Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dicas iniciantes de uso de osciloscópio analógico Mesco

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom dia amigos, sou iniciante e recentemente consegui um osciloscópio analógico Mesco AO-1221, ainda estou me familiarizando com o equipamento "novo" (tem uns botões que estão um pouco ruins mas nada que me impeça de usar), e vim aqui perguntar às pessoas mais veteranas no assunto, sobre dicas de como usar, cuidados que devo ter, projetos que posso por em prática com ele, qualquer dica e conhecimento estarei aceitando! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá. Ja faz uns meses que vc postou o tópico mas vamos lá. Não achei nenhuma foto em alta resolução do seu modelo de osciloscópio mas vou tentar te dar uma noção geral sobre osciloscópios. É meio desagradável dizer isso mas um osciloscópio é uma ferramenta  de diagnóstico avançada. Não vejo muita utilidade para um iniciante, não vai ajudar para projetos mais simples. Para os leigos eu costumo dizer que ele é um "voltímetro avançado". A função dele basicamente é traçar um gráfico da tensão na vertical e a mudança dela no tempo. Basicamente ele tem um ponto que se move na tela da esquerda pra direita. A velocidade desse ponto é controlada pelo controle "tempo por divisão" ou "time/div" do inglês time per division. Nas velocidades mais lentas você pode ver o ponto se mexendo, quanto mais rápido o ponto vai criar uma ilusão de um traço horizontal(desde que vc não esteja jogando sinal nele) devido a incapacidade dos nossos olhos de acompanhar um ponto se movendo em alta velocidade.  Jogando um sinal nele o ponto se move verticalmente acompanhando as variações de tensão na entrada. A sensibilidade "vertical" é controlada pelos controles volts/div (volts por divisão).  Geralmente um osciloscópio tem dois , um para cada canal de entrada para você poder observar dois pontos do circuito e traçando dois gráficos se os dois canais estiverem ligados. A divisão que eu citei se refere aos quadrados que estão desenhados na tela. Se você conectar a ponta de prova à uma pilha de 9 volts e selecionar 4 volts por divisão o ponto vai subir dois quadrados e meio. se conectar ao contrario vai descer. Se for uma pilha de 1,5 volts e você selecionar 0.5 volts por divisão o ponto vai se deslocar 3 quadrados. Já na horizontal se você selecionar 1 segundo por divisão vai notar que o ponto leva exatamente 1 segundo para "andar" um quadrado. Se selecionar 0.5 segundos por divisão ou seja 500 milissegundos por divisão vai ver que a cada segundo o ponto anda 2 quadrados. Se você jogar um sinal de áudio (uma música) vai ver um gráfico confuso que aumenta de tamanho verticalmente acompanhando as variações de volume. Mas se você jogar uma frequência fixa vai ver uma forma de onda que se repete. Quanto mais você diminui o tempo por divisão mais a onda aumenta de tamanho horizontalmente. Os osciloscópio tem um circuito chamado "trigger" que dispara o traço sempre no começo da onda senão a cada passada do traço a onda apareceria em outro local ficando difícil observa-la direito. Tem uma seção de botões só para controlar o comportamento dele. Se você colocar o dedo na ponta de prova e ligar o canal correspondente vai ver uma senoide um pouco distorcida que nosso corpo capta da rede elétrica. Ela pode ser bem forte, chegar a varias dezenas de volts do pico positivo até o negativo. Ajustando o tempo por divisão e multiplicar por quantos  quadrados horizontais a onda completa ocupa vai ver que dá mais ou menos 17 milisegundos ou seja 0,017 segundos. Dividindo 1 por 0,017 numa calculadora vai ver que dá 58,823.... que é aproximadamente a frequência da nossa rede elétrica, 60 HZ. Esta é uma função do osciloscópio, medir a frequência dos sinais. Agora um técnico experiente vendo as ondas na tela pode detectar muitas coisas, por exemplo se a onda de um oscilador está certa, se tem distorções ou sinais indesejáveis etc... Conectando um gerador de sinais num amplificador podemos ver se a onda esta distorcida ou caso não tenha áudio na saída ou o áudio estivar baixo procurar em qual etapa do amplificador o sinal some ou está amplificando incorretamente.
Isso é o básico do básico, não adianta eu tentar te explicar funções avançadas enquanto você ainda é iniciante na eletrônica. Considere-se um cara de sorte, eu me formei em 85 e só consegui comprar um osciloscópio nacional bem simples uns 4 anos depois e foi MUITO caro. Espero ter ajudado.

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

@Andreas Carl

On 10/10/2020 at 10:56 AM, Andreas Carl said:

Olá. Ja faz uns meses que vc postou o pico mas vamos lá. o achei nenhuma foto em alta resolução do seu modelo de osciloscópio

Bom dia amigo! perdão, esqueci de enviar as fotos 😅, e muito obrigado mesmo pelas dicas! faz um tempo que uso ele e também peguei uma prática em um curso de eletrônica que estou fazendo faz mais de um ano, uma vantagem que também percebi quanto ao uso de osciloscópio é para identificar com qual tipo de sinal estamos lidando, se é analógico ou digital, ou mesmo ripple de capacitores quando se tratar de fontes.

 

On 10/10/2020 at 10:56 AM, Andreas Carl said:

Isso é o sico do sico, o adianta eu tentar te explicar funções avançadas enquanto voainda é iniciante na eletrônica. Considere-se um cara de sorte, eu me formei em 85 e só consegui comprar um osciloscópio nacional bem simples uns 4 anos depois e foi MUITO caro. Espero ter ajudado.

Me ajudou bastante! todo conhecimento é bem vindo, principalmente pra alguém como eu que está no começo da estrada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...