Jump to content

resolvido Sapphire RX 470 4GB - Toda em curto, mosfets ok

Recommended Posts

Boa tarde amigos.

Comprei essa RX 470 4gb da Sapphire, relatos do dono anterior é que parou de funcionar sozinha.

paguei 200 reais nela já sabendo q estava com defeito(acho que paguei bem caro), vou reparar ela e montar num pc gamer meu.

Fiz analise inicial da placa no multímetro ET-1002, escala de diodo e encontrei vários capacitores em curto, nenhum mosfet em curto com GND.(foto)

Fiz analise a olho e não encontrei nenhum capacitor estranho rachado ou quebrado,

Sera que pode ser gpu?

conector pci ex e alimentação 12v da fonte, nenhum deles tem curto com GND.

Obs: não liguei ela no computador por conta q só tenho esse aqui agora, e meu cabo riser não chegou ainda.

Obs2: minha fonte sendo uma cx750 cheia de proteções, posso ligar essa placa nele sem medo?

Obs3: conector 12v da fonte, onde entra os 12v os pinos de alimentação estavão escuro, não carbonizado, mas deixa entender que não foi utilizado uma boa fonte com ela.

Duvida: posso tentar ligar com esse monte de curto ?

Duvida2: algum teste que esqueci?

Duvida3: faço reflow pra ver se volta video ? (posteriormente um reball)

Obrigado compreensão de todos.

WhatsApp Image 2020-07-22 at 09.53.29.jpeg

WhatsApp Image 2020-07-22 at 09.53.30 (2).jpeg

Edited by icaro88duboa

Olá, 

@icaro88duboa essa mudança se cor no conector de alimentação pode ser devido à aquecimento por sobre consumo ou conexão falha (suspeito que sejam os dois). Os dois causam aquecimento.

A resistência baixa na gpu nem sempre indica curto! 

Nos mosfet's,  o interessante é verificar integralidade entre source e dreno. Os de alta não tem contato direto com o gnd.

Um método que geralmente é utilizado para localizar curto é com a fonte com controle de corrente e tensão.  Mas muito cuidado para não ultrapassar a tensão de trabalho da gpu, caso seja malha de sua alimentação. Confira datasheet.