Jump to content

devolvido Lenovo G50-80 / ACLU3 NM-A362 r04 / Só liga com a bateria

Rate this topic

Manoel74
 Share

Recommended Posts

2 horas atrás, João Henrique disse:

Bom dia.

Confira se tem os 19v  na PR301  , pode ser que um dos mosfets de entrada esteja com defeito  PQ301 e 302  e confira também voltagem pino 4 dos dois mosfets.

Boa sorte.

Segue foto abaixo, seta vermelha tensões com o carregador, seta verde com a fonte assimétrica, medições sem a bateria.

Liga com a fonte assimétrica mas não gera o vídeo, consumo fica em 0.320 miliampere.

Aferindo a tensão do carregador, o mesmo tem a tensão de 20V, mas ao plugar essa tensão fica oscilando e não chega a tensão no PR301.

Ao ligar com a bateria e injetar tensão, mostra que está conectado a tomada, mas não carrega, ao contrario, a porcentagem vai caindo rapidamente.

VIN.jpg

BATERIA.jpg

• Manoel74 changed the title to Lenovo G50-80 / ACLU3 NM-A362 r04 / Só liga com a bateria

@Manoel74 primeiro tem que remover os dois mosfet da entrada e testar fora ou mesmo substituir para desencargos. Se nada mudar na troca? Pode ta removendo o PQ307 e fazendo a troca dele também. Quando a placa é alimentada pelo carregador esse mosfet tem que ser saturado para que o divisor funcione completamente e sature os dois mosfet de entrada que é canal P. Veja também a tensão nos pinos 5 e 2 dele. Afira também os pinos 6, 5, e 16 do pu301 post!

Edited by Leonildo

5 horas atrás, Leonildo disse:

@Manoel74 primeiro tem que remover os dois mosfet da entrada e testar fora ou mesmo substituir para desencargos. Se nada mudar na troca? Pode ta removendo o PQ307 e fazendo a troca dele também. Quando a placa é alimentada pelo carregador esse mosfet tem que ser saturado para que o divisor funcione completamente e sature os dois mosfet de entrada que é canal P. Veja também a tensão nos pinos 5 e 2 dele. Afira também os pinos 6, 7, e 16 do pu301 post!

Fiz a substituição dos componentes e não mudou nada, escuto um componente estalando mas não consigo identificá-lo, quando estala tem uma variação de tensão.

PU301.jpg

14 minutos atrás, Leonildo disse:

@Manoel74 o PQ307 tem que satura nos pinos 2 e 5 para que o divisor formado por PR303+Pr307. A tensão que satura o PQ307 é a tensão PACIN. Se você seguir esse sinal você vai chegar no PQ998 que tem que ser satura para que esse o sinal PACIN e ACIN ser enviados. 

É, infelizmente não têm esse sinal não O:-)

UE1.jpg

• Global Moderator

@Manoel74 to acompanhando o tópico em off aqui, @Leonildo tá indo muito bem...

Mas me surgiu uma duvida, você testou outro carregador? 

tem que se ligar que com a fonte de bancada apenas, você não terá ADAPTER_ID, poque liga só os 19v e o gnd... dai o fato de não carregar a bateria injetando a tensão...

45 minutos atrás, Leonildo disse:

Se você seguir esse sinal você vai chegar no PQ998 ele tem que ficar em corte para enviar os sinais PACIN e ACIN. 

@FDONATO tem como você explicar como funciona essa parte? Fiquei confuso. hahahaha O pq998 fica em corte é isso? Só que ele diz que tem tensão no pino 5. Tem uns resistores que não entendi como fica...explica aí brother? Eu acho que não expliquei direito como funciona para o colega entender melhor ...

Anotação 2020-07-24 204741.png

Edited by Leonildo

31 minutos atrás, FDONATO disse:

@Manoel74 to acompanhando o tópico em off aqui, @Leonildo tá indo muito bem...

Mas me surgiu uma duvida, você testou outro carregador? 

tem que se ligar que com a fonte de bancada apenas, você não terá ADAPTER_ID, poque liga só os 19v e o gnd... dai o fato de não carregar a bateria injetando a tensão...

@FDONATO, @Leonildo, eu estava com outro carregador aqui e também não ligava com ele, porém carregava com o notebook desligado, como carrega também na fonte assimétrica.

Com a fonte ele liga, porém não da vídeo, o consumo fica em 0.320 miliampere.

Ponta do multímetro no PR301.

WhatsApp Image 2020-07-24 at 21.12.45.jpeg

Edited by Manoel74

3 horas atrás, Manoel74 disse:

Tensão fica oscilando pino 108.

PQ998: Pino3 = 0V

Pino5 = 5.73V

@Manoel74 já fez a troca do pq998? Ta bem estranho. Creio que o pino 5 do PU1 fica em nível alto (ACOK) para que sature a pq988 e ACIN seja enviado.

Edited by Leonildo

• Global Moderator

@Leonildoconsiderando que bq24737_vdd esteja entre 5 e 7v teríamos algo em torno de 3v no dreno, 

quando pq998b recebe acprn no gate ele leva o dreno a baixo nível, interrompendo o divisor formado por pr326 e pr333... pacin  que no pr327 passa a se chamar acin, este por sua vez é levado ao sio em baixo nível, informando que o carregador está conectado 

@Manoel74 

O que me levou a desconfiar do carregador é vin está oscilando, você tem outro charger desse para teste?

6 minutos atrás, Leonildo disse:

@Manoel74 já fez a troca do pq998? Ta bem estranho. Creio que o pino 5 do PU1 fica em nivel baixo (ACOK) para que ACIN seja enviado. O PR325 pe pra deixar o gate do pq998 mais baixo em relação ao dreno do pq998. Com isso a tensão de ACIN e PACIN seja enviados. O divisor formado por pr326+pr327 vai dividir os 6v com isso vai saturar o QE2 para deixar o pino 108 em nível baixo.

O pq308 também faz parte desse circuito! Deve aferir ele também...

Não troquei o PQ998, vou olhar se tenho nas sucatas e retorno com mais informações.

12 minutos atrás, FDONATO disse:

@Leonildoconsiderando que bq24737_vdd esteja entre 5 e 7v teríamos algo em torno de 3v no dreno, 

quando pq998b recebe acprn no gate ele leva o dreno a baixo nível, interrompendo o divisor formado por pr326 e pr333... pacin  que no pr327 passa a se chamar acin, este por sua vez é levado ao sio em baixo nível, informando que o carregador está conectado 

@Manoel74 

O que me levou a desconfiar do carregador é vin está oscilando, você tem outro charger desse para teste?

Infelizmente não tenho outro, também desconfiei, pois a tensão de 20V da fonte chega normal, não fica oscilando feito a do carregador.

Ao aferir a tensão do carregador sem estar conectado na placa, a tensão de 20V não oscila.

WhatsApp Image 2020-07-24 at 21.49.57.jpeg

Edited by Manoel74

Pessoal arrumei outro carregador, a tensão de 20V estabilizou.

Pois bem, o problema é o seguinte, já sei que o carregador e a bateria já era, só pega carga com o notebook desligado e ao ligar só com a bateria, a mesma descarrega rapidamente, só com o carregador e sem a bateria o notebook liga, porém não sobe o vídeo, só com a bateria as vezes da vídeo e as vezes não.

Alguém sabe oque pode ser?

:)