Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Enermax - YUP-E 700 [10.10.106] - Defeito intermitente

Avalie este tópico:


SouzaJ

Posts em destaque

Bom dia colegas.

 

Eu já trabalho a uns 3 anos com manutenção de nobreaks e já peguei diversos nobreaks enermax 600, 700 e 1200  sempre apresentando o mesmo problema e nunca consegui reparar, e já tentei trocando praticamente todos os componentes maiores (relés, transistores mos-fets, lm324, microcontrolador, regulador, etc)

 

Ele simplesmente funciona normal a maior parte do tempo, porém as vezes ele ligado em apenas um computador básico ele emiti um bip continuo e desliga a carga, e também não sei se faz parte do mesmo defeito, quando simulo uma queda de energia tirando o mesmo da tomada boa parte das vezes ele retorna para rede e algumas outras vezes ele simplesmente fica em modo bateria e não retorna para rede

 

Alguém já pegou um defeito similar a esse e consegui o reparo e poderia passar alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

escrevi um texto gigante mas, graças um bug da plataforma do fórum, ficou só a imagem no post.

 

A princípio, os dois defeitos não estão relacionados. Pelo menos, nunca vi os dois acontecendo ao mesmo tempo (fui autorizado Enermax, até ela quebrar e dar calote nas autorizadas..).

 

Dar um bip longo e desligar é típico de fuga na chave tact. Isso é mais comum em localidades mais umidas. Não adianta medir a chave, tem que trocar direto, porque a fuga é intermitente. Se não tiver uma tact igual para trocar, pode fazer o teste ligando o nobreak e desconectando o painel.. se não apresentar mais o defeito é a tact com fuga. Em alguns casos, pode ocorrer acumulo de zinabre embaixo do conector na própria placa, mas isso só costuma acontecer se derramarem algum líquido no nobreak.

 

Sobre a falha aleatória no reconhecimento da rede, nem sempre isso é defeito no nobreak, mas uma característica de projeto: Ele monitora a tensão da rede em vários momentos ao longo de um ciclo. Se a forma de onda estiver distorcida, mesmo que a tensão e frequência estejam ok, ele interpreta como imprópria para deixar passar para as cargas ligadas nele e fica em modo bateria. E, como esses nobreaks simplesmente não tem um filtro de linha na entrada, qualquer distorção é 'vista' pelo processador.

 

Uma das formas de resolver - ou ao menos amenizar - isso é colocar um capacitor cerâmico de alguns nF em paralelo com o R57, que marquei na mensagem anterior. Pode tentar com valores de 4,7 a 22nF.

Outra, mais efetiva, é adicionar um capacitor de filtro de linha em paralelo com a entrada de rede. Pode ser um de 2,2uF/250VAC, ou até um capacitor daqueles usados em ventilador de teto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Zazulak, vou realizar essa adaptação mais efetiva e deixar mais um dia inteiro testando aqui na banca e respondo o resolveu

 

Só mais uma coisa nesse caso para tentar isolar esse defeito seria interessante fazer os dois procedimentos, de colocar o capacitor na entrada da rede e o outro em paralelo como o R57?

 

Desde já agradeço pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...