Jump to content

em análise Enermax - YUP-E 700 [10.10.106] - Defeito intermitente

Rate this topic


SouzaJ
 Share

Recommended Posts

Bom dia colegas.

 

Eu já trabalho a uns 3 anos com manutenção de nobreaks e já peguei diversos nobreaks enermax 600, 700 e 1200  sempre apresentando o mesmo problema e nunca consegui reparar, e já tentei trocando praticamente todos os componentes maiores (relés, transistores mos-fets, lm324, microcontrolador, regulador, etc)

 

Ele simplesmente funciona normal a maior parte do tempo, porém as vezes ele ligado em apenas um computador básico ele emiti um bip continuo e desliga a carga, e também não sei se faz parte do mesmo defeito, quando simulo uma queda de energia tirando o mesmo da tomada boa parte das vezes ele retorna para rede e algumas outras vezes ele simplesmente fica em modo bateria e não retorna para rede

 

Alguém já pegou um defeito similar a esse e consegui o reparo e poderia passar alguma dica?

Link to comment
Share on other sites

Buenas,

 

escrevi um texto gigante mas, graças um bug da plataforma do fórum, ficou só a imagem no post.

 

A princípio, os dois defeitos não estão relacionados. Pelo menos, nunca vi os dois acontecendo ao mesmo tempo (fui autorizado Enermax, até ela quebrar e dar calote nas autorizadas..).

 

Dar um bip longo e desligar é típico de fuga na chave tact. Isso é mais comum em localidades mais umidas. Não adianta medir a chave, tem que trocar direto, porque a fuga é intermitente. Se não tiver uma tact igual para trocar, pode fazer o teste ligando o nobreak e desconectando o painel.. se não apresentar mais o defeito é a tact com fuga. Em alguns casos, pode ocorrer acumulo de zinabre embaixo do conector na própria placa, mas isso só costuma acontecer se derramarem algum líquido no nobreak.

 

Sobre a falha aleatória no reconhecimento da rede, nem sempre isso é defeito no nobreak, mas uma característica de projeto: Ele monitora a tensão da rede em vários momentos ao longo de um ciclo. Se a forma de onda estiver distorcida, mesmo que a tensão e frequência estejam ok, ele interpreta como imprópria para deixar passar para as cargas ligadas nele e fica em modo bateria. E, como esses nobreaks simplesmente não tem um filtro de linha na entrada, qualquer distorção é 'vista' pelo processador.

 

Uma das formas de resolver - ou ao menos amenizar - isso é colocar um capacitor cerâmico de alguns nF em paralelo com o R57, que marquei na mensagem anterior. Pode tentar com valores de 4,7 a 22nF.

Outra, mais efetiva, é adicionar um capacitor de filtro de linha em paralelo com a entrada de rede. Pode ser um de 2,2uF/250VAC, ou até um capacitor daqueles usados em ventilador de teto.

Link to comment
Share on other sites

Olá Zazulak, vou realizar essa adaptação mais efetiva e deixar mais um dia inteiro testando aqui na banca e respondo o resolveu

 

Só mais uma coisa nesse caso para tentar isolar esse defeito seria interessante fazer os dois procedimentos, de colocar o capacitor na entrada da rede e o outro em paralelo como o R57?

 

Desde já agradeço pela ajuda

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...