulak disse:

Buenas,

 

o circuito dessas fontes é uma meia ponte, igual ao das fontes AT, e da maioria dos reatores eletrônicos. Ela não tem uma fonte stand-by: A alimentação das etapas de controle no secundário vem do próprio circuito da fonte principal, que na hora da partida funciona em modo 'auto oscilante', até o TL494 acordar e assumir o controle. 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Destacado em amarelo aí está o transformador driver. Repare que ele tem um enrolamento a mais do que se esperaria num transformador desses, que está em série com o primário do transformador principal (lá na direita). Esse pequeno enrolamento (é pequeno mesmo, tem só uma espira) forma um circuito de realimentação positiva.

 

O que acontece na partida duma fonte dessas é mais ou menos o seguinte:

 - Quando a alimentação é ligada, os resistores de partida (circulados em vermelho) injetam uma pequena corrente na base dos transistores.

 - Como não existem dois transistores exatamente iguais, um deles vai começar a conduzir antes do outro, fazendo circular uma corrente nele e nos transformadores.

 - A mínima corrente que circular naquele enrolamento de realimentação do transformador driver vai induzir uma tensão nos secundários dele, o que vai reforçar a polarização do transistor que estiver conduzindo.

 - Enquanto a corrente continuar subindo, terá tensão na saída do trafinho pra manter o transistor conduzindo. Quando a corrente parar de subir, a tensão cessa, cortando o transistor.

 - Quando o transistor corta, o colapso do campo magnético no núcleo do transformador driver vai fazer aparecer uma tensão inversa em relação a que tinha antes nos secundários. Isso fará o outro transistor entrar em condução, repetindo todo o processo. 

 

Os transistores ficam chaveando alternadamente, e a tensão no secundário vai subindo até o momento que a alimentação do TL494 atinge o mínimo para ele funcionar, e então ele passa a controlar o chaveamento dos transistores. Para que a alimentação do TL494 suba mais rapidamente, geralmente ela é colhida antes da bobina de saída. Na maioria dos casos, basta alguns poucos ciclos de chaveamento e já tem alimentação suficiente para ele assumir o controle. 

 

 

 

 

Primeiramente, obrigado pela esplicação.

 

Vamos por partes hahah

 

1 - Como eu estava desconfiando dos capacitores, pequei uma das fontes inoperantes e conferi a capacitância de todos os capacitores, menos os de saída e do filtro do retificador principal. Todas as capacitâncias bateram, mas, eu desconfiava mesmo era do ESR, como eu não tenho como medir o ESR, eu troquei os capacitores do circuito auto-oscilante que você comentou, após a troca, a fonte ficou exatamente igual a outra que tentava ligar e ficava zumbindo.

 

OBS1.: Ao trocar os capacitores, notei que tinha escrito LOW ESR neles, e os que eu comprei são comuns, será que existe uma diferença muito grande entre os normais e esses LOW ESR a ponto de fazer oscilar menos ou algo do tipo?

 

27f23c96-b191-46ba-a9e5-63e1f9a3d172.jpg

OBS2.: Achei esse esquema que é MUITO parecido com a fonte que eu tenho aqui.

 

s-400-12_supply-1.jpg

Para teste, eu alimentei o VCC da fonte com 22V conforme mencionado no esquema acima. O zumbido ainda existe, mas, eu tenho 7V na saída (sem ripple).

 

Infelizmente não consigo identificar de onde é o zumbido.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/07/2020 às 22:19, aguiartecba disse:

A alimentação vem do pino central do transformador pequeno, após passar por um retificador.

A alimentação não vem desse transformador pequeno. Ela chega nele e no pwm. Confira com atenção que ela virá do chopper maior. 

 

Pelo esquema os capacitores críticos são os c27 e c18. 

 

7 horas atrás, aguiartecba disse:

Aproximadamente 155V

Era para ter mais de 300v entre o positivo de c2 e negativo de c3

 

Na fonte que não da sinal de vida confira r14, r8 e os transistores q2 e q3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Marcos_2210 disse:

Está baixo, deveria ter 175Vdc em cada capacitor. Ligue essa fonte no 220V, pois o dobrador inoperante submetido na tensão de 220V é para funcionar como filtro (capacitores primário).

A medida foi feita com a fonte em 220.

 

Apesar do esquema mostrar uma chave seletora, isso não existe na fonte que estou trabalhando e a etiqueta marca apenas 220V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, ohm disse:

A alimentação não vem desse transformador pequeno. Ela chega nele e no pwm. Confira com atenção que ela virá do chopper maior. 

 

Pelo esquema os capacitores críticos são os c27 e c18. 

 

Era para ter mais de 300v entre o positivo de c2 e negativo de c3

 

Na fonte que não da sinal de vida confira r14, r8 e os transistores q2 e q3.

Vou conferir a origem das tensões amanhã e informo qualquer alteração.

 

Em relação a tensão nós capacitores, eu tenho 310V medindo do positivo de C2 para o negativo de C3 e aproximadamente 155V medindo cada capacitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, aguiartecba disse:

Vou conferir a origem das tensões amanhã e informo qualquer alteração.

 

Em relação a tensão nós capacitores, eu tenho 310V medindo do positivo de C2 para o negativo de C3 e aproximadamente 155V medindo cada capacitor.

 

310V está Ok para tensão de pico em 220V. 

 

Verifique a tensão no coletor do BJT ou Source do MOSFET. Verifique ainda a tensão de VCC que realimenta o CI PWM através de um capacitor eletrolítico pequeno, na ordem de 10uF a 47uF, tem um diodo retificador em série com ele na saída do trafo (bobina auxiliar). 

Segue esquema exemplar. 

Abaixo os resistores de partida (R3, R5, R6), formam um divisor de tensão para oscilar o PWM. 

O PWM envia um pulso para o GATE do MOSFET que por sua vez induz uma corrente no secundário, e que por sua vez induz uma corrente na bobina auxiliar do primário, que logo é retificada por D3 e filtrada por C10.

 

Sem esses passos a fonte não estabiliza ou permanece em standby. 

 

images (24).png

Editado: por Marcos_2210
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/07/2020 às 22:19, aguiartecba disse:

Todas as capacitâncias bateram, mas, eu desconfiava mesmo era do ESR, como eu não tenho como medir o ESR, eu troquei os capacitores do circuito auto-oscilante que você comentou, após a troca, a fonte ficou exatamente igual a outra que tentava ligar e ficava zumbindo.

E os componentes ligados nas bases dos transistores principais, e os dois transistores ligados no transformador driver? É quase certo que tem alguém danificado ali. 

 

Em 24/07/2020 às 22:19, aguiartecba disse:

Ao trocar os capacitores, notei que tinha escrito LOW ESR neles, e os que eu comprei são comuns, será que existe uma diferença muito grande entre os normais e esses LOW ESR a ponto de fazer oscilar menos ou algo do tipo?

Na prática, nesse tipo de aplicação não vai fazer diferença. No máximo, um capacitor de baixa esr vai durar mais e só. 

 

Essas fontes tem dois secundários independentes no transformador principal como nesse esquema que você postou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...