Jump to content

dúvida Lenovo Z400, placa mãe La 9061p não liga, sem sinal.

Rate this topic


victorhugo7691
 Share

Recommended Posts

Olá, Tenho um Lenovo Z400 com a placa mãe LA 9061P. Após ocorrer um curto em um dos componentes conectado à porta usb 3.0 o notebook não ligou mais, não dá nenhum sinal. O led do carregador pisca quando é conectado. Alguém sabe o que pode ser?

Edited by victorhugo7691
Link to comment
Share on other sites

@victorhugo7691 

Inicialmente verifique se D27 e D28 estão presentes na placa, e se por acaso estão em curto.

Quem alimenta a porta USB 3.0 é o U41 e não é incomum este cara entrar em curto também, normalmente estes componentes ficam próximos do conector usb na placa.

Há casos em que da pra recuperar a placa substituindo U41 e removendo D27 e D28, há casos em que o problema na USB acaba matando o processador pois o PCH é integrado nele.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

@victorhugo7691 

Se o culpado for o U41 ou U42, basta remover da placa e mandar ligar, se ligar realmente o problema era ele, o U42 também é utilizado na alimentação das portas USB.

 

Deixa-me corrigir o que disse na mensagem anterior, o PCH e o processador são chips diferentes nesta placa, então as conexões das portas USB vão para o PCH não para o processador, desculpe a falha.

 

 

  • Nice 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, victorhugo7691 disse:

já era essa placa, né? Acho que perdi ela!

@victorhugo7691 boa noite, você tem sorte ! não perdeu pois os pads danificados tralham juntos, vou fazer uma imagem pra te ajudar.

pinos 2 e 3 são os mesmos então pode soldar juntos, pino 4 que arrancou a malha pode soldar nesse ponto que mostrei, pinos 6, 7 e 8 solda juntos um no outro, e pino 5 esta intacto o pad, certo @Jack O'Neo?

veja se entende minha arte hehehe

 

5B329C6A-9608-4D01-9FEE-8C968442AD76.thumb.jpeg.3bbf39c7270d7aaf6ef61ef1598dc86d.jpeg.a9fdd0aac57c27eb3ca5837e8a75b4ab.jpeg

  • Like 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

@victorhugo7691 Na pior das hipóteses que consigo imaginar a placa ficaria apenas sem alimentação em algumas das USB, mas é algo que poderíamos contornar com extrema facilidade.

Tendo removido o U41 se a placa não ligou proceda com a remoção do U42, seria uma boa ideia adquirir um tubinho de "solda salva chip" caso não tenha uma estação de ar quente, pra evitar transtornos como este aí, não se preocupe com isso agora, é fácil de resolver caso consigamos resolver o problema da placa. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

@victorhugo7691 Então, o U42 tem a mesma função só que para outras portas USB da máquina, e o próximo passo é remover ele e testar novamente.

Se estiveres com dificuldade de efetuar o processo os itens que citei vão ajudar bastante, a solda salva chip é uma liga de baixa temperatura de fusão, quando adicionas ela nos pads do chip o estanho fica derretido por muito mais tempo possibilitando a remoção sem maiores incomodações.

Malha e fluxo ajudam a limpar os pads pra evitar que fiquem alguns curtos indesejados e também para deixar os pads lisos facilitando a soldagem de novo componente no lugar utilizando apenas ferro de solda.

Link to comment
Share on other sites

@victorhugo7691 Antes de partirmos pra uma análise mais aprofundada da placa como sugerido pelo @Romero Pedro seria interessante verificares se alguma das portas USB não está danificada e em curto internamente, há casos em que o plastico interno dos conectores derrete e acaba colocando vários pinos em curto, isso se é que já não fizeste isso.

 

Tendo checado/resolvido essa questão dos conectores, o jeito mais fácil de identificar este curto seria utilizando uma fonte de bancada provavelmente, se tiveres uma disponível aí me avisa pra seguirmos desta maneira, caso não tenhas, aí a melhor saída visto que o curto foi na USB é começar analisando a linha de 5V.
Poderias verificar com o multímetro qual a resistência nas derivações desta linha, sendo que a alimentação das USB vem direto de +5ALW seria interessante abrir o jumper PJ403 e averiguar a resistência para o terra dos dois lados.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...