Jump to content

dúvida sms sinus ng ups3200bi-ligar tom.aciona rele cooler

Rate this topic

Recommended Posts

placa pciv021940, chegou com baterias, ruins, foi trocado, por df500( so para testes), liga fica acionando rele re5 e re6  e o cooler, e nao arma, sem ac funciona uns 3 minutos, mais acende todos leds debaixo, e fica dando bips, tendo saida,  sem esquema. achei o d3 aberto, troquei mais nao funcionou.d1-d2-q4-q5-q6, ok, lm324 smd não tenho, por favor preciso da ajuda de todos. obrigado! 

Edited by rigonlee

Buenas,

se conectar ele na rede (já com as baterias conectadas), ele fica batendo o RE5 e RE6 continuamente? Esse nobreak, assim como a maioria dos SMS de uns 15 anos pra cá, usa o NF do relé (nesse aí são dois, o RE5 e RE6 são ligados em paralelo) para deixar passar a rede. 

Essa é a parte da leitura da tensão de entrada:

image.png

Fora o LM324, qualquer um desses vários resistores ligados a ele dá tilt na leitura da tensão da entrada se estiver alterado. E, se o sinal de sincronismo vindo do optoacoplador falhar, o nobreak até comuta para rede e carrega bateria quando desligado, mas ao ser ligado ele não passa pra rede porque não tem a referência do momento que a tensão de entrada passa por zero. A leitura da tensão de entrada vai no pino 20 e a de sincronismo no pino 42 do processador.

Se tiver osciloscópio, veja a forma de onda nos pinos 20 e 42 do processador. No 20 deve ter uma cc pulsante senoidal a 120hz, e no 42 uma onda quadrada a 60hz. . 

Como o D3 abriu, pode ser que tenha danificado também algum dos outros diodos e transistores responsáveis pelo acionamento dos relés. 

Ps. Esse nobreak, assim como todos os outros que usam o dsPIC30f311, danifica o processador facilmente.. se as leituras de tensão e sincronismo que chegam nele estiverem ok, é bem provável que o defeito seja ele próprio. 

Em 22/07/2020 às 09:01, Priscila Critiane disse:

Olá, bom dia @rigonlee 

Tanto o Power Sinus, quanto o Power vision, precisam de 24V para funcionar, e vc está testando com uma DF500 (12V/36Ah), ambos usam 2 baterias (12V/18Ah).

Talvez seja só isso o seu problema.

Espero ter ajudado.

ah sim, estou usando em série.. abraços! 

ah sim, estou usando em série.. abraços! 

• 2 years later...

@zazulak meu caro eu estou com um 3200Bi NG que esta com a onda quadrada de 60Hz e a senoidal 120hz, porém essa senoidal está às vezes variando entre 120hz e 150 hz e a onda parece estar com ruído. Em 220V ele funciona perfeitamente, já em 110V ele só comuta para rede na primeira vez que é ligado. Pode me dar uma luz ? Essa onda senoidal que eu medi esta com uma amplitude de cerca de 500mV em 110 e 1,25V em 220v obrigado.