Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Adaptação entrada auxiliar para aparelho de som.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá pessoal!

Há alguns dias ganhei um som, daqueles modelos antigos (e lindos!), modelo RS-T20 da Technics. Acho que é da década de 80.

Originalmente, só toca fita cassete. Gostaria de saber, existe a possibilidade de adaptação de uma entrada auxiliar (2 RCA ou 1 P2)?

Achei curioso, atrás dele tem 2 saídas RCA e 2 entradas RCA. As saídas são para as caixas, 1 RCA para cada caixa, acredito. E as entradas não faço ideia!

A entrada P10 na frente é para fones.

Não tenho o manual.. Estou tentando encontrá-lo na web há alguns dias, mas até agora nada...

Segue um link com várias fotos do aparelho.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Muito obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, bom dia..

 

Vamos lá.. esse aparelho é somente um deck, ou seja, não tem saida para caixas de som, mas sim saída para amplificador...

 

observe que o aparelho não tem um amplificador interno, já que para isso teria uns transformador em maior , alem de um saida de som parafusada em um dissipador de calor.

 

então, baseando que você terá que providenciar um amplificador ( com entrada auxiliar) para usar esse deck, voce pode usar a outra fonte de sinal diretamente no amplificador.

 

Esse aparelho tem a unica utilidade de tocar fitas, nada mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc vai encontrar uma infinidade de amplificadores que irão te servir aí. Equivalente ao tape todos são, vc só terá que tomar cuidado com a relação amplificador/caixa, cuidado para eles não ficarem muito desproporcionais, procure igualar ao máximo a potência e impedância de ambos, depois é só montar tudo e curtir um som, rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, pretendo fazer isso, mas não entendi muito bem como funciona ainda...

Encontrei dois sites interessantes, esse:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

E esse

 

Mas não sei por onde começar.. Tem como vc me dar uma ajuda?

Iniciando com isso aqui

O que mais preciso?

 

E com esse?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa tem sim amigão.

 

O que vc pretende? Montar mesmo ou já comprar a placa montada?

 

Se for montar, o pessoal que vende a placa já te manda os esquemas de montagem,

só comprar as peças. Se comprar montada ainda vai precisar de transformador e do dissipador de calor

pois a saída esquenta bem, mas acredito que eles também vendem isso, a fonte já vem incorporada na placa.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah tá, muito bem.

 

Então, vem as entradas e as saídas sim.

Só que volume não, eu tinha esquecido dessa parte, me desculpe.....isso faz parte de outro circuito, o pré amplificador, mas vc pode adaptar um potenciometro

de volume facilmente, o cara da Triell é gente boa, ele te fala como fazer isso.

 

O pré amp é uma outra placa que vem os controles de graves, agudos e volume, na triell tb tem se já quiser comprar,

aí fica um sistema de som completo.

 

Mas não é só isso, não se esqueça de incluir no orçamento o transformador e o dissipador ok.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, cara!

Dá pra eu por 2 RCA fêmea tranquilo então?

Por enquanto vou de potenciometro mesmo heheheh

Mesmo as caixas sendo de 120w e o amp de 100w, dá pra tocar bem?

Encontrei o transformador de 30v+30v de 5 amper, o pessoal da Triell disse 4 amper ou mais, acho que tá tranquilo! Mas no que a amperagem interfere?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá pra por os RCA sim, mas vc diz dois plugues RCA? Se for aí é só um canal, mono, se quiser estéreo a placa é outra, aí serão dois canais

com 4 plugues RCA na entrada e saída pra duas caixas de som.

 

Dá pra usar essas caixas sim.

 

Quanto ao trafo (transformador), vc já tem esse aí ou vai comprar ? O TDA 7294 é pra até 40V, se usar trafos de 30v terá 42v na fonte, se for comprar

o máximo é 28v+28v. A corrente, em amperes, quanto maior melhor, ela atua diretamente na potência do amp, eu compraria pra 6A para uma versão estéreo,

assim ficaria 3A pra cada canal, 100W com 40V dá mais ou menos 2,5A entendeu ?

 

Mas se vc já tem esse trafo aí, usa ele mesmo por enquanto, o objetivo é gastar pouco...rsss

 

Conhece esse site? Ele é ótimo pra audio

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Aí, se vc quiser mesmo entrar na eletrônica, pode enrolar seus próprios trafos, esse rapaz do site usa uma metodologia muito boa pra isso, veja:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava pensando em 2 plugues RCA mesmo, porque minha intenção é ligar o amp no computador, sabe?

E lá pra frente, ligar num toca discos, sempre quis ter um, cara...

 

Mas por enquanto usaria um cabo com 1 P2 macho, que vai na saída de fone do computador e 2 P2 macho que vai no amp...

As saídas pras caixas é naquele esquema de descascar a pontinha, vermelho e preto, e tal, né?

 

Então, não comprei o trafo ainda, só andei pesquisando e encontrei esse que eu te falei.. Aqui ó

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Quer dizer que se eu usar o de 30v vai exceder a voltagem máxima para o TDA 7294 então?

 

Entendi! Putz, que site bacana! Não conhecia não.. Dei uma olhada na página que vc me mandou sobre transformadores, parece até que é fácil!

Acho que o glossário vai ser muito útil também.. rss Valeu por compartilhar!

 

Essa caixa aí ficou chique, hein? Deve ser mto gratificante construir um bichinho desse desde o comecinho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então monta a versão estéreo com 2 TDA7294 pois a saída do pc tb é estéreo.

Vc vai precisar de um P2 stereo q vai no pc, e descascar a outra ponta pra ligar no amp, pois nessas

plaquinhas tudo é na base do fiozinho descascado e preso no parafuso nos bornes na placa, ou se quiser pode adaptar um

jack P2 stereo no amp, aí não precisa descascar os fios da entrada, assim q eu fiz nessa caixa.

 

Toca discos vc vai precisar de um pré amp específico, a menos q ele já venha com a saída pra auxiliar, a maioria dos últimos lançados já vinha.

 

As saídas para as cx tb são nos fios preto e vermelho, assim como a entrada de sinal.

 

O trafo dá uma cotada aki ó:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Sim, vai ultrapassar o máximo do TDA esses 30V, funciona, mas não é bom fazer isso.

 

Esse site é show, vc viu o video mostrando como enrolar os trafos?

 

Rapaz, se é gratificante, dá trabalho, mas compensa viu..............cuidado, eletrônica e áudio juntos vicia demais......huahuahua

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita! Mas esse

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
já não é estéreo?

E acho que vou te copiar um pouco em relação a esse jack P2 hehehe

Então, dei uma olhada na OLX, sabe? Encontrei uns bacanas que tem a saída com 2 RCA.. Acho que dá certo, né? E só usar um cabinho de adaptação, se colocar o jack P2 mesmo...

 

Maravilha, cara, mandei um e-mail para o pessoal da Lider já!

E mais uma coisa, tendo o amplificador com dissipador e o transformador, tenho tudo pra ligar na tomada?

 

Então, eu esqueci de comentar com vc, ele enrolando parece até que é facinho! auauehauehua

Putz, vicia mesmo, todos os dias pesquiso mais sobre essa área, antes eu já era fã de áudio, agora que to ganhando um pouquinho de conhecimento, tá ficando melhor ainda! Vc tem me ajudado bastante, valeu mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahh esse aí da Triel é estéreo sim, eu tava doidão aki...rssss

 

O plugue vc faz qualquer adaptação, aí fica a gosto

 

Sim, o amp com o dissipador e o trafo vc já tem tudo, só ligar na tomada.

 

Só por garantia, seria bom vc isolar os tda´s do dissipador, assim evita de queimá-lo pois a carcaça dele é ligada no -V da fonte,

isso vc faz utilizando lâminas de mica e parafusos com isolantes, q vc pode retirar td isso de fontes atx de pc queimadas, nos transistores

das fontes tem esse material.

 

kkkkkkkkkkkk...tá lascado, mais um "audioeletroófilo"

 

daki a poko tá projetando amp

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz cara, já era então!

Essa parte dos tda's vou retomar com vc mais pra frente, pode ser? rsrsrs Só preciso de ajuda pra idenficar os benditos!

 

KKKK Gostei do termo! É isso aí!

 

Cara, fiz 2 cotações de trafos hoje... veja:

 

1 - WM Transformadores

Transformador 6AMP

Entrada: 110V

Saída: 28+28V

Valor: 98,00

1 ano de garantia

 

2 - Transformadores Lider

Transformador Tipo fonte

Entrada 115 VAC

Saída 28+28 VAC. @6Amp em cada enrolamento - É isso mesmo? Ou é 3 em cada?

Potencia 500 VA

Isolação1,2 kV

Ligado por bornes

Grau de proteção IP-00

Preço unitário R$ 155,00 + 10% de IPI

 

Por que essa diferença de valor será?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode sim, oq vc precisar me chama...

 

Nossa, como trafo tá caro............

 

Pela potência esse da Lider é isso mesmo, deve dar uns 12A no secundário, e deve ser gigante esse trafo,

tá superdimensionado pra vc, e o frete vai sair 1 milhão de dólares devido ao peso.

 

Procura no mercado livre com os caras q vendem essas placas, eles devem ter o trafo ideal bem mais barato,

acho q no máximo uns 80,00 deve custar.

 

Esses aí não tem 115/220 ? Só 115? Aí fica ruim tb.

 

Trafo:

 

28V+28V (máximo)

5A (minimo, ideal 6A)

115/220V

 

Vc não tem nenhum micro system queimado aí pra retirar não?

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma pesquisada no ML, esse cara aki tem o trafo, coincidência 80,00 mesmo, olha nas perguntas.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mandei um e-mail pedindo pra repetir a cotação com o trafo sendo bivolt, vamos ver!

 

Esse que vc me passou é 25v+25v, dá certo? Tem muito impacto esses 3v a menos em cada?

Mandei uma pergunta ao vendedor do ML, tô no aguardo também...

 

Putz, pior que não tenho.. Mas é uma boa ideia! Talvez eu consiga um!

Vou trocar uma ideia com um conhecido que trabalha com som, talvez ele tenha algum contato aqui na minha cidade mesmo...

Levando em conta que ainda nem pesquisei nada aqui né kkkkkk Vou fazer isso tbm...

 

Do mais, estamos quase lá, hein!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse lance da tensão vem do datasheet, com 25V AC a fonte vai gerar 35V DC, vc multiplica por 1,4, esse é o valor pra 70W com 0,5% de distorção, com 38V ele chega a 100W mas com distorção de 10%, por isso q valores entre 25V e 28V estão corretos, pois com 10% de distorção ninguém aguenta...rsss

 

 

 

 

 

tda.JPG.9514964e1b45594426a8e58f0589fcb4.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...