Jump to content

resolvido notebook hp g42 230br da0ax1mb6h1 não liga

Rate this topic

Recommended Posts

bom dia a todos, estou com um notebook hp g42 230br ( da0ax1mb6h1) , o led de carregamento acende mais ao pressionar a tecla power ele não liga.

tem todas as tensões 19v, 5v e 3v, alguém já pegou esse defeito?

obrigado!

Problema resolvido!

Edited by MARCO ANTONIO PATRICIO VIEIRA
resolvido
  • Like 1

@MARCO ANTONIO PATRICIO VIEIRA como o colega já mencionou acima, é bom checar a tensão do botão power pra ver se estar normal! É sempre bom especificar onde encontra as tensões para que possamos ter um entendimento melhor. Creio que você tenha todas as tensões de ALW presente como já mencionado nas PL5 e PL9 correto?

Veja que o esquema mostra que as tensões de ALW  são: +3v, +5v,+10v e +15v! Essas tensões estando todas ok, você tem que pressionar o power para aferir se as outras tensões que desperta só apos o power ser acionado também vão subir. Afira se os sinais SUSON e S5_ON nos pinos 101 e 98 do I/O estão sendo enviados quando o pwer é acionado. Você pode também ta pressionando power e aferindo as outras bobinas para ver qual deles vai subir tensão e post aqui! 

• Like 1

a tecla power está ok e está chegando os 3v no chip da bios, creio que as outras tensões estão ok porque o led de carregamento da bateria está funcionando corretamente.

já retirei o chip da bios e vou tentar baixar o arquivo correto para regravar.

não tenho créditos para baixar aqui no fórum, os amigos conhecem outro local onde eu possa encontrar esse arquivo?

muito obrigado a todos! 

• Like 1

@MARCO ANTONIO PATRICIO VIEIRA antes de regravar o bios você deveria aferir se os mosfet de transferência ta funcionando. Embora essas placas também apresente muito defeito de bios, checar se as tensões estão subindo apos o power é valido também! 

Para você fazer download aqui no fórum  é preciso de ter créditos. Segue o link para mais informações:

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Edited by Leonildo
  • Like 2

Então essa placa dá problema direto na bios, mas não sei se é problema cronico da bios ultima vez tive que pega um chip zerado, pois o outro não estava bom e foram isso em duas placas. Se já conferiu se aperta o botão power a luz não fica mais fraca da bateria? Quanto mais informações melhor, pois como sou entusiasta as vezes fico perdido.

• Like 1

@Átomos o colega diz que o power ta funcionando e tem as tensões de S5 presente. Se as tensões +5VPCU e +3VPCU ALW estando presente não sei como pode ACIN ta faltando na placa. Se o I/O não identificar que tem um carregador, não teria como as tensões de S5 ser liberadas.

Se as tensões de VS que sobem apos o power ser acionado não subir como a placa vai ligar, e dependendo de qual circuito da placa que possa ta com defeito a placa pode ligar e desligar, por motivo da sequencia de start não ter continuidade. 

@MARCO ANTONIO PATRICIO VIEIRA pra isso você tem que ter todas a tensões ALW presentes em stand-by como já mencionei, o PU4 enviando o sinal PGOOD para outros pwm da placa como PU8 que vai ficar esperando o sinal MAINON. As tensões de VS que depende da tensão de +10ALW e do sinal de S5_ON que precisa para a placa ligar.

Isso vai depender muito do comportamento da sua placa. Tenta regravar com outros bios! Mas pra isso analise a placa antes, e depois tire as suas duvidas...

Sempre é bom mencionar se a placa liga e desliga ou se não apresenta nenhuma sintoma de querer ligar. Tem muitos usuários que coloca que "não liga" somente por quer a placa não gera vídeo, mas sendo que a placa liga e desliga sem vídeo. Outras placas quando tem um bios interno no I/O faz com que a placa ligue e permaneça ligada mas sem vídeo embora as tensões de VS não tenha subido. Caso esse que não é o seu.

Edited by Leonildo
  • Like 1

Em 19/07/2020 às 10:27, Leonildo disse:

tensões de ALW  são: +3v, +5v,+10v e +15v!

@MARCO ANTONIO PATRICIO VIEIRA você não mencionou se tem todas essas tensões presente? Ou se os sinais estão subindo? O seu relato no primeiro post ta bem ressumido. Se o problema é somente regravar o bios ta muito fácil.

Em 18/07/2020 às 10:38, MARCO ANTONIO PATRICIO VIEIRA disse:

tem todas as tensões 19v, 5v e 3v,

Essa placa não precisa só dessas tensões para ligar. Regrava e me diz se deu certo? Espero que der certo!! Deve ser a de 512!

Anotação 2020-07-22 210823.png

Edited by Leonildo
  • Like 1

1 hora atrás, Leonildo disse:

@MARCO ANTONIO PATRICIO VIEIRA você não mencionou se tem todas essas tensões presente? Ou se os sinais estão subindo? O seu relato no primeiro post ta bem ressumido. Se o problema é somente regravar o bios ta muito fácil.

Essa placa não precisa só dessas tensões para ligar. Regrava e me diz se deu certo? Espero que der certo!! Deve ser a de 512!

Anotação 2020-07-22 210823.png

infelizmente continua na mesma vc tem os pontos corretos onde devo conferir todas as tensões eu estou sem esquema e não tenho osciloscópio para verificar sinais? 

Problema resolvido, a placa do botão power estava com o led em curto e algumas trilhas do cabo flat rompidas, tive também que substituir a bios porque deu defeito na hora da gravação e regravar o arquivo de bios original (tinha feito backup).

Como os colegas falaram provavelmente o defeito não era na bios.

Obrigado a @legacy ,@Leonildo ,@Manchado Manoel@franciscocunha@Átomos pela ajuda e espero um dia poder retribuir.