Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer Predator Helios 300 LA-E921P REV:2 Não aciona GPU dedicada

Avalie este tópico:


SSD TECNOLOGIA

Posts em destaque

Ola a todos, estou com esse Acer Predator com placa mãe modelo LA-E921P REV:2, cliente diz ter o equipamento a 2 anos. 
O notebook liga porem não aciona a GPU dedica GTX1060 6GB, a placa mãe chegou a iniciar e subir video pelo integrado do CPU e agora ate carrega o sistema operacional, porem não gera imagem nem no monitor do note e nem no HDMI.
Testei as alimentações da GPU e das memorias da mesma e esta tudo zerado, VRM não entra em trabalho, testei os 5V do PU1201 (UP9511PQGJ) e esta ok. 
Enquanto a placa mãe gerava imagem pelo dedicado, atualizei a bios da placa para ultima versão disponível no site da Acer e no GPU-Z realmente não reconhecia nada mais que o Integrado

Não tem curto nas bobinas ou em peças ao redor, resistor de 30k do EN esta ok. 
Alguém tem alguma sugestão do que posso seguir a fazer ?

 

Esquema:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuei insistindo nos testes e notei que o VRM da GPU esta intermitente, depois de ligar e desligar varias vezes e ligar novamente, a GPU amornou e aferi 0.815V de Vcore, desliguei e liguei e parou de novo. 
MAS QUE DIABO! kkkkkkkkk

Editado: por SSD TECNOLOGIA
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente fiz testes, agora com o CPU dissipado para poder abrir o sistema operacional enquanto testo( ele voltou a gerar imagem pelo integrado no monitor do notebook) as tensões, como disse, as vezes liga e aciona todo VRM e as vezes nada, quando acionou eu consegui medição de Vcore de 0.815, memoria de 1.350, chip amorna, mas não identifica no sistema operacional e continua subido pela integrada do CPU.  

Editado: por SSD TECNOLOGIA
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SSD TECNOLOGIA boa tarde! Mano o problema deve ser de BGA. Já fez ME para ver se normaliza? Sempre que precisar de uma ajuda, marca alguém. Se a pessoa tiver disponível vai ajudar com toda certeza. Ta bem corrido pra galera...Os caras estão se virando nos 30. Vou tentar li ajudar blz?

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/07/2020 às 15:38, SSD TECNOLOGIA disse:

quando acionou eu consegui medição de Vcore de 0.815

Esse tensão ta correta! Agora é saber o que ta provocando esse oscilação! A gpu é alimentada por três fontes não é isso? PL1301, PL1302 e Pl1351. Creio que na falta de umas de phases o chip não funciona. Você disse passou muito tempo parado pode ter oxidação nos pwm que gera essas tensões ou mesmo o chip com solda fria. 

Veja se esse arquivo é o mesmo da sua placa? 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Editado: por Leonildo
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Leonildo disse:

@SSD TECNOLOGIA boa tarde! Mano o problema deve ser de BGA. Já fez ME para ver se normaliza? Sempre que precisar de uma ajuda, marca alguém. Se a pessoa tiver disponível vai ajudar com toda certeza. Ta bem corrido pra galera...Os caras estão se virando nos 30. Vou tentar li ajudar blz?

32 minutos atrás, Leonildo disse:

Esse tensão ta correta! Agora é saber o que ta provocando esse oscilação! A gpu é alimentada por três fontes não é isso? PL1301, PL1302 e Pl1351. Creio que na falta de umas de fases o chip não funciona. Você disse passou muito tempo parado pode tem oxidação nos pwm que gera essas tensões ou mesmo o chip com solda fria. 

Veja se esse arquivo é o mesmo da sua placa? 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Boa tarde Leonildo. 
Obrigado por seu retorno!
Realmente ta uma correria e aqui não ta diferente, mais de 25 equipamento na entrada.


Não fiz ME ainda, pois não quis estressar a PCB sem necessidade (como fiz pouco progresso nos testes, posso fazer por ultima tentava) A PCB esta perfeita com brilho e ate bem limpa e sem sinais de oxidação nos drive das fases ou no CI de controle do PWM. 
O que notei de anormal é que de fabrica já veio com os thermal pad como padrão, porem 2 memorias não tiveram contato com os termal pad. Como sei? A memoria esta com cor diferente (bem clarinha as escritas) e o thermal pad não tem marca de contato como nos de mais.
Acredito que essas memorias poderiam estar com solda fria ou ate em curto, tenho o stencil e posso tirar elas para avaliar, mas fiquei confuso por as tensões as vezes serem geradas e as vezes não e por isso não fiz esse procedimento ainda. 
O chip gráfico desse note é bem grandinho e não me aparenta ser muito resistente a temperaturas, então deixarei o reballing dele por ultimo já que também não tenho o stencil ainda, mas já irei providenciar. 

 

Sabemos que o VRM de uma GPU tem que gerar as tensões mesmo sem o chip, então isso me deixa confuso quando não gera 😕 
 

Editado: por SSD TECNOLOGIA
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, tripasecawm disse:

Quem faz gerar a tensão da GPU é ela mesmo, como ocorre em alguns PCH, a primeira coisa que tinha que ter feito ela Reball, eu tenho uma placa danificada de lenovo legyon com 1060 caso esteja danificada

Bom dia fera, beleza? Então eu passei informações ao cliente e estou aguardando o seu consentimento para continuar com a inspeção já com a retirada de componentes. 
Mas saberia me dizer por que as tensões aparecem em algumas tentativas de ligar o notebook e o chip chega a amornar? Qual seria a logica dele com defeito e isso ocorrendo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/07/2020 às 10:27, SSD TECNOLOGIA disse:

Bom dia fera, beleza? Então eu passei informações ao cliente e estou aguardando o seu consentimento para continuar com a inspeção já com a retirada de componentes. 
Mas saberia me dizer por que as tensões aparecem em algumas tentativas de ligar o notebook e o chip chega a amornar? Qual seria a logica dele com defeito e isso ocorrendo ?

quando o chip demoraq amornar assim dizendo, quer dizer que não esta sendo alimentado corretamente, logo não vai aquecer, fazendo reballing voce elimina chance de ser solda fria nas esferas, 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 24/07/2020 às 16:13, tripasecawm disse:

Quem faz gerar a tensão da GPU é ela mesmo, como ocorre em alguns PCH, a primeira coisa que tinha que ter feito ela Reball, eu tenho uma placa danificada de lenovo legyon com 1060 caso esteja danificada

Amigo para a gente negociar esse seu chip como podemos fazer ? E talvez poderia me passar qual impedância esta dando no vcore e 1.8V dele ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou o stencil e ate posso fazer o reballing, como falei sera minha ultima opção, ate o momento verifiquei a impedância do Vcore 0.7R e do 1.8 30kR, ate ai pelo que falei com um amigo tudo ok. Removi as bobinas da fase que liga ao chip e vou tentar acionar o VRM sem para ver se vai 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pll tensão de 1V com 30R de impedância, percebi que quando mando ligar o PWM manda sinal para os DRmos e logo corta, ou seja... Gera as tensões de 0.86V/1.36V/1.8V/1.16V e logo corta todas exceto claro a de 1.8V. 

Quando por algum motivo ligo ele e o VRM aciona e permanece ativo, todas tensões estão presentes e estáveis sem alteração, chip amorna porem como sem comunicação com o restante da placa.
 

TO PUTO| Nunca vi uma coisa assim e to achando muito anormal. 

Em 24/07/2020 às 13:16, Leonildo disse:

Esse tensão ta correta! Agora é saber o que ta provocando esse oscilação! A gpu é alimentada por três fontes não é isso? PL1301, PL1302 e Pl1351. Creio que na falta de umas de fases o chip não funciona. Você disse passou muito tempo parado pode tem oxidação nos pwm que gera essas tensões ou mesmo o chip com solda fria. 

Veja se esse arquivo é o mesmo da sua placa? 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Em 27/07/2020 às 14:41, Ruy Rodrigues disse:

Peguei um Dell Inspiron 7520 com video dedicado , só consegui resolver trocando o chip do video. A máquina normalizou.

Esse Dell que vc pegou gerava as tensões no VRM ? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SSD TECNOLOGIA boa noite! Esse problema seria melhor ser analisado com um osciloscópio na linhas de alimentação pra ver a questão dessa oscilação. É 99% de chance de você descobrir o defeito. O cliente quer o vídeo dedica funcionando, então ele tem que seguir os risco que pode vim acontecer com a placa.  Multímetro não tem uma precisão como um oscop tem. Outra que tem que entender bem como funciona esse circuito. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho osciloscópio aqui comigo e posso dar uma melhor analisada, poderia me guiar em que aferir ?

13 horas atrás, Leonildo disse:

@SSD TECNOLOGIA boa noite! Esse problema seria melhor ser analisado com um osciloscópio na linhas de alimentação pra ver a questão dessa oscilação. É 99% de chance de você descobrir o defeito. O cliente quer o vídeo dedica funcionando, então ele tem que seguir os risco que pode vim acontecer com a placa.  Multímetro não tem uma precisão como um oscop tem. Outra que tem que entender bem como funciona esse circuito. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SSD TECNOLOGIA as VRAM 

Em 20/07/2020 às 15:20, SSD TECNOLOGIA disse:

Testei as alimentações da GPU e das memorias da mesma e esta tudo zerado,

@SSD TECNOLOGIA vamos procurar onde as tensões que alimenta tudo nascem para que possamos saber o que ta acontecendo. O por quer ta oscilando! 

O pwm (EM5209VF) UG27 tem nas suas saídas duas tensões +1.8VSDGPU_AON +  +1.8VSDGPU_MAIN que me parece é a tensão que você diz que é a unica que fica presente é isso?

O pwm (AOZ1334DI) UG20 tem na sua saída a tensão +3VSDGPU que é um derivado +3VS! 

O Pu1701 é quem gera a tensão de +1.35VSDGPU é essa tensão que alimenta as VRAMs?

Em 20/07/2020 às 15:20, SSD TECNOLOGIA disse:

atualizei a bios da placa para ultima versão disponível no site da Acer e no GPU-Z realmente não reconhecia nada mais que o Integrado

Já que a placa não tem curto, não seria uma boa regravar o bios com outro arquivo?

Veja se os sinais de habilitação estar chegando nos pwm que gera as tensões de alimentação da GPU! Esse sinal  NVVDD2_EN é enviado pelo PU1401! Verifique se ele ta chegando no pino 1 do PU1801? Esse CI gera a tensão de +1.0VSDGPUP! O PU1801 vai enviar um sinal 1VSDGPU_PG que ao passar pelo DG2 vai virar 1.35VSDGPU_EN e chegar no pino 3 do PU1701. 

Pode ser que pelo osciloscópio você consegue ver algum pulso que possa ta na forma errada. Não tenho osciloscópio, mas sempre vejo os veteranos mencionando que é a melhor ferramenta para analise.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Leonildo disse:

@SSD TECNOLOGIA as VRAM 

@SSD TECNOLOGIA vamos procurar onde as tensões que alimenta tudo nascem para que possamos saber o que ta acontecendo. O por quer ta oscilando! 

O pwm (EM5209VF) UG27 tem nas suas saídas duas tensões +1.8VSDGPU_AON +  +1.8VSDGPU_MAIN que me parece é a tensão que você diz que é a unica que fica presente é isso?

O pwm (AOZ1334DI) UG20 tem na sua saída a tensão +3VSDGPU que é um derivado +3VS! 

O Pu1701 é quem gera a tensão de +1.35VSDGPU é essa tensão que alimenta as VRAMs?

Já que a placa não tem curto, não seria uma boa regravar o bios com outro arquivo?

Veja se os sinais de habilitação estar chegando nos pwm que gera as tensões de alimentação da GPU! Esse sinal  NVVDD2_EN é enviado pelo PU1401! Verifique se ele ta chegando no pino 1 do PU1801? Esse CI gera a tensão de +1.0VSDGPUP! O PU1801 vai enviar um sinal 1VSDGPU_PG que ao passar pelo DG2 vai virar 1.35VSDGPU_EN e chegar no pino 3 do PU1701. 

Pode ser que pelo osciloscópio você consegue ver algum pulso que possa ta na forma errada. Não tenho osciloscópio, mas sempre vejo os veteranos mencionando que é a melhor ferramenta para analise.

Então amigo, hj fui e fiz o reballing do chip, a solda tava um pouco estranho quando tirei, com cor de acobreado, fiz todo procedimento, devolvi o chip a placa e testei as resistências antes de ligar, de 0.7 caiu para 0.4 no vcore, talvez pela temperatura ambiente etc... Mas a resistência das memorias logo na saida da bobina esta dando 0.3R 😕 Isso me cheira uma fuga pra quase curto . 
Dentre tanto agora apos reballing, todas vezes que liguei ele, todas tensões nasceram e ficaram ali se mantendo, chip amornou, mas não reconhece ainda 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Leonildo disse:

@SSD TECNOLOGIA as VRAM 

@SSD TECNOLOGIA vamos procurar onde as tensões que alimenta tudo nascem para que possamos saber o que ta acontecendo. O por quer ta oscilando! 

O pwm (EM5209VF) UG27 tem nas suas saídas duas tensões +1.8VSDGPU_AON +  +1.8VSDGPU_MAIN que me parece é a tensão que você diz que é a unica que fica presente é isso?

O pwm (AOZ1334DI) UG20 tem na sua saída a tensão +3VSDGPU que é um derivado +3VS! 

O Pu1701 é quem gera a tensão de +1.35VSDGPU é essa tensão que alimenta as VRAMs?

Já que a placa não tem curto, não seria uma boa regravar o bios com outro arquivo?

Veja se os sinais de habilitação estar chegando nos pwm que gera as tensões de alimentação da GPU! Esse sinal  NVVDD2_EN é enviado pelo PU1401! Verifique se ele ta chegando no pino 1 do PU1801? Esse CI gera a tensão de +1.0VSDGPUP! O PU1801 vai enviar um sinal 1VSDGPU_PG que ao passar pelo DG2 vai virar 1.35VSDGPU_EN e chegar no pino 3 do PU1701. 

Pode ser que pelo osciloscópio você consegue ver algum pulso que possa ta na forma errada. Não tenho osciloscópio, mas sempre vejo os veteranos mencionando que é a melhor ferramenta para analise.

Sim exatamente, UG gera 1.8 e UG20 3V e o Pu1701 quem chaveia o Pq1702 e Pq1701 que libera 1.35 nas Vram, agora depois de alguns instantes desligado a resistência das memorias subiu para 2.5R +/-. 
Já fiz uma atualização pelo propio notebook, pois não localizei arquivo para Rev 2 aqui no 

Editado: por SSD TECNOLOGIA
Acrescentar informação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Injetei 1.35V direto na linha das Vram e fui subindo na fonte ate compensar a perca nos cabos e estabilizar 1.35 no multímetro, consumiu 2700mha e o die da GPU aqueceu mais de um lado do que o outro, levando a crer que o controlador de memoria ou outro setor desse chip faleceu 😔 
Eu não tinha mensurado a resistência das vram com o chip fora, acho que terei de tirar e ver, mas por ref uma 1060 EVGA de desktop tem cerca de +/- 50 a 60R nas memorias e são os mesmos módulos samsung. 

Editado: por SSD TECNOLOGIA
Adicionar informação
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SSD TECNOLOGIA como as tensões hora subia e outra não ficava em oscilação...Pra mim teria que procurar as origem das tensões! Aferir o pwm que gera a tensão, pois na saíde dele, vai ta essa variação de tensão (oscilação)! Como você subiu as bobinas e mesmo assim as tensões não permanecia, a origem dessa oscilação e no pino de saída do pmw correto?

Você não tentou fazer um ME para ver ser a questão da solda fria poderia se confirmar? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...