Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como identificar componentes proximos esquentando

Avalie este tópico:


Cassio Almeida

Posts em destaque

Existem casos onde voce tem vários capacitores e resistores SMD proximos, um deles está esquentando e voce não tem certeza qual é. Existem muitas tecnicas que podem resolver isso desde spray congelante de 5 reais até cameras infravermelho que podem chegar fácil a 3000 reais mas apresento uma solução gratuita e eficiente para esses casos:

 

Papel termico!

 

Isso mesmo, papel termico que pode ser um pedaço do papel de uma bobina de fax, um extrato ou recibo bancário, uma nota fiscal de loja ou qualquer outro. Basta voce colocar em cima dos componentes e com um pouquinho de pressão do dedo eles vão se moldar aos capacitores e resistores, então voce deixa esquentar o componente e quando levantar o papel vai ver "impresso" o vilão que estava procurando.

 

É uma forma facil e barata de resolver um grande problema.

 

Já usei algumas vezes e espero que seja util para todos.

 

Veja também a versão 2.0 -

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Administrador

A ferramenta correta para este tipo de diagnostico é essa aqui.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

É baratinho. Todo mundo aqui vai comprar um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ferramenta correta para este tipo de diagnostico é essa aqui.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

É baratinho. Todo mundo aqui vai comprar um.

 

Dsystem, como você gosta de boas ferramentas, já deve ter comprado o seu.

Se eu estou reclamando até do preço da AS5, vai demorar algumas gerações para pensar em comprar uma dessas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

já comprei  uns 6 dessas  heheheheh

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

brincadeira  vou usar o papel mesmo valeu a dica 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...

Existem casos onde voce tem vários capacitores e resistores SMD proximos, um deles está esquentando e voce não tem certeza qual é. Existem muitas tecnicas que podem resolver isso desde spray congelante de 5 reais até cameras infravermelho que podem chegar fácil a 3000 reais mas apresento uma solução gratuita e eficiente para esses casos:

 

Papel termico!

 

Isso mesmo, papel termico que pode ser um pedaço do papel de uma bobina de fax, um extrato ou recibo bancário, uma nota fiscal de loja ou qualquer outro. Basta voce colocar em cima dos componentes e com um pouquinho de pressão do dedo eles vão se moldar aos capacitores e resistores, então voce deixa esquentar o componente e quando levantar o papel vai ver "impresso" o vilão que estava procurando.

 

É uma forma facil e barata de resolver um grande problema.

 

Já usei algumas vezes e espero que seja util para todos.

 

Rapaz, bem comentado seu POST, muito inteligente e uma solução certamente eficaz para o porblema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, esse papel de nota fiscal que vc fala é o de cupom fiscal usado nas impressoras térmicas para emissão de cupom que tem nos supermercados ?

 

Exatamente. qualquer papel termico funciona. pode ser de supermercado, de banco, de FAX, de loterica (depois de conferido...) ou qualquer outro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se voce tiver capacitor ceramico em curto, ou ele vai esquentar ou vai derrubar a linha de energia onde ele está ligado, nesse segundo caso voce pode injetar tensão com a fonte variavel e identificar qual capacitor está em curto usando o papel termico mesmo.

Para trocar basta apenas voce colocar outro de tamanho e cor semelhante que tá tudo certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se voce tiver capacitor ceramico em curto, ou ele vai esquentar ou vai derrubar a linha de energia onde ele está ligado, nesse segundo caso voce pode injetar tensão com a fonte variavel e identificar qual capacitor está em curto usando o papel termico mesmo.

Para trocar basta apenas voce colocar outro de tamanho e cor semelhante que tá tudo certo.

 

 

Boa dica Cassio,este teste seria com esta fonte de alimentação?,segue anexo...

Outra coisa importante seria lembrar a reatancia capacitiva, resistencia natural do capacitor,que podemos testar o capacitor ceramico smd com escala de resistencia,mas isso depois de tirado,o que siginifica que nao vai dar nada dependendo do capacitor,na placa fui tentar tambem so que me veio algo que no multimetro nao intend,placa desligada de um lado o capacitor deu 250 do outro tava dando 650,isso o capacitor ceramico smd na placa,teria algum teste com multimetro digital na pci,tipo para saber saber se ele esta legal,talvez de um lado infinito na escala de diodo e do outro dar alguma coisa...Ou so pela tençao ou capacitancia no teste com capacimetro.Grato aos amigos que ajudam muito obrigado.Se estou errado em algo me corrijam,grato.

fonte-de-alimentaco-hikari-digital-ajustavel-hk-3005s_MLB-O-3200715811_092012.jpg.a70179e8b8c43d002d30d32cf441bcc1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o capacitor não está em curto e apresenta uma resistencia de valor considerável então tá tudo certo, o defeito mesmo é quando ele entra em curto e derruba a linha de energia mas nesse caso voce vai ter uma resistencia bem baixa no multimetro.

Somente lembrando, voce sempre deve saber onde está injetando energia e não injetar tensão maior que a tensão nominal que deveria ter em cada parte da placa correndo o risco de danificar componentes que não tem nada a ver...

Se voce não sabe qual a tensão naquele lugar então trabalhe com 1v e aumente a amperagem, se tiver alguma coisa em curto voce vai ver o consumo mesmo injetando apenas 1v e possivelmente vai ver algum componente esquentando mas se tiver certeza da voltagem que deveria ter então voce pode ir subindo a tensão até o máximo da linha de energia, se não apresentar consumo ou se tiver um consumo baixo pode ficar tranquilo que não tem nada em curto (pode ter em aberto...)

 

Exatamente com essa fonte de alimentação ou com outras tantas similares mas que cumprem a mesma tarefa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

Cassio,

 

acho que não é qualquer papel, pois tenho feito e os componentes chegam a 100 graus e o papel nem muda de cor, se eu meter a estação de ar com 150graus aí o papel fica preto.

 

na assimétrica coloco 3v na linha e quando aplico na placa costuma cair a tensão e eu elevo até 2A e fica uns 2v apenas. aí percebo esquentar com os dedos, mas não da para saber quem está esquentando, pois as peças são minúsculas, muito componente 0402 encostado no outro.

 

qual a amperagem que vc aplica na assimétrica ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez não funcione bem com qualquer papel térmico, aqui eu costumo usar extrato de banco ou nota de supermercado e tenho conseguido bons resultados.

Com a assimétrica, eu costumo aplicar 1v-2v e deixar que o consumo fique em torno de 1A, se não der consumo suficiente então subo a tensão aos poucos até o limite da tensão da linha de energia conferindo a amperagem máxima entre 1A a 1.5A e vou conferindo onde esquenta, se chegar na tensão da linha de energia e mesmo assim não der um consumo significativo então não tem curto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...