Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Fonte Europower PMP960M não chaveia.

Avalie este tópico:


eniovasconcellos

Posts em destaque

Olá pessoas. Estou com um problema na referida fonte onde não está chaveando a seção de tensão que vai para o power (T1) Verificando o circuito observei que o CI KA3225A (Oscilador) não deveria ter tensão no pino (10) de shutdown porem esta tensao é responsável por manter o rele k1 fechado para a fonte funcionar. Quando eu isolo o sinal de shutdown a onda de chaveamento aparece nos pinos de saída do KA. Alguem pode me dar uma luz nessa resenha? 

 

segue o link para o esquema da fonte:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

desde já obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

coloquei o esquema no gerenciador de arquivos. O problema de colocar links externos é que mais cedo ou mais tarde eles acabam ficando quebrados, aí o tópico perde parte do sentido como fonte de pesquisa futura.

 

Se é uma coisa que os engenheiros da 'Behringela' ainda não aprenderam a fazer direito é fonte. Há algum tempo paguei todos os pecados com umas fontes da PMH1000, que usam um conversor flyback controlado por um integrado UC3854 (de PFC).. com 3854 de alguns lotes, não funcionava direito por nada, o que me obrigou a importar os 3854.

 

 

9 horas atrás, eniovasconcellos disse:

o CI KA3225A (Oscilador) não deveria ter tensão no pino (10) de shutdown porem esta tensao é responsável por manter o rele k1 fechado para a fonte funcionar

Pelo contrário: Nível alto na saída do 555 faz o relé abrir (repare que tem dois transistores, um ligado na base do outro, controlando a bobina do relé). O relé serve para curto-circuitar termistor em série com a entrada depois que os capacitores principais se carregam. 

 

A sequência de partida dessa fonte é mais ou menos assim:

 - Primeiro, a fonte de baixa potência parte, alimentando o 3525 com os 16V

 - o 555 (alimentando pela tensão vref, que vem de um regulador interno no 3525) aciona, mantendo o chaveamento do 3525 inibido e o relé aberto. 

 - quando o a tensão no C10 atinge 3.3v, o 555 desliga a saída, acionando o relé e liberando o 3525 para partir. 

 

Se ela não completa essa sequência, é porque alguém está 'segurando' o pino 2 do 555 em nível baixo. É por esse pino que as proteções fazem a fonte desligar. E, a maioria das proteções é feita pelo U4 (LM339). Se os componentes de potência estiverem todos OK, pode tirar fora o U4 e ver se a fonte principal vai partir. Em vários casos o defeito é o próprio U4.

 

Essa fonte tem uma cacetada de proteções:

 - Superaquecimento (via termostato S2)

 - Sobretensão na entrada (via U4:A)

 - Brow-out (queda brusca na tensão de entrada, via U4:B)

 - Sobrecarga leve, via Q8. Essa inibe a fonte momentâneamente e manda um sinal para a placa principal via U10

 - Sobrecarga severa, via U4:C e D. Essa desliga a fonte definitivamente e para religar tem que tirar da tomada e esperar um tempo.

 

A primeira coisa que costumo fazer nessas fontes é tirar fora os resistores de valor alto das linhas de monitoração da entrada (nessa daí são R22, R23, R25 e R31), raspar a cola que tem por baixo deles e colocar de volta. As vezes o defeito é só fuga provocada pela cola que fixa eles no lugar na montagem.

Essa cola que a Behringer usa pra fixar os componentes smd tende a oxidar e criar fuga com o tempo (só não é pior que a usada pela KRK.. aquilo lá é um veneno, chega a corroer as trilhas). 

 

Quando a mesa chegou para você, já estava com esse defeito, ou tinha algum componente queimado?

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valew Zazulak. muito obrigado mesmo. Desculpem pelo link. tá aprendido! 

 

Vamos lá!

Pelo contrário: Nível alto na saída do 555 faz o relé abrir (repare que tem dois transistores, um ligado na base do outro, controlando a bobina do relé). O relé serve para curto-circuitar termistor em série com a entrada depois que os capacitores principais se carregam. 

Então. isso que não estou entendendo! Estou tendo esta tensão VREF (por volta de 5V) no pino 10 do 3225 e esta tensão está "ligando" o Q4 e com isso mantendo o Q3 "desligado", o que mantem o k1 fechado. sem esta tensão (no pino 10 e na base do Q4) o kA estaria habilitado a chavear porem o relé desligaria a fonte. Então com esta tensão o relé está fechado (NF) e o circuito da fonte ligado e o KA com as saídas desligadas... Eu fiz o teste retirando o R72 e o relé arma, desligando a fonte assim que chega com uns 2 ou 3 segundos os 16v no 555...

 

A primeira coisa que costumo fazer nessas fontes é tirar fora os resistores de valor alto das linhas de monitoração da entrada (nessa daí são R22, R23, R25 e R31),

Esses resistores são todos SMD, mas fui procurar algum componente com cola e achei o R52 quase carbonizado, não está aberto mas sofreu alguma "pancada", só que ele está na fonte dos 16V. agora complicou mais rsrs

Quando a mesa chegou para você, já estava com esse defeito, ou tinha algum componente queimado?

 

Então... Um colega de serviço adquiriu esta mesa que segundo o vendedor precisaria substituir o FET de um dos canais pois estava em curto. Esse meu amigo que tbm é técnico fez a troca do mesmo que realmente estava em curto. como não funcionou ele trouxe pra mim. logo vi que as tensões do power não estavam presentes.  Reparei que existem dois conectores na placa da fonte que estão sem os fios (J3 e J4) não tenho ideia para que servem ou se já vem de fábrica sem esses cabos...

 

Mais uma vez muito obrigado pela atenção e pela aula! 

Editado: por eniovasconcellos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/07/2020 às 08:54, eniovasconcellos disse:

sem esta tensão (no pino 10 e na base do Q4) o kA estaria habilitado a chavear porem o relé desligaria a fonte.

O relé não desliga a fonte. Quando ela é ligada, o TH1 (é um termistor ntc.. ele tem uns 5 ohms quando frio, e vai a quase 0 quando esquenta) está em série com a entrada, para amenizar o pico de corrente enquanto os capacitores principais carregam. Quando acaba a temporização do 555, ele aciona o 3525 e bate o relé, que curto-circuita o termistor.

Pelo que vi é o NA (na verdade, os dois contatos NA em paralelo) que está em paralelo com o termistor. Mesmo que fosse o NF, não desligaria, a não ser que o termistor estivesse aberto, e nesse caso derrubaria a fonte dos 16v também. 

 

Em 21/07/2020 às 08:54, eniovasconcellos disse:

Reparei que existem dois conectores na placa da fonte que estão sem os fios (J3 e J4) não tenho ideia para que servem ou se já vem de fábrica sem esses cabos...

Não tem uma chave 110/220 na traseira? Se tem, é aí que ela é ligada. Dependendo da versão (por exemplo, se for o modelo para o mercado dos EUA), em vez da chave tem um jumper. Se for usar em rede 110, é só colocar um jumper, e deixar sem se for usar em 220. 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, zazulak disse:

Não tem uma chave 110/220 na traseira? Se tem, é aí que ela é ligada. Dependendo da versão (por exemplo, se for o modelo para o mercado dos EUA), em vez da chave tem um jumper. Se for usar em rede 110, é só colocar um jumper, e deixar sem se for usar em 220. 

Caro Zazulak,

Existem sim uma chave 110/220, esta curto-circuita uma trafo em situação de 110 ou coloca ele em serie em 220. seria isto? existem 4 conectores (de um fio) na placa de entrada AC e filtragem. X1 e X2 que ligam no trafo (parece um choque de valvulado) e out1 e out2 que vão para a placa da fonte. ainda existem outros 3 (P1, P2 e P3) que estão aparafusados no chassis. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Bom dia! Caro @zazulak. ainda estou lutando com essa fonte. por acaso você pode me esclarecer quanto ao sinal "prote" verifiquei que preciso ter nivel alto nesse ponto para o 555 fazer seu ciclo. já retirei o lm como você comentou mas a fonte não parte. Liguei uma fonte externa de 16v na regiao do lm e 555 e verifiquei que se injetar 5v nos pontos "prote" O 555 cumpre seu papel e arma o relé após alguns segundos. mas não consigo identificar o que está impedindo que esse sinal prote "chegue"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

opa bom dia! então Ohm, hoje retirei novamente o LM e pra minha surpresa a fonte dessa vez partiu. porem está entregando metade da tensão, onde deveria ser 80 tenho 40, e por aí vai. verifiquei o chaveamento e percebi que em D8 temos uma onda quadrada de 5V, mas em D7 o sinal está "maluco", nem consigo medir a amplitude da onda. Deduzo que somente Q9 está chaveando, seria isto ? 

Editado: por eniovasconcellos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eniovasconcellos confira a forma de onda do d7 em relação ao coletor de q1 (ou seja, em relação ao pino 5 do transformador drive, t2). 

Já o sinal do d8 é em relação ao gnd do primário mesmo.

 

Repare que a fonte principal é de "malha aberta", sem feedback da tensão de saída. Em alguns sistemas de áudio é comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O motivo da metade da tensão nas saídas é porque o duty cycle é fixo ( a fonte nao possuí controle de tensão na saída). E sendo assim, ela está como dobrador de tensão de entrada da rede desativado. Ou seja,  está com a chave de tensão para  220v ac.

 

Mude a chave seletora de tensão, faça o teste. Após,  troque o u4.

 

Na imagem, em destaque vermelho. Chave aberta está para 220v. Chave fechada está para 127v (dobrador de tensão habilitado).

 

 

 

 

 

Chave 127-220v smps behringer.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

reparei mesmo que não tem nada ligado em J3 e J4. ela veio assim. mas esta fonte tem uma chave seletora no painel traseiro que liga ou desliga um transformador. entendi que esse transformador em serie com a rede para 220 ou curtocircuitado pela chave para 127. mesmo assim devo ligar esses pontos J3 e J4?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, eniovasconcellos disse:

reparei mesmo que não tem nada ligado em J3 e J4. ela veio assim. mas esta fonte tem uma chave seletora no painel traseiro que liga ou desliga um transformador. entendi que esse transformador em serie com a rede para 220 ou curtocircuitado pela chave para 127. mesmo assim devo ligar esses pontos J3 e J4?

Nao conheço a referda fonte, oriento pelo esquema.

Transformador com enrolamento em série para rede 220v nao se aplica em fonte chaveada. Ou ela é automática ou altera a tensão de trabalho,  no caso da sua, por dobrador de tensão. 

 

Tira foto desse transformador, e onde vai sua conexão. Ou descreva o circuito. 

 

87v dc em cada eletrolítico está pouco! No total (entre eles) deveria ter em torno de 340v. 

 

Obs. Sempre teste o aparelho com lâmpada série na rede ac.

 

 

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí está o trafo. O que a chave 127/220 faz é curtocircuitar os dois fios desse indutor (parece um choque de amp valvulado).  ele está em série com a rede ac. Mas como esse amp já foi "mexido" por outra pessoa pode até ser que tenha sofrido alteração nessas ligações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia! atualizando! Liguei a fonte com o jumper e a mesma entregou a tensão correta na saída. Muito Obrigado @ohm ! voltei com o u4 pro lugar e ainda tem algo impedindo a partida, vou fazer agora a verificação da cola dos resistores. mais uma vez obrigado Ohm e @zazulak!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...