Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Acer E1-532 -LA-9532P Rev: 1A - Proteção de entrada ativa

Avalie este tópico:


XkawagataX

Posts em destaque

Boa noite, estou com esse notebook na bancada me roubando a paciência desde de cedo. O notebook chegou com o problema relado de não ligar. Desmontei e passei a fazer as verificações de rotina, os 19v somente na entrada, sem 3v e 5v. Analisando o circuito de entrada vi que o mesmo está em proteção. verifiquei curto nos mosfets pq302 e pq303 e não existe curto. Verifiquei curto nas bobinas PL302,PL101, PL301 e não encontrei. Retirei o pq303 da placa e os 24v chagam no gate do pq302, decidi ligar a placa sem o pq303 e a placa ligou e funciou. substitui o pq303 e o problema voltou. Tentei ligar a placa fazendo um jumper entre dreno e sourse do pq303 e o sintoma permanece. Porém se eu alimentar a placa apóso circuito de proteção ela liga. Alimentando diretamente na PR303. Já substitui os mosfets de entrada (pq302, PQ303, PQ301) já substitui o PU301 a PR303 e o problema psersiste. A placa Só liga se alimentar diretamente na PR303 coms os 19v. Verifiquei os valores das resistências prócimas eo PU301, verifiquei curto em capacitores, verifiquei as tensões de alimentação e de carregador conectado (pino 6) e todas estão presentes.

 

 

Obs: se eu energizar a placa sem o pq303 na placa a tensão do gate do PQ302 ade 24v aparece. Mas isso não ocorre com o PQ303 ou mesmo com um jumper entre sourse e dreno do mesmo.

Caso alguém com mais experiência possa me dar um direcionamento ficarei agradecido. 

O esquema que estou utilizando é esse: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@XkawagataX o pino 20 do pu301 tem um diodo  PD302 e um resistor PR309! Testa eles fora da placa e no caso dos dois mosfe de entrada é bom trocar eles dois. Afira os dois resistores limitadores de tensão que estão ligados as gates dos mosfet de entrada. A placa liga só com a bateria?

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Leonildo disse:

@XkawagataX o pino 29 do pu301 tem um diodo  PD302 e um resistor PR309! Testa eles fora da placa e no caso dos dois mosfe de entrada é bom trocar eles dois. Afira os dois resistores limitadores de tensão que estão ligados as gates dos mosfet de entrada. A placa liga só com a bateria?

Pino 29? o ci só tem 20 pinos. verificase o esquema que está olhando está correto. o pu301 nesse meu caso é o bq24735

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@XkawagataX isso mesmo! Desculpas..Pino 20! Fui teclar o numero (0) acabei teclado o (9) e não percebi..foi mau.

Ta correto foi só a troca dos números... Faz o que mencionei!

A placa ta ligando com um jumper o curto ta antes do resistor sensor de corrente PR303. Afira todos esses componentes que ta na linha do pino 20 fora da placa troca os dos mosfet de entra...

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leonildo disse:

@XkawagataX isso mesmo! Desculpas..Pino 20! Fui teclar o numero (0) acabei teclado o (9) e não percebi..foi mau.

Ta correto foi só a troca dos números... Faz o que mencionei!

A placa ta ligando com um jumper o curto ta antes do resistor sensor de corrente PR303. Afira todos esses componentes que ta na linha do pino 20 fora da placa troca os dos mosfet de entra...

Retirei e verifiquei  o resistor está com 10r e variando 1% e o capacitor não está em curto mais eu tb já fiz o teste trocando ele e o sintoma não muda. O diodo Pd302 também foi testado fora da placa e conduz apenas em um sentido.

Editado: por XkawagataX
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Leonildo disse:

@XkawagataX trocou os dois mosfet da entrada? Sem o pq303 no lugar qual é a resistência do source em relação ao gnd? O pq301 tem na sua placa?

Sim, troquei os 2, e tb troquei o pq301. medi as resistências ligadas ao pq301 e estão ok. Verifiquei tb o pq301 fora da placa. A resistência do source do pq303 mais de 2mohm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@XkawagataX a resistência no source é bem baixa não acha? Troca os dois resistores que fica na linha dos gates desses dois mosft. Você pode fazer um teste, faz um jumper do jeito da imagem abaixo e coloca uma baixa tensão coisa de 1v e veja se vai ter consumo. Faz isso com o pq303 no lugar...Veja se você consegue chegar aos 19v sem consumo. Se tiver consumo mesmo que pouco, vai vendo se algo ta aquecendo. Não precisa chegar nos 19v para não queima outras coisas. 

Os pinos 6 e 7 do pu301 também deve ser analisar se tem a tensão normal! 

 

Anotação 2020-07-23 155740.png

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 23/07/2020 às 15:58, Leonildo disse:

@XkawagataX a resistência no source é bem baixa não acha? Troca os dois resistores que fica na linha dos gates desses dois mosft. Você pode fazer um teste, faz um jumper do jeito da imagem abaixo e coloca uma baixa tensão coisa de 1v e veja se vai ter consumo. Faz isso com o pq303 no lugar...Veja se você consegue chegar aos 19v sem consumo. Se tiver consumo mesmo que pouco, vai vendo se algo ta aquecendo. Não precisa chegar nos 19v para não queima outras coisas. 

Os pinos 6 e 7 do pu301 também deve ser analisar se tem a tensão normal! 

 

Anotação 2020-07-23 155740.png

já foi verificado os valores dos resistores em questão e tb já foi feito o jumper para efeito de teste como já foi falado nas outras respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...